GUINÉ BISSAU


       

 

 

                CURIOSIDADES DA GUINÉ-BISSAU 

 

1.  Guiné-Bissau é um país da costa ocidental da África que se estende desde o cabo Roxo até à ponta Cagete. Além do  Cntinental, integra ainda cerca de oitenta ilhas que constituem o Arquipélago dos Bijagós.

2. Foi a primeira colónia portuguesa no continente
africano a ter a independência reconhecida por Portugal em 10 de Setembro de1974. Sua capital é Bissau.

3. O país enfrentou uma guerra civil na década de 1990, em que milhares foram mortos, feridos ou deslocados.

4. Está entre as nações menos desenvolvidas do mundo e entre os 20 países mais pobres, e depende fortemente da agricultura e da pesca.

5. Numerosos rios, dos quais o Cachéu, o Mansôa e o Gêba são os mais importantes, percorrem o território e são as melhores vias de penetração no interior.


6. O país é o sexto produtor mundial de castanha de caju e exporta ainda peixe, mariscos, amendoim, semente de palma e madeira. As licenças de pesca são uma importante fonte de receitas.


7. O português é falado por 11% da população, o crioulo por 44%, sendo 46% poliglotas.

8. A nação abriga cerca de 20 etnias, sendo as principais: Balanta 27%, Fula 22%, Mandinga 12%, Mandjaco 11%, Papel 10%.

9. O clima do país é tropical e possui apenas duas estações a quente e a chuvosa.

10. Possui uma herança cultural bastante rica e diversificada que varia de etnia para etnia, passando desde da diferençalinguistic a, da dança, de expressão artística, de profissão, de tradição musical até às manifestações culturais.

11. O carnaval guineense é completamente original, com características próprias, e tem evoluído bastante, constituindo uma das maiores manifestações culturais do país.

12. A música popular tradicional na região é og umbé. 

13. Em Bissau, a capital, existe um Centro Artístico Juvenil, local onde os jovens são preparados para as artes em geral.

14. O artesanato guineense na arte Bijagós é o expoente máximo da originalidade, sendo um dos atrativos turísticos da região. Metal, Joia, cerâmica e pesca artesanal são únicos e jamais encontrados em outros países.

15. A gastronomia tradicional é uma mistura das cozinhas portuguesa e africana. Entre os pratos mais típicos encontram-se o cachupa, carne de porco com milho e feijão e o arroz com peixe; os frutos do mar, o arroz e a pimenta são quase indispensáveis na culinária regional. A carne de macaco também é consumida pelos guineenses.

 


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA