A IGREJA LOCAL E MISSÕES

 


A IGREJA LOCAL E O ENVIO DE MISSIONÁRIOS

 

Igreja Local é a mãe que dá seus filhos para a Obra, mas que deve, sob pena de perder muito, cuidar deles com sabedoria. Este é um ponto de grande importância em nossos dias. Devemos cuidar dos nossos missionários como filhos que nascem nas Igrejas, pois são vidas que foram alcançadas pelo Evangelho de Cristo, ali cresceram e foram chamadas pelo Senhor. Este é o primeiro entendimento. 

O RECRUTAMENTO

Por recrutamento entendemos a ação da igreja em receber os que Deus já direcionou para o trabalho missionário. Podemos dizer que o recrutamento exige um cuidado muito grande por parte da Igreja local. Quando temos uma pessoa, ou casal, membros da igreja, que querem dedicar tempo completo para o Senhor, que devemos fazer? 

Ao depararmos com um candidato a Missões. Precisamos observar algumas qualificações necessárias: 

1.   O candidato deverá ser um crente com vivência apreciável na vida cristã 

a)  Candidato sem preparo formal

 

Este está se candidatando a um tempo de treinamento numa Escola Teológica. Muito bem, mas que maturidade tem ele para enfrentar as adversidades comuns desta época? Sem maturidade, estes jovens sofrem e, muitas vezes, abandonam todo o treinamento.

 

A Igreja precisa definir um preparo “não formal” antes de enviá-lo a uma Escola Teológica. Este preparo deve ser aplicado pelo Conselho de Missões e supervisionado pelo Pastor ou por um líder capacitado para tal, havendo um processo de avaliação sério, quanto ao chamado recebido. Muitos se candidatam por um estímulo emocional! Isto é um perigo. Vamos checar as informações dadas pelo candidato, sem medo de estar pecando. Pecado é crer em tudo, sem sabedoria e discernimento, pois poderemos estar cooperando com a destruição de um ministério futuro.

 

b)  Candidato com preparo formal 

Estes já passaram por uma Escola e se apresentam a igreja para o trabalho propriamente dito. Bem, a igreja precisa procurar saber seu empenho durante o tempo de treinamento, seu testemunho na Escola, seu envolvimento com a prática ministerial etc. 

Um candidato já preparado formalmente precisa ser avaliado, também, quanto ao seu preparo espiritual, seu caráter, sua seriedade no trabalho etc. Não devemos presumir que um preparo formal já concedeu o suficiente para o futuro missionário. 

2.   O candidato deverá ter suficiente ministério na igreja local 

Quem verdadeiramente envia o obreiro é a Igreja. Quem avalia a vida e o trabalho do missionário é a Igreja Local. Foi o que aconteceu em Atos dos Apóstolos 13, vemos Saulo e Barnabé sendo enviados pela igreja de Antioquia. Eles eram os mais capacitados dentre a equipe pastoral, e a Igreja, reconhecendo o ministério de ambos, enviou-os sem medo! Havia confiança para tal procedimento. 

3.   O candidato deverá estar submisso às decisões do Conselho Missionário 

A Igreja precisa entender que não é uma Agência de Turismo, pronta para satisfazer os desejos das pessoas. É necessário que o Conselho Missionário tenha estratégias bem claras, como, por exemplo: nações não alcançadas, definição dos povos e países a serem alcançados, dentro de certas áreas (Ex: Janela 10/40), e priorizá-las. Se um candidato não se encaixa nas estratégias da Igreja, poderá haver um consenso sobre o assunto, até se entender uma mudança de planos. 

4.    O candidato ao campo deve ser alguém que não tenha medo de se preparar adequadamente 

Alguns candidato desejam ir para o campo o mais rápido possível e se rebelam contra qualquer um que aconselhe um treinamento mais prolongado. Por que sair correndo? Poderemos, com um bom preparo, ganhar alguns anos no campo; mas, sem ele, certamente iremos perder muito mais. Quanto casos de missionários frustrados, despreparados cultural e linguisticamente e que acabam por “queimar” todo trabalho outrora iniciado? 

5.   O candidato precisa ser alguém que saiba ouvir e esteja sempre pronto a aprender 

O candidato precisa ser avaliado, quanto à facilidade com que aprende, sua humildade diante dos que o estão ensinando. Os que demonstram soberba e egocentrismo precisam ficar de fora! Não há lugar para os que se posicionam independentes de liderança e ensino adequado! Como fará no campo, diante de uma liderança local? 

6.   O missionário deve trazer planos bem definidos, quanto ao seu envolvimento com missões 

Muitas igrejas tem ficado à margem do processo missionário, no que diz respeito ao conhecimento das atividades a serem desenvolvidas pelo obreiro no campo missionário. Não é importante apenas conhecermos o obreiro e o país destinatário. Precisamos envolver-nos no trabalho missionário como um todo. Vejamos por quê:

 

a)  O sustento não envolve apenas salário

 

Um trabalho sério leva em consideração todo um projeto de atuação no campo. Pode haver a necessidade de veículo, material de trabalho, ajuda de nacionais, viagens, seguro médico etc. A igreja precisa acompanhar tudo isto e o missionário precisa falar, sem medo, de suas necessidades!

 

Não pode haver insegurança quando um obreiro apresenta seus planos, alguns, já iniciam a conversa sobre seu sustento como um perdedor, como alguém que não vai conseguir ajuda! Por que esta síndrome de miséria?

 

b)  Um trabalho missionário não envolve apenas plantar igrejas.

 

Podemos enviar missionários que irão ficar em posição de apoio? É certo mandarmos para o campo uma pessoa que irá cooperar na área financeira de uma Missão? Plantar igrejas, é claro, é a área mais determinante de um trabalho missionário; mas não é só isto. Há lugares em que precisamos de pilotos de avião, mecânicos, construtores, médicos, enfermeiros, etc. 

O PAPEL DA IGREJA LOCAL NA OBRA MISSIONÁRIA

Jesus em suas últimas instruções aos seus discípulos, antes de sua ascensão, deu a sua igreja representada ali, uma ordem, e não uma sugestão, de evangelizar o mundo e fazer novos discípulos (Mt 28.19; At 1.8). Seus discípulos deveriam proclamar o evangelho a toda criatura (Mc 16.15).

O PASTOR É A PESSOA CHAVE

Cabe ao Pastor local estar despertando, incentivando e levando a igreja a se envolver profundamente com a obra missionária. É ele a pessoa chave para o envolvimento da igreja Local, pois é a ele que as ovelhas ouvirão e seguirão.

SELEÇÃO DOS VOCACIONADOS

Com relação à obra missionária a igreja local deve estar orando e empreendendo todos os esforços para levar o Evangelho até os confins, através de missionários enviados por esta igreja. Cabe a igreja a seleção e envio dos missionários. Está tarefa é da Igreja Local.

Cabe ainda a Igreja Local a responsabilidade de orar e contribuir para o missionário, dando lhe assistência financeira, moral, emocional e espiritual.

Com relação à seleção dos vocacionados, é a Igreja Local que conhece o candidato, sua vida, seu caráter, seu trabalho e até o seu relacionamento com outras pessoas e também com Deus. É ela que sabe se o candidato é realmente vocacionado, ou se procura apenas uma porta de escape de uma vida ministerial frustrada.

O vocacionado para a obra missionária  não pode ser alguém que fique parado, pensando que só deva se envolver com a evangelização e discipulado quando estiver no campo, pois se ele nada faz aqui, fará menos ainda no campo onde estará sozinho e onde as pressões espirituais serão maiores sobre sua vida.

Missões também não é a porta de escape para se livrar daquele crente problemático. Para missões se envia o melhor, e não aquela pessoa que vive dando problemas, pois estas devem permanecer na Igreja Local e ali serem tratadas.

A obra missionária não deve servir como um reformatório, casa de recuperação ou lugar para apadrinhados. Devem ser enviados ao campo missionário àqueles que têm uma chamada genuína, e uma profunda paixão pelas almas perdidas, e que a Igreja Local considere os melhores, e que façam faltas quando se ausentarem dela.

PREPARANDO O VOCACIONADO

Geralmente quando nos envolvemos com missões a nossa empolgação se torna tão grande, que queremos ver resultados imediatos, especialmente quanto ao envio do obreiro. Assim sendo, passamos a pensar que se não enviarmos alguém, não seremos igrejas missionárias.

No afã de receber o reconhecimento e méritos de uma igreja missionária, especialmente no início deste tão importante ministério, muitas igrejas, assim que identificam a chamada e qualificações na vida de alguém, envia-o imediatamente.

Na maioria dos casos, esta precipitação irá resultar em algum tipo de decepção ou desapontamento na igreja que o envia. Isso poderá acontecer pois achamos aquela pessoa perfeita para o campo.

Só que nos esquecemos que a realidade cultural, social, financeira e espiritual do campo missionário poderá ser bem diferente daquela em que o enviado estava acostumado. Para igreja,  isso poderá resultar em uma enorme decepção e desmotivação com relação a  missões.

Para aqueles que não querem correr este risco, ore, busque direção a Deus e procure um curso de missões que lhe ofereça o devido preparo missiológico.

QUALIFICAÇÕES NA VIDA DO CHAMADO

O vocacionado para a obra missionária precisa e deve ser:

Nascido de novo (Jo 3.3).

Fiel e submisso a Deus, à Bíblia e à sua Igreja Local (1 Co 4.1,2)

É imprescindível que o vocacionado seja fiel em tudo e também submisso a Deus, à Bíblia e a sua Igreja Local.

Cheio do Espírito Santo (At 1.8).

O Senhor Jesus não mandou seus discípulos despreparados, mas mandou que ficassem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder. Mas, depois de revestidos deveriam então levar o evangelho a toda criatura até os confins da terra.

Conhecedor da Bíblia Sagrada (2 Tm 2.15).

Todo cristão tem o dever de conhecer a Palavra de Deus, de meditar nela de dia e noite (Sl 1.2). Mas com relação ao vocacionado, ele precisa ter um conhecimento mais profundo ainda. Ele não pode se contentar em ter um conhecimento parcial da Palavra de Deus, pois no campo ele será varias vezes confrontado com falsos ensinos e religiões.

Cheio de paixão pelas almas perdidas (Mt 9.36).

Não poderia imaginar alguém que diz ter sido vocacionado, e ir para o campo sem sentir paixão pelas almas perdidas. Seria um homem no lugar errado, um peixe fora d’água. Mas infelizmente é isto que algumas vezes tem acontecido.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO