O QUE SIGNIFICA SER UM MISSIONÁRIO


O MISSIONÁRIO SEM MISERICÓRDIA

Todo cristão é um missionário, no que diz respeito a responsabilidade de cumprir a comissão de Cristo (Mt. 28.19-20).

E baseado nisso, se torna muito aplicativo para nossas vidas a história de um servo de Deus que como nós, recebeu a ordem divina de mostrar ao mundo perdido o seu estado de condenação e a mensagem divina de Salvação.

Jonas foi um profeta que recebeu a ordem de Deus para levar essa mensagem a um povo inimigo de Israel, idólatra e cruel de uma cidade chamada Nínive.

Essa história é bastante conhecida nas classes infantis das escola dominicais, talvez pelo fato de um peixe haver engolido o profeta. Mas não devemos resumir tal história nesse único acontecimento, pois essa foi apenas uma das várias conseqüências da desobediência do missionário.

Como você já leu, todo cristão é um missionário, no que se refere à sua missão em fazer discípulos, portanto meu irmão, o livro de Jonas tem muito a nos ensinar.

JONAS RECEBE UMA MISSÃO DE DEUS (Jn.1.1-2) .

O mundo esta se degradando a cada dia, e o pecado tem se multiplicado através dos meios de comunicação, do liberalismo e do estilo de vida do homem moderno. O mundo desagrada a Deus a cada instante.

A minha e a sua missão é levarmos a eles a mensagem de salvação em Cristo, de forma bíblica. Digo isso, pois a cada dia que passa é maior a oferta de um evangelho barato. Um evangelho que oferece tudo o que você quer, ... mais Cristo.

MAS O QUE SE VÊ NA PALAVRA É CRISTO COMO O SUFICIENTE.

Meu irmão, não é agradável ouvir uma mensagem que requer um coração contrito, especialmente quando der ouvidos à voz de Deus é cada vez mais difícil por causa da dureza dos corações, mas a parte que nos cabe é levarmos o evangelho de Cristo. Você tem sido um missionário obediente?

JONAS DESOBEDECE (Jn.1.3)

Nem tudo o que está na Bíblia é para ser imitado, e aqui está um exemplo. Quando erramos devemos acertar as coisas aprendendo com o erro, mas quando vemos outro errando, isso deve nos advertir para não cometermos o mesmo.

Creio que o pecado da fuga não afeta tanto os crentes ao lerem esse trecho da história, mas na verdade, o que parece Ter acontecido é o disfarce da fuga. Vemos que não é algo comum, um cristão mudar de rua, de emprego ou de cidade, para fugir da responsabilidade de evangelizar.

Mas a fuga parece Ter um outro nome: “Procrastinação”. O Cristão deixa pra depois o que se pode fazer hoje, não aproveitando as oportunidades que lhe aparecem e se escondendo na desculpa de começar amanhã, ou de Ter um alvo de evangelismo no ano que vem. Sendo que na verdade, o “e” é que determina o que é melhor. Pois se o “Cristo” está no controle de sua vida, com certeza, o evangelismo não ficaria para depois.
Como você tem fugido do dever?

O que você pode fazer agora para mudar tal realidade?

JONAS (E OUTROS) SOFRE (EM) AS CONSEQÜÊNCIAS DA DESOBEDIÊNCIA(Jn.1.4-17)

É tolice pensarmos que somos os únicos que sofremos quando pecamos. Aqueles que estão à nossa volta são afetados, não sendo abençoados pela luz que deixamos de refletir e pela mensagem que deixamos de transmitir.
Não vemos mais um navio a se despedaçar, nem o prejuízo das cargas lançadas ao mar, mas nos deparamos com pessoas se afogando e morrendo no pecado, sem ouvir o evangelho.

Quando fugimos do dever de levar a mensagem de Cristo, tornamos evidente e concreta a mensagem de que o “eu” é quem manda.

JONAS SE ARREPENDE E RECEBE OUTRA CHANCE (Jn.2.1 – 3.2)

O homem prudente procura ouvir os mais velhos, justamente porque eles tem muitas lições a ensinar devido as suas experiências. Nosso Deus é eterno e tem todo conhecimento, compartilhando dele com seu filhos.

Quando o Senhor nos ensina ou ordena algo, a nossa parte é aprendermos e obedecermos, pois esse é o único caminho para uma vida bem sucedida – ouvindo e andando com o Mestre. Quando não fazemos isso, caímos em todos os sentidos, mas pela misericórdia de Deus nos deparamos com outra chance.

O cristão sábio não é aquele que tem como estilo de vida, ouvir seu próprio coração, pecar e pedir perdão, mas é aquele que vive consciente de quem é Deus (Santo), de que ele é (pecador salvo) e busca agradar ao Senhor a cada passo.

Assim como Jonas, você e eu recebemos chances para obedecermos ao Senhor. A nossa parte é tomarmos uma decisão sábia ... ou insensata.

JONAS OBEDECE E O POVO É ABENÇOADO (Jn.3.3-10)

Quando olhamos essa história como simples espectadores ficamos aliviados pela ótima decisão que Jonas tomou. Logo após sua obediência, a misericórdia de Deus foi mais uma vez evidenciada, antes, na vida do próprio profeta, e agora, na vida de um povo, que arrependido, decide mudar o rumo de sua vida.

Em nossos dias, encontramos com muitos que estão se dirigindo ao inferno e com o abrir dos nossos lábios, em obediência e dependência do Senhor, eles se deparam com a infinita misericórdia de Deus, que agora deixa de ser desconhecida para ser desfrutada.

Quão grande coisa é a misericórdia do Senhor!

JONAS SE IRA (Jn.4.1-4)

Nessa fase de sua vida, Jonas se mostrou incapaz de aceitar o fato de Deus perdoar os ninivitas, isso mostra o quanto ele mesmo não havia perdoado esse povo que era inimigo de Israel e vivia em iniquidade contra o Senhor, Ele preferiu morrer do que aceitar a vontade de Deus em perdoar o povo.

Não estamos acostumados a ver tal indignação de um crente não querer ver um povo sendo perdoado, mas devemos lutar contra a frieza que sentimos diante da morte dos condenados.

JONAS APRENDE COM O DEUS DA MISSÃO (Jn.4.6-11)

Através de uma planta, Deus dá uma lição no profeta. Aquele lindo vegetal que fazia sombra sobre sua cabeça enquanto ele observava de longe a cidade, de repente foi destruído por uma verme, e o coração de Jonas, que não se quebrantava diante da condenação de toda uma cidade, agora se derreteu de ira pela more de algo em que ele não teve parte nem plantando, nem regando. O Mestre faz uma pergunta ao aluno: “... É razoável essa tua ir por causa da planta?...” (4.9).

Continua o sábio mestre: “... Tens compaixão da planta que te não custou trabalho, a qual não fizeste crescer, que numa noite nasceu e numa noite pereceu, e não hei de eu Ter compaixão da grande cidade de Nínive em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais? (4.10,11).

O Mesmo Deus que deu a ordem a Jonas, é o que nos deu a missão de fazermos discípulos a onde estamos e além do horizonte. 

O mesmo Deus que foi misericordioso para com o profeta, é o que nos perdoa e nos dá chances de obedecê-lo a cada dia.

O mesmo Deus que foi misericordioso para com um povo iníquo, é o que quer a salvação de todos e que vivam como perdoados que odeiam o pecado.

O mesmo Deus que deu uma lição de misericórdia ao “missionário sem misericórdia” é o que quer que tenhamos um coração perdoador e disposto a obedecer, ao invés de fugir por meio da procrastinação.

Eis um missionário que nos deixou um exemplo a não ser seguido e ... Graças a Deus, que nos mostrou como perdoar, nos usando como alvos de sua misericórdia.

__________________________________


Se você acabou de ler esta postagem, não vá embora sem deixar seu comentário. Dê a sua opinião, ela é muito valiosa para nós.
Se Deus tocou em seu coração, deixa Ele usar a sua vida.

Obrigado e volte sempre

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL