CHAMADO MISSIONÁRIO

O CHAMADO DIVINO PARA MISSIONÁRIOS 


Pregado na manhã do Dia do Senhor, 22 de abril de 1877. Por C. H. Spurgeon, no Tabernáculo Metropolitano, Newington.


 

“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” (Isaías 6:8).


 Irmãos e irmãs, os pagãos estão perecendo e só há um caminho de salvação para eles, pois só há um Nome dado debaixo do Céu entre os homens pelo qual eles devem ser salvos.

Deus, na gloriosa unidade de Sua Natureza Divina está chamando mensageiros que irão proclamar aos homens o Caminho da Vida. A partir da densa escuridão meus ouvidos podem ouvir aquele som misterioso e Divino, “A quem enviarei?”.

Se você apenas escutar com o ouvido da fé, você pode ouvir isso nesta casa hoje: “A quem enviarei?”. Enquanto o mundo jaz sob a maldição do pecado, o Deus vivo, que não deseja que ninguém pereça, mas que venham a arrepender-se, está buscando mensageiros para proclamar a Sua misericórdia. Ele está perguntando, até mesmo em termos apelativos, por alguns que sairão para os milhões que morrem e contarão a maravilhosa história do Seu amor: “A quem enviarei?”.

Como que para tornar a voz mais poderosa pelo tríplice apelo ouvimos a sagrada Trindade perguntar: “Quem há de ir por Nós?”. O Pai pergunta: “Quem irá por Mim e convidará Meus filhos tão distantes a retornarem?”. O Filho pergunta: “Quem procurará para Mim, Minhas ovelhas resgatadas, mas desgarradas?”. O Espírito Santo pergunta: “Em quem residirei e através de quem falarei para que Eu possa transmitir vida às multidões que perecem?”. Deus, na unidade de Sua Natureza, exclama: “A quem enviarei?”, e na Trindade de Suas Pessoas, Ele pergunta: “Quem irá por nós?”.

Felizes ficaremos, hoje, se respostas sinceras forem ouvidas nesta casa: “Eis-me aqui, envia-me a mim”. É nosso dever, de qualquer maneira, colocar muito solenemente a questão diante de vós, irmãos e irmãs em Cristo, e enquanto tentamos defender a causa de Yahwéh nós confiamos que o Espírito Santo possa estar aqui, dizendo a um e outro indivíduo, completamente desconhecidos para nós, “Separai-me a Saulo e Barnabé para a obra a que os tenho chamado”. Sim, que a convincente voz da chamada especial da graça possa chegar ao ouvido de alguns aqui presentes, para que respondam como o jovem Samuel e digam: “Eis-me aqui, pois tu me chamaste”.

Em primeiro lugar, vamos, nesta manhã, considerar a visão da glória com referência à oferta de serviço feita pelo Profeta: a visão que ele viu. E em segundo lugar, a visão de ordenação que ele viu, e que foi mais do que uma visão, pois seus lábios foram tocados. E em terceiro lugar, vamos falar sobre a Voz Divina e concluir estendendo-nos sobre a resposta sincera.

Com reverência, e com toda a atenção de nossos corações, vamos contemplar A VISÃO DA GLÓRIA que Isaías viu. Era necessário que ele a visse para que pudesse ser trazido à condição de máximo comprometimento da qual viria a consagração total expressa em “Eisme aqui, envia-me a mim”. Observe o que ele viu. Ele viu, primeiro, a suprema Glória de Deus. “Eu vi o Senhor”, diz ele, “assentado sobre um alto e sublime trono, e a cauda do seu manto enchia o templo”. Foi Jesus quem ele viu? Foi esta uma das antecipações de Sua futura Encarnação?

Provavelmente sim, pois João escreve em seu 12º Capítulo, no verso 41: “Isaías disse isto quando viu a Sua Glória e falou dEle”, referindo-se ao Senhor Jesus Cristo. Não vamos, no entanto, insistir nesta interpretação, pois a palavra, “Senhor”, sem dúvida incluiu, por vezes, toda a Divindade e, portanto, a visão pode ter representado o próprio Senhor revelado de forma visível.

Quanto à Sua Essência absoluta, olhos não conseguem contemplar o Senhor, mas Ele escolhe fazer uma aparição de Si mesmo, aparecendo entre os homens de forma a ser compreendido pelos sentidos humanos. Agora, irmãos e irmãs, nós não sabemos de nada que fornecerá um motivo melhor para o trabalho missionário, ou para o esforço Cristão de qualquer espécie, além de um vislumbre da glória Divina. Este é um dos mais fortes impulsos que uma alma pode sentir.

Vejam, ó crentes na Palavra Divina, neste dia o Senhor Deus, Yahwéh, não está destronado, mas assenta-se no Trono de Sua glória! Alguns não O conhecem e outros O negam e O blasfemam, mas Ele permanece Deus sobre todos, bendito para sempre! ...


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL