O MISSIONÁRIO E A SUA IGREJA



O PAPEL DA IGREJA NA VIDA DO MISSIONÁRIO.



O RECRUTAMENTO
Achamos que tudo o que se precisa para alguém ser enviado é levantar a mão e dizer “eis-me aqui”. Há um processo que precisa ser desenvolvido com muito zelo para que o missionário vá. Este processo envolve a igreja, a família e o Preparo do Missionário.

Missionário é produzido primeiro e principalmente na igreja local. Ele não é produzido pelos seminários, escolas bíblicas ou no treinamento especifico. É a igreja que testifica a vocação.

O PREPARO
Não veremos um preparo bem sucedido enquanto não integrarmos estes 4 elementos.
A nossa maneira de pensar é achar que a melhor maneira de preparar alguém é envia-lo a um seminário ou instituto bíblico antes de começarem seu ministério e tendo terminado isso os soltamos. "Você está pronto."

Eu acho que precisamos agir diferente. Precisam primeiro ser identificados, autenticados e reconhecidos pela igreja local para depois irem para o treinamento formal.

Líderes, pastores e missionários não são produzidos por uma agência missionária, seminários ou escolas. Eles tem o seu lugar no processo, mas primeiramente são produzidos nas igrejas locais, que treinam, discipulam, reconhecem o seu chamado e os testam na vida pessoal e ministerial. Depois enviam para os centros de treinamento que os prepara o chamado especifico.



A SELEÇÃO

A igreja identifica o chamado missionário.
Muitos acham que tem um chamado. É papel da igreja identificar e testificar o chamado. Os prejuízos tem sido muito grandes porque muitos tem sido enviados sem terem sido chamados.

A igreja discípula o candidato.

Trata com a vida dele:

Com o caráter – honestidade, integridade, submissão...

Com os conflitos interiores – auto imagem, inseguranças, sexualidade...

Com o ministério - Evangelismo, discipulado, dons, batalha espiritual...

Com as habilidades - musica, arte, trabalho braçal, etc...

Essa ação da igreja na vida do candidato não pode ser substituída por ninguém, pois é na igreja que o candidato tira todas as mascaras e essa etapa é fundamental para os alicerces de um trabalho missionário bem sucedido. E isso leva tempo.

-     Jesus caminhou 3 anos com seus discípulos antes de enviá-los

- Paulo foi preparado por muito tempo antes de ser enviado aos gentios.


TREINAMENTO
Igreja e a escola missiológica

A durabilidade de um edifício depende dos seus alicerces. O alicerce no chamado então é:

Conversão: Experiência com Jesus

Crescimento na vida cristã: Discipulado

Treinamento bíblico: Bases bíblicas da vida cristã para apresentar o Evangelho de maneira clara aos que ainda não ouviram a mensagem de salvação.

Treinamento teológico e missiológico:

É importante o conhecimento teológico, principalmente em alguns países não ocidentais. A falta de conhecimento teológico tem causado alguns problemas sérios nos campos, gerando práticas distorcidas e tornando difícil a correção de práticas entre o povo que se esta evangelizando.

Claro que o diploma teológico dá vantagens, mas discordamos da idéia de que um missionário fará um trabalho melhor no campo somente por ter um diploma.

O melhor missionário nem sempre é o que mais estudou. O melhor missionário é aquele que é apaixonado pela causa de Jesus que é de alcançar os perdidos, tem um alicerce bíblico sólido, que conhece a igreja e sabe como ela funciona, que tem um espírito de servo, que se relaciona de modo eficiente e respeita o povo da cultura onde esta trabalhando.

Transcultural:

Antes de chegar ao campo, se o chamado é transcultural, o missionário deve ter um treinamento em alguma cultura diferente da sua para entender, aprender e se preparar para o que vai encontrar.

Na verdade o treinamento de um missionário dura a vida toda. Ele esta sempre aprendendo. Ele nunca para de aprender a nível espiritual, cultural, de vida, de sociabilidade, de relacionamentos, de vivência em equipe e isto começa na igreja, continua junto a agência missionária e segue para o campo.

O alicerce secular:

Pode abranger toda a bagagem de estudo, desde o primeiro grau até a faculdade ou pós graduação, incluindo uma experiência profissional.
No mundo transcultural, em alguns paises os missionários para serem respeitados precisam ter uma atividade profissional. Uma formação profissional otimiza a carreira missionária.

Muitas vezes pensamos: “deste jeito leva uma vida inteira para chegar ao campo”.

É verdade, leva muito tempo, mas precisamos pensar em enviar missionários para a vida inteira.

Um missionário de carreira é um processo, leva tempo. Compromisso missionário pressupõe permanecer no campo, superar o desgaste e viver de tal maneira que o campo se torna o lar e o lar se torna o campo.

Como nós vivemos num mundo de “instantâneos”, em que se faz as coisas num piscar de olhos, temos que nos lembrar que missionários não se fazem em seis meses.

O ENVIO
Agência e Igreja

Família:
É preciso estar envolvida emocionalmente e até mesmo financeiramente. É preciso entender o privilégio.
Igreja: O missionário precisa ser do coração da igreja.

Sustento: É responsabilidade da Igreja.

Culto de envio: Precisa ser uma festa.


PASTOREIO / SUPERVISÃO

-     Cartas;

-     Informações: revistas do país, boletins da igrja.

-     Visita;

-     Suprimento das necessidades;

-  Retorno.

CONCLUSÃO

Cumprir a Grande comissão de Jesus Cristo exige mais do que talvez pensemos. A Grande comissão é uma tarefa abrangente que deve ser realizada pela igreja de Jesus Cristo. Cada elemento é importante. Seleção, treinamento, envio, pastoreio, supervisão, cuidado pastoral são todos, facetas da mesma realidade.

A unidade do corpo de Cristo é a premissa na qual nos seguramos ao nos empenharmos em atingir este ideal.

O mundo será alcançado com mais facilidade se somarmos todos os nossos recursos. Cooperação e parceria serão necessárias. Todos nos precisamos contribuir para que seja estabelecido o alvo que a “gloria do Senhor cubra toda a terra”.


____________

Se você acabou de ler esta postagem, não vá embora sem deixar seu comentário. Dê a sua opinião, ela é muito valiosa para nós.
Se Deus tocou em seu coração, deixa Ele usar a sua vida.
Obrigado e volte sempre

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL