COMO ACONTECE O CHAMADO MISSIONÁRIO

 


 
O CHAMADO MISSIONÁRIO

 

Todos os cristãos são chamados de alguma forma para cumprirmos uma missão. Ou seja, o Cristianismo não excetua quem quer que seja quanto à tarefa da evangelização. 

(1Co: 9.16) Contudo quando anuncio o evangelho, não tenho do que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação. Aí de mim, se não anunciar o evangelho! 

NÃO PODEMOS IGNORAR QUE HÁ CHAMADOS ESPECÍFICOS. 

Uma pergunta que inquieta a todos e um questionamento que todo vocacionado faz assim que é desafiado a levar a mensagem do Evangelho a um povo ainda não alcançado, é o que fazer quando se recebe tal chamado. Podemos afirmar com absoluta certeza que esta também é uma das perguntas menos respondidas pela igreja aos vocacionados. 

Quase sempre quando alguém recebe este chamado a primeira pessoa a ser procurada é o Pastor. Infelizmente, quase sempre a resposta à estas pessoas é: “não estou preparado para responder e te ajudar nesta área.” 

Vamos refletir um pouco sobre este assunto. Uma pessoa recebe um chamado de Deus e vamos imaginar que este chamado seja genuíno. Qual a nossa responsabilidade quando dizemos a este jovem ou casal: “Olha, eu não estou preparado para lhe dar orientação a respeito deste assunto: procure alguém mais familiarizado, com esta área de missões”.

Sabe o que acontece na verdade? A igreja simplesmente transfere sua responsabilidade quando, dentre tantas atividades que ela realiza, esta seria certamente a mais relevante. 

O CHAMADO MISSIONÁRIO DE JESUS 

Antes de tecer quaisquer comentários a respeito de respostas que poderiam ser dadas a alguém que procura o pastor ou o líder da igreja e afirma ter recebido um chamado missionário, seria muito importante olharmos um pouco para Aquele que um dia também passou por esta mesma experiência. Estamos falando de Jesus, o Messias de Deus, enviado ao mundo para cumprir Sua missão de salvar a humanidade. 

A passagem de Isaias 49 traz à luz um modelo bíblico de vocação missionária, a partir do ponto de vista do Pai Celeste. 

“Ouvi-me, terras do mar, e vós, povos de longe, escutai! O Senhor me chamou desde o nascimento, desde o ventre de minha mãe fez menção do meu nome.”( Isaias 49.1) 

JESUS VEM A ESTE MUNDO COMO RESULTADO DE UM COMISSIONAMENTO DIVINO 

Não há a menor possibilidade de Jesus tomar a decisão de vir a este mundo por Si mesmo, deixando também de existir qualquer sentido em Jesus ser mais um profeta, como tantos outros. Nada disto poderia acontecer, pois Ele foi comissionado pelo próprio Pai. 

FICA CLARO, PORTANTO, QUE O PROCESSO DE ESCOLHA DAQUELE QUE VAI SERVIR O SENHOR É DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO PAI. 

Nossa teologia não é diferente de Isaias 49. Contudo, vivemos dias onde parece que as estruturas eclesiásticas e para-eclesiásticas, na ânsia de vê seus quadros repletos de missionários, dentro e fora do Brasil, partem para um recrutamento apressado e sem uma análise cuidadosa dos futuros obreiros.  

Em lugar de observar cuidadosamente se aconteceu, em algum momento, o chamado “comissionamento divino”, atentam apenas para a disponibilidade do candidato. O resultado, na maioria das vezes, tem sido trágico, trazendo enormes seqüelas para a obra missionária. 

Jeremias também viveu diante do seu chamado um terrível conflito. Entretanto este conflito foi solucionado quando ele ouviu de Deus que havia sido comissionado pelo próprio Senhor  .”(Jeremias 1.5) 

JESUS RECEBE A PROMESSA QUE SERIA CAPACITADO PELO PRÓPRIO DEUS. 

O texto de Isaías 49 nos oferece também uma outra lição. Aquele que chamou é Aquele que vai cuidar e capacitar. Provavelmente o medo e a insegurança têm se tornado fatores determinantes para que muitos recuem, e deixem de obedecer. Jovens, casados ou não, sofrem enormes pressões internas e externas para que negligenciem o chamado. 

Alguns aspectos da profecia messiânica que tratam desta área e que tem afastado tantos do labor missionário, são: 

1) O primeiro aspecto diz respeito ao fato de que Deus abençoaria a boca de Jesus ”(Is: 49.2) 

2) A proteção do Senhor Deus sobre a vida de Jesus também o livraria de todo mal.

3) O chamado de Jesus se concretizaria no tempo devido, e seria exercido com poder e glória.

Uma das questões que mais preocupam um vocacionado ao receber o chamado é esta: “quando devo ser enviado?” 

Não há tempo determinado para cada missionário deixar sua igreja e partir para o campo, pois são inúmeros os fatores que entram em jogo nesta decisão. 

Quando uma igreja decide cuidar corretamente de seus vocacionados, ela deve ter em mente que no tempo determinado por Deus esse obreiro estará então exercendo o seu trabalho missionário em toda a sua plenitude. 

Muitos vocacionados sentem-se angustiados, com o coração entristecido, imaginando estar “atrasando” a obra de Deus neste mundo. 

Isto até pode ser verdade quando há procrastinação deliberada. Mas, muitas vezes, os futuros missionários são tomados por uma pressa sem nenhum sentido. 

O imediatismo tem sido uma marca na vida dos brasileiros. E, infelizmente, este tipo de comportamento, nitidamente cultural, tem se estendido para a vida das nossas igrejas, que desejam que as coisas aconteçam no menor espaço de tempo. Para isso, muitas vezes, queimamos etapas, e como não poderia deixar de acontecer, as conseqüências às vezes são trágicas. 

Outra palavra que deve ser dada àquele que vem a nós afirmando querer ir para o campo, é que o Senhor suprirá todas as suas necessidades. 

NO CHAMADO MISSIONÁRIO ALGUMAS COISAS PRECISAM SER CONSIDERADAS. POR EXEMPLO: 

As pessoas que são chamadas precisam passar por um acompanhamento da vida pessoal até o seu envio para o campo missionário. 

Neste processo de acompanhamento, deve-se exigir do vocacionados pelo menos dois treinamentos: 

1º)   Prático: que vai forjar o caráter missionário; e 

2º)  Teórico: que vai prover os subsídios necessários para o desempenho de seu ministério. 

Não podemos negar que a Igreja Local é a grande responsável e o local ideal para averiguar a veracidade do chamado e prover os primeiros treinamentos, principalmente, no que se refere ao caráter cristão. 

COMO ACONTECE O CHAMADO MISSIONÁRIO               

Quero afirmar que este é um assunto sério. E como tal deve ser tratado, sem precipitação, sem leviandade. A melhor maneira de obtermos um entendimento claro sobre o assunto é nos atermos à Bíblia Sagrada. 

A história da salvação está descrita na Palavra de Deus de forma cronológica e seqüencial em relação aos chamamentos de Deus.

Nesse sentido o chamamento de Abraão, tornou-se um referencial clássico para tudo o que viria acontecer na história do povo de Israel e do povo de Deus. 

- No princípio, Abraão relutou em atender ao chamado de Deus. Quando ainda estava em UR dos Caldeus (Atos 7.2,3); 

- Depois quando estava em Harã, Abraão não resistiu ao chamamento de Deus (Gn: 12). 

Não podemos negar que a resposta ao chamado de Deus resultou no rompimento dos laços familiares, com os amigos, com a terra e com as demais atividades ou coisas. Isto é inevitável. 

QUEM OUVE A CHAMADA PRECISA RECONHECER QUEM O ESTÁ CHAMANDO.

No caso de Samuel (1Sm: 3.1-10), apesar de Deus chama-lo insistentemente ele sempre se dirigia a Eli. Por quê? Não basta ouvir a voz de Deus. 

É necessário:       

1)   Estar na casa de Deus. 

2)   Estar acompanhado de alguém capacitado a ensinar. 

3)   Ter experiência pessoal com Deus.

 

NNão basta ouvir o chamado é preciso reconhecer quem está chamando. Mesmo estado convivendo num local sagrado, Samuel demonstrou dúvidas sobre quem o chamava.

 

TTalvez este seja um dos motivos porque muitos não conseguem ouvir o chamado de Deus, é que está faltando experiência pessoal com o Senhor.

 

OOutro fator interessante quanto ao chamado.

 

OOs implicados, em sua grande maioria, consideram-se incapazes p Para tal tarefa. Foi isto que aconteceu com Moisés e tantos outros Pofetas ao longo do Velho Testamento. 

                - Quem chama é Deus.

                - Quem vocaciona é Deus.

                - Quem declara alguém profeta é Deus. 

E quando Deus faz isto a igreja reconhece, concorda e usufrui deste ministério.

 

 


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO