O ESPÍRITO SANTO E MISSÕES
MISSÕES NA IGREJA
PRIMITIVA
Atos 1: 1-8
O período em que a igreja cristã viveu seu maior crescimento foi o do
primeiro século de nossa era. Ali começou o movimento de missões.
Os oito primeiros capítulos do livro de Atos dos Apóstolos explicam a razão desse crescimento: os discípulos deveriam estar revestidos de poder (v. 4), antes de sair para alcançar as nações com o Evangelho.
Em Atos 1: 8 encontramos a base e a amplitude do plano de Deus para que a igreja executasse missões. Focalizaremos neste artigo a igreja primitiva e a obra missionária.
A IGREJA ESTABELECIDA EM JERUSALÉM, Atos 1 a 6
A igreja
nasceu em Jerusalém e seus membros se estruturaram para dar continuidade à obra
de Jesus. Assim, três aspectos foram observados por essa igreja:
VISÃO MUNDIAL, Atos 1
O desafio de Jesus é global, v. 8, e não existe distinção entre missões
mundiais, nacionais ou evangelismo local. Todos são vitais e um não pode
excluir o outro. Tudo faz parte da grande comissão, Mt 28: 18-20.
A partir de então, tornou-se claro para os discípulos que o movimento da
igreja não deveria ser apenas em Jerusalém, mas também fora de seus limites.
PODER, Atos
2
A
incumbência que Jesus havia dado aos discípulos de levar o evangelho ao mundo
inteiro parecia uma tarefa difícil. E, de fato, teria sido, se o derramar do
Espírito Santo não tivesse acontecido, At 2: 1-3.
Em poucos
dias, aquele grupo de cento e vinte pessoas tornou-se uma multidão de salvos,
At 2: 41; 4: 4 e 5: 14.
ENVOLVIMENTO
TOTAL, Atos 5 e 6
A igreja
de Jerusalém era uma família, de modo que as necessidades de cada irmão eram
supridas e havia cooperação de todos os membros para ajudar os apóstolos, At 6:
1-3.
Instituíram
o diaconato, escolhendo para tal função homens que deveriam possuir três requisitos
básicos:
Bom
testemunho (aspecto social);
Serem
cheios do Espírito Santo (aspecto espiritual); e Serem cheios de sabedoria
(aspecto intelectual).
Para os
apóstolos ficaram reservadas a prática da oração e da pregação da Palavra, At
6: 4. Toda a igreja era, então, completamente envolvida com a obra de Deus.
A IGREJA ESPALHADA, Atos 7 a 12
JERUSALÉM
E JUDEIA
A igreja
inicialmente se concentrou em Jerusalém. Entretanto, Deus estava firme em seu
propósito de levar a bênção do Evangelho às outras regiões e, por fim, a todas
as nações.
Ocorreu
então que, com a perseguição vinda diretamente contra a igreja de Jerusalém, os
que foram dispersos começaram a pregar em toda parte por onde passavam, At 8:
1, 4 e 5: 11, 19, 20 e 13: 46, 47. Com a morte de Estêvão, At 6 e 7, as
testemunhas de Jesus foram espalhadas.
SAMARIA
Felipe
prega em Samaria, At 8: 4-8, e em missão transcultural prega ao etíope, um alto
oficial da rainha de Candace, que crê e pede para ser batizado naquele mesmo
dia, At 8: 26, 28-36 e 39. A história indica que aquele etíope pode ter
preparado o caminho para o posterior estabelecimento de milhares de igrejas no
longínquo vale do Nilo, na África.
GENTIO
ROMANO
Pedro
prega para Cornélio, um centurião romano. Foi difícil para Pedro, ainda que
cheio do Espírito Santo, aceitar a conversão de um gentio. Mas, após uma visão,
entendeu que Deus não faz acepção de pessoas, At 10: 9, 23, 34 e 35
“até os
confins da terra” – Saulo, escolhido por Deus para levar a mensagem aos
gentios, At 9: 15, 16, cumpre com êxito a sua tarefa. Em pouco mais de dez
anos, e em três viagens missionárias, ele estabelece a igreja em quatro províncias
do Império Romano: Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia, At 13: 2, 14: 28, 15: 40,
18: 23 e 21: 17.
A IGREJA ENVIANDO, Atos 13 e 14
A EXPRESSÃO
“…até os confins da terra” já não parecia uma utopia; tornou-se realidade. A
Igreja de Antioquia foi a primeira no envio de missionários. Podemos aprender
muito através de seu exemplo:
COLABORAÇÃO, Atos 13: 1-3 – Em Antioquia, temos o verdadeiro início de
missões. Naquela igreja havia profetas e mestres: Lúcio de Cirene, Simão Níger,
Manaém, Saulo e Barnabé, v. 1. Nenhum deles era natural de Antioquia; todos
eram estrangeiros. Numa reunião de oração, em Antioquia, quando a igreja estava
orando e jejuando, Deus separou dois deles para a obra missionária.
Os três que ficaram podem ser chamados de colaboradores. Eles
representam a igreja que ficou na retaguarda. Os dois que foram enviados
representam os missionários. Notemos que eles foram enviados por Deus e pela
igreja, vv. 2 e 3.
COMUNICAÇÃO, Atos 14: 27, 28 – Paulo e Barnabé seguem em frente, sempre
dando relatórios de seu trabalho à igreja que ficou na retaguarda, orando e
sustentando-os com suas ofertas. Por onde passaram, deixaram a semente da
Palavra e outros irmãos foram também chamados a colaborar. Assim, a obra
cresceu ao ponto de Paulo poder dizer que o evangelho fora pregado a toda a
criatura debaixo do céu, Cl 1: 23.
Concluindo, veja o valor da tarefa evangelizadora
assumida pela igreja primitiva e a importância de manter bem informados daquilo
que estão realizando tanto os irmãos que sustentam os missionários como as
igrejas e entidades que os enviaram.
É pregando o Evangelho que vamos alargando as fronteiras do Reino de
Deus e arrancando vidas das mãos do diabo.
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