PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS NA ARÁBIA SAUDITA

 



COMO É A PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS NA

ARÁBIA SAUDITA?

 

 

A maioria dos cristãos na Arábia Saudita são expatriados, ou seja, são estrangeiros residentes no país. A maioria vem de países de renda baixa e média da Ásia e da África, mas também existem alguns do Ocidente. 

Além de serem explorados e mal pagos, os trabalhadores asiáticos e africanos são regularmente expostos a abusos verbais e físicos por causa da etnia e baixo status, mas a fé cristã também pode desempenhar um papel nisso. Cristãos expatriados são severamente restringidos em compartilhar a fé cristã com muçulmanos e em se reunir para adoração, o que acarreta o risco de detenção e deportação. Consequentemente, os expatriados tendem a manter silêncio sobre a fé. 



Os poucos cristãos sauditas de origem muçulmana enfrentam ainda mais pressão, especialmente da família. Os muçulmanos expatriados que se convertem à fé cristã também enfrentam forte perseguição, provavelmente semelhante aos níveis que teriam experimentado no país de origem. Seja saudita ou não, a maioria dos cristãos ex-muçulmanos é forçada a praticar a fé em segredo. 

No entanto, o pequeno número de cristãos sauditas tem aumentado lentamente e eles estão se tornando mais ousados, compartilhando a fé com outras pessoas na internet e em canais de TV cristãos por satélite. Tal ação pública gerou sérias repercussões por parte de famílias e autoridades sauditas. 

“Se eu acreditar que Jesus é Deus, eles vão me matar.”

Jamila, cristã perseguida na Arábia Saudita 

O que mudou este ano? 

Apesar de cair uma posição, a situação para os cristãos na Arábia Saudita permanece relativamente inalterada e ainda bastante desafiadora. Embora haja uma ligeira redução nos relatos de violência e oposição na vida familiar, houve aumentos marginais em outros lugares, isto é, pressão nas esferas da comunidade, nação e igreja. 

 

QUEM PERSEGUE OS CRISTÃOS NA ARÁBIA SAUDITA?  

 



O termo tipo de perseguição é usado para descrever diferentes situações que c

ausam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Arábia Saudita são: opressão islâmica, opressão do clã e paranoia ditatorial.  

Já afontes de perseguição são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Arábia Saudita são: líderes de grupos étnicos, líderes religiosos não cristãos, oficiais do governo, parentes, cidadãos e quadrilhas, grupos religiosos violentos.  



Quem é mais vulnerável à perseguição na Arábia Saudita? 

O nível de perseguição na Arábia Saudita é o mesmo em todo o país no geral, embora o controle social provavelmente seja maior nas áreas rurais. Uma possível exceção são as áreas de expatriados ocidentais, onde há menos controle e pressão para aderir às rígidas normas islâmicas. 

Como as mulheres são perseguidas na Arábia Saudita? 

As consequências da conversão do islamismo ao cristianismo são sentidas de forma mais aguda por mulheres e meninas, refletindo seu status na sociedade saudita. 

Na Arábia Saudita, a religião oficial e a lei são islâmicas, e espera-se que todos os cidadãos sejam muçulmanos. Devido à natureza estrita da sociedade islâmica saudita, na qual as mulheres são subordinadas aos homens, elas estão sob constante e rigorosa vigilância. Manter a reputação da família é considerado de extrema importância. 

Abandonar o islã é um dos maiores pecados que um muçulmano pode cometer. As mulheres cristãs de ascendência muçulmana estão expostas a uma pressão considerável provocada pela nova fé, mas agravada por seu gênero. Se a nova fé for descoberta, elas correm o risco de violência física, assédio verbal, prisão domiciliar e casamento forçado com um muçulmano conservador como uma medida “corretiva” (às vezes como segunda esposa). Em tais casamentos, as mulheres tendem a sofrer abusos sexuais e psicológicos. 

Fora do contexto do casamento, fontes relatam que casos de abuso e agressão sexual são comuns em toda a Arábia Saudita para as milhares de empregadas domésticas não sauditas, especialmente asiáticas e africanas. Essa realidade acontece em todo o país com as que são cristãs ou não muçulmanas, posição em que elas são comumente abusadas e praticamente tratadas como escravas. Isso reflete a posição subordinada das mulheres na sociedade saudita e seu status desprotegido quando estão sozinhas ou quando trabalham fora de casa. 

Visto que os cristãos ex-muçulmanos envergonham a família ao se converterem ao cristianismo, as mulheres correm grande risco de crimes de honra. Se casada, uma mulher cristã ex-muçulmana corre o risco de divórcio e de perder a custódia dos filhos, o que por sua vez significa a perda de sua rede de segurança social. Consequentemente, não é surpresa que muitas mulheres decidam se tornar cristãs secretas ou fugir do país para sua segurança. 

Uma cristã ex-muçulmana saudita que sobreviveu a um atentado contra sua vida tentou fugir do país. Ela não foi capaz de fazê-lo, pois solicitou permissão de um membro da família do sexo masculino para viajar – permissão que foi negada.  

Desde agosto de 2019, as mulheres podem solicitar um passaporte sem a aprovação dos homens da família, amenizando as restrições de viagens. Embora esse seja um avanço bem-vindo, as famílias continuam a exercer controle contínuo sobre os movimentos das mulheres, normalmente retendo seu dinheiro e bens ou encarcerando-as em casa. 

Como os homens são perseguidos na Arábia Saudita? 

Os homens cristãos sauditas pagam um preço considerável se a fé for descoberta. Na estrita sociedade islâmica da Arábia Sauditaqualquer desvio do comportamento padrão é rapidamente observado. Os homens ex-muçulmanos enfrentam pressão da unidade familiar, bem como da sociedade em geral. Eles correm o risco de sofrer vergonha pública, violência física, abuso emocional e ameaças, inclusive ameaças à vida, e perder todas as formas de ajuda e acesso à vida em comunidade. Os cristãos ex-muçulmanos recebem incentivos materiais na esperança de que retornem ao islã e revoguem a vergonha que a conversão trouxe à família. Se ficar claro que um convertido não mudará, entretanto, a ameaça de morte é muito real. 

Se os cristãos ex-muçulmanos forem detidos ou presos, as famílias serão afetadas financeiramente, uma vez que os homens são, em geral, os provedores nas famílias sauditas. Dadas essas pressões, e o impacto que causariam na família, a maioria dos ex-muçulmanos escolhe viver como cristãos secretos. Isso se estende a nem mesmo contar aos próprios filhos sobre a fé, por medo de que parentes ou funcionários da escola descubram que eles deixaram o islã. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Arábia Saudita? 

A Portas Abertas apoia o corpo de Cristo na Península Arábica através de campanhas de oração, distribuição de recursos das Escrituras e treinamento de cristãos e pastores. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos. Doando para esta campanha, sua ajuda vai para locais onde a necessidade é mais urgente. 

 

QUERO AJUDAR

PEDIDOS DE ORAÇÃO DA ARÁBIA SAUDITA 

  • Ore para que o Senhor continue a usar a internet para fortalecer e unir os cristãos e fazer a igreja saudita crescer. 
  • Interceda para que o Senhor se revele a cristãos e não cristãos em sonhos e visões. 

  • Peça pela proteção de todos os cristãos na Arábia Saudita e para que recebam sabedoria e discernimento contínuos ao buscarem seguir e compartilhar Jesus.  

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA