ORANDO POR MISSÕES MUNDIAIS

 


A ORAÇÃO PERDIDA, DA QUAL AS NAÇÕES NECESSITAM

Por David Platt

 

 

O objetivo final de Deus no mundo é que Sua glória seja conhecida e desfrutada entre todas as nações. Esta realidade é evidente do começo ao fim na Bíblia, desde a criação do homem e da mulher à imagem de Deus até a consumação do reino de Deus em uma multidão de todas as nações, tribos, povos e línguas que o adoram pela salvação e satisfação nele encontradas (Gênesis 1:26-28; Apocalipse 7:9-17).

Se este é o objetivo final de Deus, a propagação de sua glória entre todas as nações, então este deveria ser o objetivo final de todo cristão em quem o Espírito de Deus habita. Se o Espírito de Deus quer o mundo para Cristo, e você têm o Espírito de Deus vivendo em você, então irá querer o mundo para Cristo. A missão global aparentemente não é um programa na igreja para alguns poucos que são chamados de uma forma especial. Missão global é o propósito para o qual todos nós respiramos. Todo cristão vive e morre para a difusão da glória de Deus entre todas as nações. Isto significa que todo cristão, pelo menos em teoria, ora pela difusão da glória de Deus entre todas as nações.

Mas, e na prática?

Se anjos ouvirem nossas orações

Se alguém ouvisse suas orações da última semana, ouviria zelo pela glória de Deus entre todas as nações? Ouviria preocupação com os mais de dois bilhões de homens, mulheres e crianças que estão entre os grupos que ainda não foram alcançados pelo evangelho? Ouviria compaixão pelos irmãos e irmãs presos e em perigo de vida nos países perseguidos?

Ouviria orações pela misericórdia e justiça de Deus em meio a crises na América Latina ou conflitos no Oriente Médio, ou em nome dos famintos na África subsaariana, dos traficados no Sul da Ásia e dos refugiados, forçados a sair de suas casas ao redor do mundo? Ouviria súplicas pela saúde da igreja global nos lugares onde ela existe e pelos missionários que estão plantando a igreja onde ela não existe?

Se a resposta a qualquer (ou a todas) as perguntas acima for “não”, quero simplesmente encorajá-lo a incorporar a oração pelo mundo em seu tempo regular a sós com Deus. E quero encorajá-lo desta maneira porque Deus o convidou a orar desta maneira. Bem, para ser mais exato, Ele ordenou que você orasse desta maneira. Mas, assim como com seus outros mandamentos, este é um convite de Deus para participar com Ele do que Ele está fazendo no mundo.

COMO ORAR PELO MUNDO

 

Apenas pense nisso: antes de você ou eu sair da cama pela manhã, podemos fazer uma pausa e participar do que Deus está fazendo na Coréia do Norte. Ou no Norte da África. Entre os não alcançados, entre os perseguidos, e entre aqueles que sofrem em lugares nos quais talvez nunca possamos ir e na vida de pessoas que podemos nunca encontrar (pelo menos deste lado do céu). E Deus não apenas convidou você e eu a orar pelo mundo inteiro; Ele prometeu responder aos nossos pedidos de acordo com sua palavra.

Então como orar pelo mundo de acordo com a palavra de Deus? Ofereço o seguinte, como um guia bíblico e prático para que você comece:

ORE PELOS NÃO ALCANÇADOS ENTRE AS NAÇÕES

 

Ore para que Deus mostre Sua misericórdia, salvando as pessoas não alcançadas neste momento. Ore para que Deus envie trabalhadores para eles e do meio deles (Mateus 9: 36-38). Ore para que surja um padrão semelhante ao do ministério de Paulo e Barnabé até Atos 13-14: que os missionários entre os não alcançados tenham confiança na palavra de Deus (Atos 13: 4-5), no poder do Espírito de Deus (Atos 13: 6-7), na vitória na guerra espiritual (Atos 13: 10-12), no sucesso no testemunho do evangelho (Atos 13:12), na paz com outros crentes e no favor dos incrédulos (Atos 13: 14-15).

Ore para que o evangelho seja claro por meio deles (Atos 13:26-34) e que Deus abra os corações ao seu redor (Atos 13:48). Ore pela alegria deles em meio ao sofrimento, bondade em meio à calúnia (Atos 14:1-2), poder espiritual (Atos 14:3), humildade pessoal (Atos 14:4-18), paciência (Atos 14:8-18) e perseverança (Atos 14: 19-20). Ore para que Deus os use para fazer discípulos e multiplicar igrejas (Atos 14:21-28).

Para obter uma ferramenta útil para ajudar a orar especificamente por grupos étnicos não alcançados, encorajo você a baixar o aplicativo “Unreached of the Day” do Joshua Project (disponível na App Store e no Google Play [em português]). Esta é uma maneira simples e poderosa de incorporar a oração pelas nações em sua caminhada diária com Deus.

 

ORE PELOS PERSEGUIDOS ENTRE AS NAÇÕES

 

Peça a Deus para fortalecer os crentes perseguidos para que eles possam manter a esperança que Deus lhes dá, para conhecerem a profundidade do amor de Deus por eles, para experimentarem a coragem e a força do Espírito Santo, para proclamarem fielmente o evangelho. Ore para que os perseguidores vejam e venham a conhecer Cristo através das vidas daqueles que perseguem e para que seja feita justiça (Atos 4:23-30; 2 Timóteo 1:8-14).

ORA PELOS POBRES DAS NAÇÕES

 

Interceda por provisão de alimentos para os famintos e por água limpa para os sedentos. Por provisão médica para crianças e adultos que sofrem e morrem de doenças preveníveis. Pelos refugiados que foram separados de suas casas devido a desastres naturais e morais. Para que a igreja dê generosa, sacrificial e alegremente aos pobres (Deuteronômio 15:7-11; Provérbios 3:27-28; Mateus 25:34-40; Tiago 2:15-17; 1 João 3:16-18).

ORE PELOS ÓRFÃOS E CRIANÇAS VULNERÁVEIS ENTRE AS NAÇÕES

 

Pelas crianças e seus pais no sistema de adoção. Pelas crianças e cuidadores em orfanatos. Por famílias de adoção e de acolhimento. Pelas crianças adotadas e não adotadas em todo o mundo (Deuteronômio 10: 17-19; Salmo 82: 3-4; Isaías 1:17; Tiago 1:27).

ORE PELOS ESCRAVIZADOS ENTRE AS NAÇÕES

 

Ore por salvação, força, proteção, liberdade, justiça, esperança e cura para as vítimas (Salmo 82:4; 103:6; Lucas 19:10). Por convicção, arrependimento e salvação dos opressores, para que as redes criminosas sejam desmanteladas e para que os opressores sejam presos e processados (Salmo 7:9; Isaías 55:7; Jeremias 22:3; 2 Timóteo 2:25). Para que cesse a corrupção do governo e pela implementação de uma legislação justa (Deuteronômio 16:19; Provérbios 8:15; Amós 5:12; 1 Timóteo 2:1-2). Para que a igreja defenda e trabalhe em unidade contra a injustiça (Salmo 13; Provérbios 31:8; João 17:23; Romanos 15:5).

COMO JESUS ENSINOU A ORAR

 

O que foi dito acima é um ponto de partida, mas certamente não é a história toda quando se trata de todas as maneiras pelas quais podemos orar pelo mundo. E não apenas podemos, mas devemos. Afinal de contas, foi assim que Jesus nos ensinou a orar. Pela santificação do nome de Deus em toda a terra (Mateus 6:9). Pela santificação do nome de Deus como Rei das nações, Senhor dos povos, Salvador dos pecadores, Defensor de seu povo, Provedor dos pobres, Pai dos órfãos e Libertador dos oprimidos. Oremos em conformidade.

Deixemos a oração que simplesmente se concentra em nossas vidas, em nossas famílias e no mundo ao nosso redor. Fomos criados para muito mais. Fomos chamados para nos unir ao Deus do universo na difusão de Sua bondade e glória entre todas as nações. Oremos por esta finalidade, começando hoje. E ao fazê-lo, experimentaremos a pura alegria de participar com Deus na realização de seu objetivo final para o mundo inteiro.

 

David Platt é um pastor estadunidense, atualmente o pastor principal na McLean Bible Church, Washington D. C., desde setembro de 2017. Também é autor do best seller do New York Times: Radical-Voltemos Às Raízes da Fé. Posteriormente, Platt publicou: Radical Together-Unleashing the People of God for the Purpose of God, em abril de 2011.

Fonte: Desiring God

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO