A GRANDE COMISSÃO

 




ENTENDENDO A GRANDE COMISSÃO

 

  

Antes apresentar este texto, gostaria de fazer algumas considerações sobre a missão da igreja de Jesus Cristo, que costumamos chamar de Grande Comissão:

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mateus 28:19-20):

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15).

As passagens acima, muitas vezes referidas como a Grande Comissão, estão entre as últimas admoestações de Jesus aos Seus discípulos antes dEle ascender ao Céu. O evangelho de Marcos refere-se a ordem de Cristo para seus seguidores de "ir pregar o evangelho ao mundo", enquanto Mateus reflete Sua ênfase para a igreja "ir e fazer discípulos de todas as nações". 

A combinação destes dois elementos, o evangelismo e o discipulado, são geralmente considerados como a missão primária de Cristo para Sua igreja.

"Evangelismo" é o ministério de proclamar as boas novas de Jesus Cristo, que trará as almas dos homens em comunhão com Deus, enquanto "discipulado" é o treinamento de crentes para se tornarem seguidores disciplinados de Jesus e Seus princípios.
A missão da igreja é, na realidade, uma continuação do ministério terrestre de Cristo (João 14:12).

Jesus viu que redimir as almas dos homens era Seu propósito completo ao vir à Terra. "Porque o Filho do homem veio salvar o que se havia perdido" (Mateus 18:11). E, por sua vez, transmitiu este mesmo objetivo aos Seus discípulos.

Ele disse-lhes: "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens" (Mateus 4:19). O Apóstolo Paulo confirmou mais tarde que o ministério de levar as pessoas a Deus foi transmitido a todos aqueles que foram levados a Ele (a igreja). Ele escreveu: "Deus ... nos reconciliou consigo mesmo através de Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação" (2 Coríntios 5:18). É o propósito de todo crente, não apenas pastores, trazer almas a Jesus Cristo.

Talvez a declaração que melhor resume esta missão de Cristo e Sua igreja, foi dada quando Jesus leu a profecia de Isaías na sinagoga de Nazaré no dia de sábado. Ele disse: 

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor" (Lucas 4:18-19).

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO