SUDÃO PRECISA DE ORAÇÃO

 


 


SUDÃO

  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, paranoia ditatorial, hostilidade etno-religiosa, corrupção e crime organizado
  • Capital: Cartum
  • Região: Norte da África
  • Líder: Em transição
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Islamismo e cristianismo
  • Idioma: Árabe, inglês, núbio, bedawie, fur
  • Pontuação: 79



POPULAÇÃO
43,5 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ


1,9 MILHÃO

 

COMO É A PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS NO SUDÃO? 

 

Embora o Sudão tenha dado passos significativos em direção à liberdade religiosa em 2020, os cristãos ex-muçulmanos ainda enfrentam perseguição extrema da família e comunidade. Eles não enfrentam mais a pena de morte por deixar o islã, mas podem ser atacados, condenados ao isolamento ou discriminados de outra forma se a fé for descoberta. Os edifícios da igreja são frequentemente atacados ou mesmo demolidos. 

Muitos ainda mantêm a fé em segredo, para a segurança deles e da família. Alguns convertidos até optam por não criar os filhos como cristãos, temendo a represália dos líderes comunitários. Esse medo de exposição significa que alguns cristãos ex-muçulmanos realizam funerais islâmicos em cemitérios muçulmanos. 

 “O sofrimento dos irmãos e irmãs aqui, especialmente dos cristãos ex-muçulmanos, é muito difícil. Precisamos que você se lembre deles e considere seu sofrimento. Que este seja um ótimo momento para expressar nosso amor de forma prática a eles.” 

PASTOR CRISTÃO PERSEGUIDO NO SUDÃO 

O que mudou este ano? 

Desde que o presidente Omar al-Bashir foi deposto, em abril de 2019, tem havido incertezas sobre a liderança do Sudão e como isso impactaria os cristãos. Felizmente, e em uma resposta surpreendente à oração, parece haver passos significativos em direção à liberdade religiosa. Depois de 30 anos, a lei islâmica foi abolida, e os cristãos ex-muçulmanos não enfrentarão mais a pena de morte. Embora a perseguição continue no Sudão e as atitudes não sejam erradicadas da noite para o dia, isso é muito promissor e é a razão de o Sudão ter caído seis posições na Lista Mundial da Perseguição 2021 em comparação ao ano anterior.  

QUEM PERSEGUE OS CRISTÃOS NO SUDÃO?  

O termo  “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos.

Os tipos de perseguição aos cristãos no Sudão são: opressão islâmica, paranoia ditatorial, hostilidade etno-religiosa, corrupção e crime  organizado.

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontesde perseguição aos cristãos no Sudão são: grupos religiosos violentos, líderes religiosos não cristãos, grupos paramilitares, parentes, cidadãos e quadrilhas, partidos políticos, oficiais do governo, líderes de grupos étnicos, redes criminosas.

QUEM É MAIS VULNERÁVEL À PERSEGUIÇÃO NO SUDÃO? 

Em áreas como as Montanhas Nuba, existe um conflito contínuo e uma tensão entre as forças governamentais e os grupos rebeldes. Desde 2011, milhares de cristãos foram mortos nesses ataques, que muitos acreditam ser uma limpeza étnica de grupos étnicos minoritários, especialmente cristãos. Em outras partes do país, os cristãos ex-muçulmanos são os mais vulneráveis.  

COMO AS MULHERES SÃO PERSEGUIDAS NO SUDÃO? 

Mulheres e meninas cristãs são frequentemente forçadas a se vestir como muçulmanas para evitar serem assediadas devido a “vestimentas indecentes”. As meninas são vulneráveis ao casamento forçado, sendo que as cristãs também são vulneráveis ao abuso sexual e à violência doméstica, especialmente se forem cristãs ex-muçulmanas. Há pouca justiça legal para as vítimas de abuso sexual, e algumas mulheres que entraram com ações enfrentaram acusações de blasfêmia.  

COMO OS HOMENS SÃO PERSEGUIDOS NO SUDÃO?  

Homens e meninos cristãos são vulneráveis a ataques físicos e assassinato. Se forem mortos ou incapacitados, a família perde o provedor e, principalmente em partes remotas do Sudão, a segurança.  

O QUE A PORTAS ABERTAS FAZ PARA AJUDAR OS CRISTÃOS NO SUDÃO 

A Portas Abertas tem parceria com a igreja local no Sudão para fornecer treinamento teológico e discipulado, treinamento de sobrevivência à perseguição, aconselhamento pós-trauma, além de desenvolvimento socioeconômico e projetos de geração de renda.  

COMO POSSO AJUDAR OS CRISTÃOS PERSEGUIDOS?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos. Doando para esta campanha, você possibilita que um cristão ex-muçulmano seja discipulado por um mês no Norte da África.  

QUERO AJUDAR


PEDIDOS DE ORAÇÃO DO SUDÃO 

·        Louve a Deus pelos passos em direção à liberdade religiosa no Sudão, uma resposta às orações dos cristãos sudaneses e de muitos outros por um longo período. Peça a Deus que aqueles que estão no poder continuem a progredir nessa direção, e que isso faça uma diferença real na vida cotidiana. 

·        Ore por proteção para os cristãos ex-muçulmanos e peça que eles sejam capazes de resistir à oposição da família e comunidade. 

·        Ore para que as mulheres cristãs no Sudão sejam protegidas da violência sexual e mostrem o amor de Jesus as suas comunidades. 


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO