MISSÕES URBANAS UM GRANDE DESAFIO DO NOSSO SÉCULO

 


MISSÕES URBANAS (EVANGELIZAÇÃO)

Atos 2.1-12

 

Nesta postagem quero demonstrar a título de sugestão algumas estratégias que podem perfeitamente serem usadas na tarefa de missões urbanas tão conhecidas como evangelização de nossas cidades.

Quero também  demonstrar alguns dos muitos desafios que muitas vezes enfrentamos quando realizamos evangelismo nestas áreas conhecidas como áreas urbanas e como consolidar as conquista da mesma, lembrando sempre que esta tarefa quando bem conduzida resultará na difusão integral do Evangelho.

Por esta razão é urgente e importante a coordenação de nossas ações na abordagem da área urbana para que sejam implementados pontos básicos da tarefa evangelística como discipulado,  estabelecimento de igrejas e missões.

ESTRATÉGIAS MISSIONÁRIAS URBANAS 

Quando realizamos missões ou evangelismo urbano um exemplo ideal para considerarmos foi a usada pelo Profeta Jonas, a do Pentencostes e a dos pioneiros Pentencostais.

1. A ESTRATÉGIA DE JONAS

O Profeta não dispunha de tempo para percorrer toda a cidade de Ninive antes do juízo de Deus e por isso e por isso traçou uma estratégia simples mas todavia eficaz. “E começou Jonas a entrar pela cidade a caminho de um dia, e pregava, e dizia: “/Ainda quarenta dias e Ninive será subvertida” (Jonas      3.4). Ou seja ele usou as vias principais da cidade para apregoar a mensagem divina que, dessa forma, não demorou a hegar ao rei assírio. (Jonas 36).

Quando evangelizamos uma área urbana devemos escolher pontos estratégicos como avenidas , praças, terminais de ônibus trens e metrôs para evangelismo pessoal.

Se possível devemos fazer uso de outdoors, programas de rádios e serviço de som para anunciar a Palavra de Deus.

 


2. A ESTRATÉGIA DO PENTENCOSTE



Não foi sem motivo que Deus escolheu o Pentecostes para fundar a Sua Igreja. Precisamos estar atentos aos acontecimentos que se realizam em determinadas épocas em nossas cidades. Neste caso encontrava-se em Jerusalém israelitas de todas as partes do mundo (/atos 2.1-12). E quando da descida do Espírito Santo eles ouviras as maravilhas do Deus em suas próprias línguas.

Ao retornarem às suas cidades de origem levaram a semente do evangelho que, mais tarde, germinaria congregações e igrejas.

A Igreja deve aproveitar a realização de eventos esportivos, religiosdos , artísticos e culturais que são promovidos na cidades para promover a propagação ou divulgação do evangelho. Se possível devemos montar uma equipe com pessoas que falam outros idiomas para apresentar o evangelho aos representantes de outras nações.

 

3. A ESTRATÉGIA DOS PIONEIROS

Quanddo Daniel Berg e Gunnar Vingren, orientados pelo Espírito Santo escolheram a cidade de Belém do Pará como ponto de partida para a sua missão no Brasil. L~´ogo em sua chegada em 19 de novembro de 1910, constataram que a capital paraense ersa geograficamente estratégica para se alcançar o país em todas as direções. Por isso, devemos antes de tomarmos qualquer iniciativa, orarmos e estudarmos detalhadamente a região que você quer alcançar.

 


OS DESAFIOS DA EVANGELIZAÇÃO URBANA

Na tarefa de missões (evangelização) urbana, encontraremos desafios e imprevistos que ao contrário de nos desanimar devem ser encarados como incentivos ou portas que apesar de muitas vezes se apresentarem com muitas aparentes dificuldades devemos encará-las como oportunidades dadas por Deus.

 



1.   INCREDULIDADES E PERSEGUIÇÕES

Não  é surpresas para nós que vivemos nestes últios tempos os momentos profetizados pelos apóstolos de que os últimos dias viriam tempos difíceis onde os falsos obreiros apareceriam e anuciariam um falso evangelho. ´E preciso anunciar a Cristo com sabedoria, poder e eficácia (2 Timóteo 4.17).

Nossa mensagem não pode jamais ser confundida com a mensagem anunciada pelos mercenários e muito menos pelos falsos profetas. A mensagem da Cruz precisa ser anunciada no Poder e na Virtude do Espírito /Santo. (1 Corintios 1.18).

É lícito que surgam as perseguições mas diante delas não devemos nos calar e muito menos desistir. Jesus também foi perseguido em sua própria cidade, mas levou a sua missão até o fim . (Lucas 4. 28-30).

2.  ENFERMOS

As áreas urbanas contemporâneas, acham-se tomadas de enfermos e doentes terminais. No tempo de Jesus, não era diferente. Ao entrar em Jericó. Ele deparou-se com um cego que lhe rogava por misericórdia  (Lucas 18-35); Ao entrar na cidade de Naim, aproveitou o funeral do filho único deuma viúva  (Lucas 17. 11-17); ungido pelo Espírito Santo curou o primeiro e ressucitou o segundo.

Uma boa boa Idea para desenvolver essa estratégia de missão urbana é o desenvolvimento eclesiástico das CAPELÂIAS HOSPITALARES, e visitar os doentes e moribundos.

3.  ENDEMONIADOS

Quem se dedica à evangelização urbana deve estar preparado tambémpara enfrentar casos difíceis  de posseção demoníaca. Muitos sçai os gadarenos espalhados pela cidade (Mateus 8. 28-34). Por isso, o missionário precisa orar, jejuar e ter uma vida santa . (Marcos 9.29).

O missionário não deve fazer da libertação dos oprimidos um espetáculo. Mas deve, no poder do /Espirito Santo orar pelos enfermos e pelos cativos de Satanás (Mateus 10.8).

COMO FAZER MISSÕES (EVANGELISMO) URBANO

A realização de missões urbanas só será bem sucedidea se tomaqrmos as seguintes providências que são imrescindíveis antes de sua realização: TREEINAMENTO DA EQUIPE, ESTAELECIMENTO DE POSTOS CHAVES E ACOMPANHAMENTO  DOS TRABALHOS.

1.  TREINAMENTO DA EQUIPE

Antes de chegar à Macedônia o apóstolo Paulo já contava com uma equipe altamente qualificada para implantar o Evangelho na Europa.

 

Primeiro, ele tonou consigo o jovem Silas e depois o jovem Timóteo (Atos 15.40; 16. 1-2); acompanhava-os também Lucas o médico amado (Atos 16.11); /com este pequeno mas determinado grupo de companheiros o apóstolo levou o Evangelho a Filipos, a Tessalônica e a Beréia até que a Palavra de Deus por intermédio de outros obreiros chegasse a cappital do Império romano (Atos 16.12; 17.1, 10).

 

ESTABELECIMENTOS DE POSTOS CHAVES

Sempre que  chegava a uma  cidade gentis, Paulo buscava uma /Sinagoga e iniciava a proclamação do Evangelho (Atos 17. 1-3). Embora o  apóstolo, na maioria das vezes fosse rejeitado pela comunidade judaica, a partir daí expandia sua ação evangelística urbana até alcançar os gentios.

É necessário que sejam encontrados postos principais para a evangelização urbana. Pode ser a casa de um crente; ou de alguém que está se abrindo à Palavra de Deus (Atos 16.15); Na Evangelização as bases são muito importantes.

 

2.  ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO

Procure estar atento à nova frente evangelística, Ao partir para uma nova frente de trabalho urbano alguém deve ser deixado como responsável pelos novos convertidos que foram alcançados como fazia o apóstolo Paulo (Atos 17.14). E, periodicamente, devem haver visitas até que amadureçam o suficiente para caminhar por si próprias (Atos 18.23).

 

 

DISCIPULADO

Diante de todos estes desafios é muito importante não descuidar do discipulado. Fortaleça-os na graça, na fé e n conhecimento da Palavra de Deus.Tenha sempre preparada e a disposição uma equipe atenta. Por isso mesmo tenha uma equipe aorosa, competente e disponível.

 

CONCLUSÃO

A missão urbana é o grande desafio do século 21. As cidades tornam-se cada vez maiores e mais complexas e exigem da Igreja ações e efetivas.

 

Não podemos nos esquecer de que nesta tarefa estaremos lidando com as massas, entretanto também temos que estar preparados para tratarmos com pessoa afim de que todos venham a ter uma experiência pessoal com Deus.

 

Tenhamos, portanto os exemplos de Jesus e de Paulo que sempre fizeram da evangelização urbana a porta de entrada para alcançar os Confins da Terra.

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO