O QUE É SER UM MISSIONÁRIO




Ser chamado, escolhido, separado e preparado por Deus para levar a mensagem do Evangelho. 

O Evangelho de João é notável por suas quase quarenta referências de Jesus falando: "Aquele que me enviou" (Jo 4.34; 5.24; 6.38 etc.).

No Dicionário da Língua Portuguesa, missionário significa "pregador de missão cristã". É uma palavra que designa, em geral, uma pessoa comissionada e enviada com alguns encargos, especialmente religioso.

Equivale ao mesmo que mensageiro.
A palavra "missionário", deriva do latim, tem o mesmo sentido básico do termo grego "apóstolo" (enviado). Em termos bíblicos, "é ser chamado, escolhido, separado e preparado por Deus para levar a mensagem do Evangelho".

É ter o privilégio (dever) de poder levar "Pão" aos que têm fome e "Água" aos que têm sede de ouvir a Palavra de Deus (Am 8.11).

Missionário é toda pessoa que está empenhada com o anúncio do Evangelho. É o agente autorizado da Igreja e por ela enviado a proclamar a mensagem do Evangelho.

Missionário "É o enviado da igreja local para levar o Evangelho a pessoas de outro contexto cultural e geográfico".

Podemos definir o missionário da seguinte forma: "É aquele obreiro dotado do ministério apostólico (Ef 4.11), enviado como Barnabé e Saulo (At 13.1-3), que, no cumprimento da Grande Comissão e com a visão dos campos brancos, leva a mensagem do Evangelho até os confins da Terra (At 1.8)".

Outra definição é a seguinte: "Missionário quer dizer o que é enviado; no melhor sentido da palavra, é uma pessoa que atravessa, não somente fronteiras geográficas, mas lingüísticas e culturais".
Também, "missionário é aquele que possui uma mensagem divinamente autorizada com o propósito definido de evangelização e de fundação e edificação de igrejas".

Alguns motivos errados em se tornar um missionário podem ser:

1. O desejo de ser admirado e louvado por outros;

2. A busca por "auto-realização", sem levar em consideração o esvaziar-se a si mesmo (Fp 2.5-7);

3. A busca por aventura e excitação;

4. A ambição em expandir a glória e influência de uma igreja ou denominação em particular, ou mesmo de um país;

5. A fuga das situações desagradáveis do lar;

6. A esperança de sucesso profissional após um curto período de serviço missionário;

7. A culpa e o anseio pela paz com Deus por meio do serviço missionário.

Os motivos corretos para missões são:

1. O desejo de que Deus seja adorado e sua glória conhecida entre todos os povos da Terra;

2. O desejo de obedecer a Deus por amor e gratidão, por meio do cumprimento da Comissão de Cristo: "Ide e fazei discípulos de todas as nações" (Mt 28.19);

3. O desejo ardente de usar todos os meios legítimos para salvar os perdidos e ganhar não-crentes para a fé em Cristo;

4. A preocupação de que igrejas cresçam e se multipliquem e de que o reino de Cristo seja estendido por meio de palavras e ações que proclamem a compaixão e a justiça de Cristo a um mundo de sofrimento e injustiça.



Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL