ENVIO MISSIONÁRIO - PARTE 2





EXEMPLOS BÍBLICOS DE HOMENS DE DEUS QUE FORAM CHAMADOS COM PROPÓSITOS DEFINIDOS




ABRAÃO - Foi para uma terra desconhecida, com a responsabilidade de ser uma bênção, pois nele seriam benditas todas as famílias da terra (Gn 12.1-3);

JOSÉ - Poderia ficar amargurado para o resto da vida e acabar com o seu ministério por causa de todo o mal que os seus irmãos lhe fizeram. Mas, pela convicção de que tudo fazia parte do plano de Deus, pôde perdoá-los e promover o bem-estar do seu povo:

“Agora, pois, não vos entristeçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós” (Gn 45.5);

MOISÉS - “Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tires do Egito o meu povo, os filhos de Israel” (Êx 3.10).

Deus não disse que a sua missão seria fácil, pelo contrário. “Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, a não ser por uma forte mão” (v. 19).

1)        JEREMIAS e PAULO - Enviados às nações: “Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos (...)” (Jr 1.10); “Vai, porque eu te enviarei para longe aos gentios” (At 22.21).

Os DISCÍPULOS DE JESUS - Enviados às ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt 10.6); enviados a todas as nações (Lc 24.47).

O Enviado envia Segundo a sua oração intercessória, narrada em João cap. 17, Jesus envia os seus discípulos na mesma base em que foi enviado: assim como. “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu vos enviei ao mundo” (v. 18). 1.5.1.

Envia ao mesmo campo. “Como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (v.18). 1.5.2.

Envia com o mesmo objetivo: glorificar o Pai. “Eu te glorifiquei na terra completando a obra que me deste para fazer (v. 4). Eu lhes dei a glória que a mim me deste (...)” (v. 22). 1.5.3.

ENVIA COM O MESMO MINISTÉRIO: pregar a palavra. “Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste” (v. 6). “Eu lhes dei as palavras que tu me deste” (v. 8). “Eu lhes dei a tua palavra” (v. 14). “(...) para que o mundo creia que tu me enviaste” (v. 21). 1.5.4.

ENVIA COM OS MESMOS RISCOS: ser odiado e perseguido. “(...) E o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo” (v.14) . “Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós” (Jo 15.20). 1.5.5.

ENVIA COM O MESMO PADRÃO: SANTIDADE. “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (v. 17). “E por eles me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade”(v. 19). 1.5.6.

ENVIA COM O MESMO SENTIMENTO: alegria. “Mas agora vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmos” (v. 13). 1.5.7.

ENVIA COM O MESMO RELACIONAMENTO: unidade. “Para que todos sejam um, assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós” (v. 21). “Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade” (v. 23). “(...) pois que me amaste antes da fundação do mundo” (v. 24). “(...) para que haja neles aquele amor com que me amaste, e também eu neles esteja” (v. 26). 1.5.8.

ENVIA COM O MESMO RESULTADO: conversões. “E verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste” (v. 8), “(...) para que o mundo creia que tu me enviaste” (v. 21). “Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça. (...) Se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa” (Jo 15.16 e 20). 1.6.

Deus, quando envia, faz promessas São duas as promessas fundamentais:

Ele prometeu a sua presença – “Certamente eu serei contigo” (Gn 3.12). “Estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28.20).  

Ele prometeu a sua graça – “Disse-me: A minha graça te basta” (2Co 12.9). “E 3 eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios”( Êx 3.21).

Para usufruirmos das bênçãos do Senhor, precisamos de uma coisa:

FIDELIDADE. Foi a condição que Deus coloou diante de Josué para poder abençoá-lo: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” (Js 1.8 e 9).

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL