TRABALHANDO EM EQUIPE NO CAMPO MISSIONÁRIO

 


O MISSIONÁRIO E O TRABALHO EM EQUIPE



Novos Missionários precisam lidar com seus impulsos idealistas. Uma vez no campo, eles devem ter uma postura humilde, mansa e observadora. Colegas mais velhos já marcados por várias experiências necessitam de misericórdia e compreensão, pois na maioria dos casos já fizeram tudo ao seu alcance e podem estar bem abatidos e desmotivados. Isto implica que a contribuição do novo missionário precisa ser dosada, de forma e maneira amorosa e no momento certo. 

Da mesma forma que uma só andorinha não faz verão, o missionário precisa entender que uma carreira solo não faz sentido, pois não só ele irá servir aos irmãos nacionais, como precisará ser servido por eles, e esta dinâmica será a mesma com os seus colegas missionários. O trabalho em equipe não inclui a consciência do sentido do Corpo Vivo de Cristo. Somos todos membros uns dos outros e no campo esta realidade cristã é essencial. 

O missionário precisa lidar com seu temperamento e ser sabedor de sua criação, educação, fraquezas, traumas e manias. Deve colocar tudo isto nas mãos do Espírito Santo, procurando sempre glorificar a Cristo em tudo; palavras, ações e omissões, Um bom procedimento é ter um conselheiro ou irmão mais maduro e sábio para compartilhar suas lutas e receber conselhos e orações. 

Tomar uma postura de ouvinte sensível ao outro é vital para a construção de um bom relacionamento. Mesmo em discussões e discórdias acerca do trabalho, o respeito e a consideração são indispensáveis no trato com seus colegas.

Entrementes, o missionário deve ter em mente que temperamentos, certos comportamentos e traços de caráter não mudarão mesmo, e assim ele não tem escolha, necessita suportar as fraquezas de alguns, e os espinhos de outros. Convém lembrar que esta é uma via de duas mãos, os outros também terão que suportar as suas cargas. 

Missionários devem ser conhecidos por sua postura de servos de Deus e dos homens. Assim viveu o maior missionário, Jesus, vindo para servir até o fim, fazendo o bem a todos. Por isso, missionários devem ser exemplos de serviço, amor, perdão e reconciliação, antes de qualquer coisa aos seus colegas, pois “Nisso CONHECERÃO todos que são meus discípulos, Se vos AMARDES uns aos outros.  Que tragédia quando missionários pregam e ensinam aos nacionais algo que nem eles mesmos conseguem vivenciar entre si. 

Missionários devem se submeter a seus superiores por amor a Cristo. Caso haja um problema a ser resolvido, situação na qual a autoridade máxima não estiver presente ou puder ser consultada, caberá ao missionário agir de acordo com os princípios bíblicos, as orientações da Missão Le a sua fé e consciência. Acima de tudo as suas motivações devem ser puras e galgadas no amor e na busca da glória de Jesus. 

Missionários tem necessidade de descanso e refrigério. Desta forma, é de bom tom respeitar a privacidade do colega, e evitar o vício de trabalhar demais. A necessidade e teor de privacidade e carência de lazer variam de pessoa a pessoa, portanto é necessário descobrir e interagir com cada um de acordo com suas características peculiares. É assim que Cristo age conosco. Portanto, devemos imitá-lo. 

Missionários devem evitar todo e qualquer tipo de fofoca, calúnia e depreciação de seus colegas no campo. Desavenças e questões devem ser tratadas face a face, em temor e amor. O Sol, em hipótese alguma, pode se por sob qualquer tipo de ira e toda raiz de amargura deve ser erradicada na nascente. 

Missionários devem por vezes praticar a renúncia a suas preferências, estilo e gostos, em prol da comunhão e companheirismo na equipe, convivência fraterna. É melhor se adaptar e procurar compreender a cultura do outro. Comentários e estereótipos negativos e destrutivos devem ser evitados sempre. O Senhor Jesus será o julgador e avaliador da obra de cada um. O dia designado para isso, já está determinado nos céus. O missionário de Cristo, por ser servo, não tem o direito de menosprezar e julgar o outro servo.

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO