RELATÓRIO TRIMESTRAL

 



 

 

MISSÃO E COOPERAÇÃO – RELATÓRIO TRIMESTRAL

Por Ronaldo e Rossana Lidório

 

A partir do capítulo 25 de Êxodo encontramos as orientações de Deus para a construção do Tabernáculo, lugar de adoração. Eram orientações detalhadas que envolviam madeiras, móveis, peles, trabalho com metais e pedras preciosas, cortinas, perfumes e muito mais.

Ao fim das orientações, revelando o Seu desejo e plano, Deus informa Moisés que já havia chamado e preparado pessoas para que tudo fosse realizado. Não seria trabalho de apenas uma pessoa, uma profissão, um ministério, mas sim de centenas. No capítulo 31 Ele diz: “chamei pelo nome a Bezalel... e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício” (v.2,3); “e dei habilidade a todos os homens hábeis, para que me façam tudo o que tenho ordenado” (v.6).

De forma semelhante, a obra missionária é um complexo trabalho que resulta dos planos e desejos de Deus para fazer Seu Nome conhecido em toda a terra, e para isto Ele mesmo chama, prepara e usa pessoas em diferentes funções e com diferentes habilidades. Uma única viagem missionária para a evangelização de uma nova região envolve aqueles que pesquisam, os que intercedem e enviam, aqueles que apoiam e financiam, os que encorajam e acompanham, aqueles que levam, seja em um carro, barco ou avião, e os que vão e falam de Cristo. Cada um chamado por Deus para uma função, com habilidades e oportunidades específicas, preparado para que, ao fim, e em cooperação, Jesus Cristo se torne mais e mais conhecido em toda a terra.

Partilhamos a seguir as atividades do terceiro trimestre de 2021 para que agradeçam a Deus e orem conosco.

PLANTERS
Os últimos meses foram ricos em oportunidades para servir aos plantadores de igrejas. Relembramos que a visão do Planters é “promover maior colaboração entre plantadores de igrejas locais (gente da terra) entre os povos menos evangelizados no mundo”.

Nos últimos três meses tivemos 17 encontros online com irmãos e irmãs de 9 países. Foram encontros com irmãos do Oriente Médio, Sudeste Asiático, Norte da África e América do Sul. Momentos preciosos de comunhão, oração, consultoria e encorajamento.

Tivemos oportunidade de ministrar alguns treinamentos sobre plantio e revitalização de igrejas em regiões áridas, tendo ótimas oportunidades de interagir com queridos irmãos e irmãs que investem suas vidas em alguns dos lugares mais desafiadores em nossos dias. Ao todo, 152 pessoas participaram dos treinamentos e destacamos um deles, no qual tratamos sobre “Church vitalily” (Vitalidade da igreja), cooperando com aqueles que lidam com igrejas que necessitam de revitalização.

Pudemos prestar consultoria missiológica à 26 missionários que atuam em quatro países. Quase todas as consultorias trataram de temas ligados à retomada dos trabalhos na pós pandemia. Oramos por encorajamento a cada irmão e irmã na continuidade de seus ministérios.

O Planters tem colaborado com 10 casais de plantadores e um solteiro em forma de parceria: cinco na Ásia, três no Oriente Médio, dois na Amazônia e um no Norte da África. Louvamos a Deus por suas vidas e nos alegramos com cada relato que enviam. O Nome de Jesus tem sido engrandecido.

Ásia – Novas oportunidades têm surgido para os cinco casais de plantadores que ali atuam. São oportunidades de evangelização e discipulado em novas regiões das cidades que moram. As duas igrejas-lares que nasceram em meio à pandemia seguem firmes na fé no Senhor Jesus. Eles continuam se reunindo por meio de rodízio nas casas, por questão de segurança. Os plantadores têm recebido algumas ameaças, mas permanecem firmes e entusiasmados no Senhor. Oremos por eles e pelas igrejas: sabedoria, proteção e paz.

Oriente Médio – Os três casais de plantadores têm relatado momentos de grande alegria ao verem várias pessoas vindo ao Senhor Jesus. Estão se reunindo em pequenos grupos para discipula-las e encoraja-las. Dois dos três casais ainda passam por um momento de tristeza pela perdas que tiveram em suas famílias devido à Covid-19, mas sentem se mais consolados a cada dia. Oremos por alegria em seus corações, segurança no ministério e abundante paz.

Amazônia – Os dois casais de plantadores na Amazônia experimentam portas abertas em diferentes frentes. Ricas oportunidades de evangelização, discipulado e ajuntamento dos crentes no Senhor Jesus. Enfrentam também alguns desafios de adaptação e, assim, oramos por sabedoria, bons relacionamentos com o povo local e mais oportunidades para o testemunho do evangelho de Cristo. Também por proteção nas muitas viagens.

Norte da África – O plantador segue perseverante nos contatos e construção de relacionamentos nesta região ainda não alcançada pelo evangelho. Além da oportunidade da entrega de uma Bíblia para um morador local, surgiram várias outras para partilhar sua fé. Ele se encontra-se ainda em um momento de adaptação. Oremos por sabedoria, boa adaptação, bons relacionamentos e segurança.

VISÃO 8:8

Relembramos que Visão 8:8 tem como objetivo produzir, promover e disponibilizar boa e sólida literatura teológica e missionária à irmãos, igrejas, líderes e plantadores de igrejas nas línguas, regiões e países com clara e urgente necessidade. É uma referência ao livro de Neemias, capítulo 8, verso 8, em que “leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido”.

Cinco textos foram traduzidos ou revisados nos últimos três meses, sobretudo nas áreas de Liderança, Missiologia e Práticas missionárias. As principais línguas alvo são o Hindi, Árabe Farsi e Inglês. Estão sendo traduzidos e revisados dois textos sobre “Vitalidade da igreja” com a intenção de cooperar com plantadores e líderes em igrejas que necessitam experimentar um processo de revitalização. Deve ser disponibilizado como Ebook nas línguas alvo.

AMAZÔNIA

Seguimos acompanhando algumas igrejas indígenas no Amazonas, com as quais cooperamos nos últimos anos no processo de plantio e fortalecimento. Nossa oração é que estas cinco igrejas experimentem a cada dia mais amor por Cristo e Sua Palavra.

Temos apoiado uma nova iniciativa em uma pequena cidade no interior do Amazonas em parceria com a missão Por Amor. A visão é ver nascer ali uma igreja estratégica para as populações indígenas que por lá transitam e desejam conhecer o evangelho de Cristo.

Estamos apoiando um novo trabalho entre os Quilombolas do Pará, uma região ainda com bastante necessidade de evangelização. Trata-se de uma iniciativa da 1ª Igreja Presbiteriana de Goiânia por meio de um abençoado grupo médico que tem visitado a região por vários anos. Oremos pela igreja que está nascendo, por firmeza na Palavra de Deus.

OUTRAS ATIVIDADES

Neste terceiro trimestre participamos de 11 encontros online expondo a Palavra de Deus. Gravamos também 23 vídeos para diversos outros encontros, sobretudo com foco na missão.

Louvamos a Deus pelo ministério de apoio aos Venezuelanos em Manaus liderado pela missionária Margareth que conta com dezenas de abrigados. Apoiamos este ministério colaborando com os irmãos que fazem a capelania, um trabalho com ricas e desafiadoras oportunidades. Muitos tem vindo a Cristo.

Outro motivo de alegria é o Partilhe Amazonas, que distribui cestas de alimento e literatura bíblica de consolo às famílias vulneráveis nessa região. São cerca de 30 famílias em alta vulnerabilidade apoiadas a cada mês, incluindo também famílias indígenas.

Louvamos a Deus pelo livro “Teologia, Piedade e Missão – A contribuição de Gisbertus Voetius na missiologia e plantio de igrejas”, que está sendo bem distribuído e usado. Temos recebido bons relatos de irmãos, seminaristas, pastores e missionários no uso do livro, pelo que nos alegramos. Nossa oração é que ele seja usado para a glória de Deus.

E somos muito gratos a Deus por suas vidas, pelas orações, encorajamento e apoio. Como mencionamos no início, a obra missionária é feita na graça e Deus por meio de diferentes pessoas com diferentes dons, habilidades e funções – cooperação. Que em tudo seja Cristo exaltado!

Ronaldo e Rossana Lidório 

Ronaldo e Rossana Lidório | 10 de outubro de 2021 às 09:42 |

 

 

   

 

 

 

 


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL