POR QUE MISSÕES NUNCA VAI SER DO JEITO QUE VOCÊ PLANEJOU?

 



POR QUE MISSÕES NUNCA VAI SER DO JEITO QUE VOCÊ PLANEJOU?

Autor:  Hosana Seiffert

 

 

 O chamado missionário costuma dar frio na barriga de quem se sente vocacionado, tirar o fôlego dos pais, congelar os amigos e paralisar o pastor.

Brincadeiras à parte, de fato, uma decisão ministerial pode ser recebida com alegria e festa pela família e pela liderança de uma igreja ou ser vista como um grande problema a ser tratado.

Exatamente por isso, não é de se estranhar que vários jovens em busca de orientação sobre a vocação missionária relatem ter medo de contar sobre o sonho de ser missionário aos pais ou ao pastor, como se estivessem indo totalmente contra as expectativas do seu grupo social.

Outra pergunta comum entre os jovens quando se fala em vocação missionária é: “será que vai dar tudo certo?”

E a melhor resposta é:  depende do que você chama de certo ou errado. Normalmente, “missões” nunca vai ser do jeito que você planejou.

Mas isso não significa, necessariamente, que “deu errado”. Aliás, os conceitos de “dar certo” ou “dar errado” em uma sociedade humanista e mercadológica parecem bem distantes do certo e errado bíblicos. Vejamos: Jesus pregado na cruz: deu certo ou errado? João Batista decaptado: deu certo ou errado?  Estevão apedrejado: certo ou errado? E os mártires do cristianismo? Pessoas lançadas nas arenas aos leões ou queimadas vivas nas ruas de Roma. Sem falar nas inúmeras biografías de missionários que se lançaram ao campo para pregar o evangelho e jamais voltaram à terra natal, enfrentaram a morte seja pelo frio, pela fome ou por pestes.

Mas, calma! Esse artigo não é para desanimar você da vocação missionária. Pelo contrário, é para fortalecer sua convicção de que o Deus que deu a tarefa vai promover os meios para você executá-la.

E as promessas são claras: primeiro Ele garante que nunca, jamais vai te deixar. “De maneira nenhuma te deixarei, nunca, jamais te abandonarei: Hebreus 13:5. Depois Ele diz que você  vai poder aguentar a provação: “Deus é fiel; Ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar.” I Coríntios 10:3.

E mais! Deus ainda promete mostrar por onde devemos andar: “E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para esquerda, nem para a direita.” Isaías 30:21.

Que tal? Dá pra encarar? De fato, “missões” nunca vai ser do jeito que você planejou por um simples motivo: seu plano é falho. Mas servimos ao Deus que não falha. A vontade Dele é boa, agradável e perfeita. Então, se você sente um chamado missionário, a melhor coisa a fazer é estar no centro da vontade de Deus para a sua vida. Creia: esse é o melhor lugar para estar.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL