A VIDA MINISTERIAL DO MISSIONÁRIO

 

 


CAPACIDADE MINISTERIAL

 

- Você tem algo a oferecer ao compromisso missionário?    

- Quais são as suas capacidades?

- Se você não sabe qual área o Espírito Santo o capacitou, então o que irá fazer no    campo? 

A falta de conhecimento da capacidade para o serviço cria uma série de problemas interior: insegurança, irritabilidade, querer fazer o que os outros estão fazendo, ciúmes, dificuldade no relacionamento com os colegas, trabalha muito sem produção específica. 

DEFINIÇÃO DE MINISTÉRIO

Conhecer a sua capacidade ministerial traz paz interior, você tem direção especifica, pode planejar o seu programa, estabelecer alvos e alcançar metas sem um desgaste exaustivo. (Pode desgastar-se pelo excesso de trabalho, mas não é um desgaste por não saber o que fazer.) Dentro do seu Dom, você se sente livre, abençoado, feliz e as pessoas são ricamente abençoadas.

A definição do que você pretende realizar no campo missionário é muito importante e deve ser realizada  antes de sair para o Campo.

 

·      Descubra suas capacidades antes de deixar a sua pátria.

·      Não queira imitar os seus colegas, copiar modelos ou métodos.

·      Não invente um ministério porque está em moda.

·      É o Espírito Santo quem capacita para o ministério.

·      Sê fiel no exercício do Dom recebido, (I Tm. 4.14-15)

·      A abundância de frutos vem quando estamos realizando aquilo que o Espírito Santo capacitou-nos a fazer e estamos no centro de Sua Vontade.

·      Você está envolvido na igreja local? Você fará falta em sua Igreja?

·      Se sua igreja não irá sentir sua falta no ministério local, talvez seja melhor ficar nela!

·      Qual a sua experiência ministerial com sua igreja?

·      Comece a orar pelo seu ministério no campo, antes mesmo de chegar lá.

·      Busque a vontade de Deus sobre o assunto, mas permaneça aberto para novas orientações ao chegar ao campo. 

Definir claramente o que irá fazer no campo pode evitar desgaste emocional e frustrações, perda de tempo e produzir mais e ter realização pessoal. 

As vantagens em ter uma visão clara do ministério

§  Evita competição;

§  Toda a equipe trabalha junta para alcançar o alvo;

§  Sabe o que irá realizar (conhece a sua tarefa tem definição);

§  Programa-se  na direção do alvo a ser alcançado;

§  Tem ponto de referência para continuar sem sair do alvo;

§  Não gasta energia em áreas que não contribui com o alvo;

§  Estabelece a prioridade;

§  Dá realização pessoal (sentimento de utilidade, valor);

 CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Esperamos que essas orientações sejam úteis a todos aqueles que de uma forma ou de outra participam na obra do Senhor, desde os irmãos que efetivamente já estão no campo missionário desenvolvendo seus trabalhos ministeriais, que através desses escritos fortaleçam seus acertos, e revejam, e até mesmo corrijam se for o caso, algumas questões pertinentes aos seus trabalhos, pois procedendo assim, cremos que tais dicas possibilitarão uma melhor qualidade em seus ministérios. 

Já para os irmãos que pretendem ingressar na vida missionária, essas orientações são essenciais para um bom começo, evitando desgastes precocemente, como também um insucesso, com uma volta do campo missionário com marcas profundas, por irem despreparadamente, baseados apenas numa emoção, que embora seja genuína, não é suficiente em si mesma, pois a vida missionária requer muito mais que simplesmente chorar com mensagens com apelos missionários, se emocionar com relatos de campos carentes, ou qualquer coisa do gênero. 

Embora reconheçamos que o chamamento divino mexa com nossas emoções, cremos também que há necessidade de muito mais, para isso, recomendamos que essas orientações fossem aplicadas para termos missionários mais maduros no campo. 

Por fim, vale ressaltar que essas dicas não são infalíveis em si mesmas, onde a aplicação delas garantirá cem por cento do sucesso nas empreitadas missionárias, cremos sim, que tais orientações são importantes e até fundamentais para o envio do vocacionado, mas antes disso, toda e qualquer suficiência e garantia de um bom resultado encontra se numa total dependência em Deus, o principal interessado pela obra.

     

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO