MISSÕES – UMA BATALHA ESPIRITUAL

 


MISSÕES É UMA GUERRA

 

Sim, uma guerra santa que tem algumas semelhanças com uma guerra comum.  Podemos tirar muitas lições práticas dessa guerra comum para aplicar nessa guerra santa.  Na guerra comum, o homem luta contra o próprio homem.  O motivo básico é o egoísmo. 

Na guerra santa, o nosso adversário não é o homem, mas sim, as hostes do mal nas regiões celestes, de acordo com Efésios 6.11-12. Uma guerra espiritual na qual os homens de Deus procuram libertar os homens e povos que estão sob o domínio do diabo.           

Em todas as guerras há dois grupos de soldados: Os da vanguarda e os da retaguarda. 

§  A vanguarda é que faz o trabalho de penetração e ocupação.

 

§  A retaguarda dá o apoio, o sustento, a alimentação para os que estão na frente.  

Nessa guerra que se chama missões, não é diferente.  Aqui também, é preciso que haja soldados para serem colocados na frente de batalha e soldados que executem bem suas tarefas na retaguarda.  Há milhares de povos, como temos visto que estão presos pelo inimigo, pois pertencem ao seu reino.  O inimigo faz tudo o que pode para não permitir que o evangelho libertador de Jesus Cristo chegue até eles. 

Estes soldados da frente de batalha vão como obreiros de tempo integral ou como fazedores de tendas, e dando o máximo de tempo para a evangelização. São os "soldados-missionários" da frente de batalha que estão se empenhando para fazer um trabalho de penetração e ocupação para o reino de Deus.  

Mas os soldados da frente de batalha necessitam desesperadamente dos "soldados-missionários" da retaguarda.  Se estes falharem, coitados dos que estão na frente. 

O QUE DEVEM FAZER OS "SOLDADOS-MISSIONÁRIOS" DA RETAGUARDA   

Precisam ficar conscientes de que estão em uma guerra e que os companheiros da frente de luta precisam do seu apoio e precisam ser sustentados e alimentados por eles.

a) Intercessão.   

O mais importante que o "soldado da retaguarda" pode fazer por seus irmãos da frente de batalha da obra missionária é orar.  Ele precisa estar consciente disso e orar constantemente, continuamente. Vamos deixar bem claro isto:  não podemos enviar um missionário para lutar contra o reino de satanás na vanguarda se não tivermos dispostos a orar constantemente por ele na retaguarda. 

COMO ORAR POR UM MISSIONÁRIO                      

Se compreendermos alguns problemas que os missionários enfrentam as orações especificas serão mais eficazes: 

·       Sobre a pressão espiritual.

 ·       Sobre a pressão física.

 ·       Sobre a pressão emocional.

 ·       Sobre a pressão financeira.

 CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA                  

Você já pensou o que é estar em outro país, talvez a milhares de quilômetros da nossa pátria e não ter certeza de que o sustento material chegará no tempo certo?  Sem dúvida é o mesmo inimigo que luta contra os que estão na frente, na vanguarda, luta também contra a retaguarda.  Lá na frente ele coloca mil embaraços para que os nossos soldados não penetrem em seus domínios.  Nas nossas retaguardas, ele luta para que não haja o sustento material e em tempo.  Se ele conseguir desestimular a retaguarda, impedindo-a de orar e de contribuir, o soldado da frente de batalha ficará em situação difícil para continuar lutando. 

Mas, possivelmente, mesmo pessoas que têm disponibilidade econômica precisam fazer uma "promessa de fé", porque dentro desse panorama da guerra de missões mundiais, você pode imaginar que é mais difícil dar mais dinheiro onde não vão mexer tanto com o reino das trevas. 

CORRESPONDÊNCIA 

Outra coisa que podemos fazer para os que estão na frente de batalha é escrever ao missionário.  A correspondência lhe faz um bem enorme.  Pode-se enviar um CD de hinos. Pode-se enviar algum presente pessoal que mostre o seu interesse por eles. São coisas simples, mas podem ajudar muito aquele que está longe de sua terra, de seus parentes e amigos.  Contudo, temos dado ênfase a duas coisas essenciais que a retaguarda precisa fazer por aqueles que estão na linha de frente da obra missionária: É a intercessão; e o Sustento financeiro.

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO