A FORMAÇÃO DO CARÁTER .....PARTE 1
A FORMAÇÃO DO CARÁTER NO PREPARO DO
LÍDER CRISTÃO
Toda educação tem por fim a formação do
caráter – de alcançar o homem na sua integralidade, com o objetivo de tornar o
homem um cidadão útil à sociedade.
A
educação cristã, teomissiológica, tem uma proposta ainda mais desafiadora. Além
de trabalhar com o individuo, com um ser psicossocial, afetivo e cognitivo,
trabalha com um ser espiritual.
Ela
tem a responsabilidade de formar um caráter, não apenas nos moldes da
sociedade, com os traços que delineiam os valores morais de um cidadão
consciente, mas é responsável também pela formação de um caráter num nível muito
mais elevado – “... Cristo em vós, a esperança da glória”; “... até que Cristo
seja formado em vós”; - “... até que todos cheguemos... à perfeita
varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Cl 1.27; Gl 4.19;
Ef. 4.13).
Até
hoje os educadores tropeçam nesta árdua missão. Com todas as mudanças e
inovações técnico-metodológicas no sistema educacional, ainda temos uma
educação voltada para as funções intelectivas.
Como
educadores cristãos, nós também temos tropeçado, e, na verdade, formamos em um
grau bem insignificante em comparação com o quanto informamos. Como “Platão
pressupunha que passamos a conhecer a verdade através da razão, este conceito,
traduzido em termos cristãos, relaciona a fé com atividade cerebral” (Bolt e
Myers, 1989:19).
POR
QUE TEMOS FALHADO NA FORMAÇÃO DO CARÁTER DOS NOSSOS ALUNOS?
A
questão não seria o mau uso que fazemos das Escrituras? Segundo Timóteo 3.16-17 “Toda Escritura
inspirada por Deus é útil, para o ensino, para a repreensão, para a correção,
para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e
perfeitamente habilitado para toda a boa obra”.
Até
que ponto usamos os documentos divinos para a formação do caráter? Até onde
promovemos a transformação dos nossos alunos pelo poder da Palavra? A Palavra
de Deus é útil porque foi escrita para ser aplicada à vida diária.
A
sua finalidade é levar o homem de Deus a perfeição em Cristo, torná-lo capaz de
satisfazer os requisitos de um bom ministro de Cristo, trabalhado no caráter,
aperfeiçoado nas virtudes, tratado nas vulnerabilidades, aprimorando no seu
potencial.
Neste
artigo, decidimos abordar este tema em duas partes:
(1)
O Ensino que Forma; e
(2)
O Contexto da Formação.
O ENSINO QUE
FORMA
Evidentemente
não vamos falar sobre o conteúdo do ensino, porque todos nós ensinamos o que
está escrito ou embasamos o ensino nas Escrituras. Nossa proposta não é,
portanto, abordar o ensino da Palavra, mas o ensino na Palavra; não o ensino
sobre a Verdade, mas o ser ensinado na Verdade; não ensinar acerca dela, mas
processar o conhecimento na sua essência de Verdade.
O
Ensino que forma é o ensino comprometido com a verdade no íntimo. “Tu amas a
verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria” (Sl 51.6).
Apresentamos alguns pontos ligados a esta verdade.
· NÃO DEVEMOS
ENSINAR A VERDADE ISOLADA NO TEXTO
A
verdade isolada do texto se constitui de fórmulas éticas e morais, de repetição
do pensamento pré-elaborado, da memorização e conceituação do conhecimento
divino.
Chamaríamos
este ensino de doutrinação, que priva o indivíduo de pensar e do direito de compreender.
É a forma tendenciosa e dogmática de ensinar.
· NÃO DEVEMOS
ENSINAR A VERDADE DESASSOCIADA DA VIDA
A
verdade desassociada da vida é limitada a um plano
teórico-nacional-dissertativo, distante da realidade do aluno, obedecendo
apenas a uma sessão normativa de conceitos, para a vida, mas sem vida, sem
condições de aplicação direta. É ensino da letra, bem contrastado entre o
ensino dos escribas e o ensino de Cristo.
· O ENSINO DA VERDADE CONFRONTA A PERSONALIDADE E
REVELA AS INTENÇÕES DO CORAÇÃO.
A palavra de Deus
é viva e eficaz... Apta para discernir os pensamentos e propósito do coração
(Hb 4. 12).
Na
prática da reflexão da Palavra, o aluno deve saber o que o texto diz a sua
verdade pessoal.
“Esquadrinhas
o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos” (SL 139.2).
A
verdade focaliza os lugares de reparo, trata com as causas e não com as consequências,
traz à memória a rachadura da construção da personalidade reativa a consciência
para o julgamento pessoal.
“O
homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por
ninguém” (I Co 2.15).
O professor não deve contentar-se com a
quantidade do programa passado nem com o sucesso da metodologia usada, mas com
o nível de compreensão ajustada à personalidade do aluno.
Esta compreensão se dá no nível da
consciência, tocando pela verdade as atitudes às vezes de forma feroz
reprovando, às vezes suave, aprovando.
Paulo
chamou o testemunho da sua consciência para provar aos Coríntios a sinceridade
e a simplicidade de Deus em sua vida (I Co 1.12). É o homem interior que se
avalia à luz do ensino e testifica a autenticidade do caráter cristão.
Ensinar
a verdade para tocar a consciência é treinar a faculdade íntima para discernir
o bem e o mal. Digo como o escritor de Hebreus 5.14: “...as faculdades
exercitadas para discernir tanto o bem como o mal”.
Não
o mal do bem, este qualquer ser moral pode distinguir, mas o bem que é mal, por
não ter a aprovação divina, ou o mal que é bem, para a lapidação pessoal. O
conteúdo transmitido não pode ser um fim em si mesmo. O aluno alcançado e
transformado pelo conhecimento, é o objetivo do ensino, que tem por fim a
glória de Deus.
· O ENSINO DA VERDADE BUSCA A IDENTIDADE REAL.
“Já
não vivo eu, mas Cristo vive em mim (Gl. 2.20)”
Quem
ensina a verdade tem compromisso de reproduzir o caráter divino no humano. È
formar a consciência de ser e existir em Deus, de ter nele a razão, a origem, o
meio e o fim da existência.
Não
é ensinar para fazer bem, instruir para produzir, mas ensinar a ser, que tem
como consequência o fazer que produz.
O
ser identificado com Cristo, possui o perfil de virtudes que são aprendidas na
experiência pessoal, no processo de santificação e abstração de si mesmo para a
formação dEle. È viver acima da natureza humana, superando cada fraqueza para
que a natureza divina seja desenvolvida. Jesus, a “si mesmo se esvaziou,
assumindo a forma de servo, tornando-se semelhança de homem” (Fp 2.7).
A
identificação com Cristo é o modelo da transparência divina que projeta a
imagem da personalidade real. “Somos
transformados de glória em glória na mesma imagem como pelo Espírito do Senhor”
(2 Co 3.18).
É
ter em si o testemunho de Cristo confirmado na vida pessoal, e a confirmação de
Cristo no nosso testemunho (I Co 1.6-8).
Ensinar
a busca da identidade em Deus é incentivar o aluno a manter uma íntima comunhão
com Cristo pela oração e meditação da Palavra, no seu momento a sós com Deus.
É
reforçar sempre, que a “nossa suficiência e capacidade vem de Deus (2 Co 3.5),
para preveni-los da vaidade, própria da aquisição do saber” “...O saber
ensoberbece” lembra-nos Paulo em 2 Coríntios 8.1, e permitir que a graça seja a
geradora de todo o potencial que precisamos ter, e a honra, tributo somente a
Deus oferecido.
· O ENSINO QUE FORMA O CARÁTER É O ENSINO QUE FAZ
CONHECER A DEUS E NÃO SABER SOBRE ELE
O
ensino que forma o caráter leva ao conhecimento pessoal de Deus que alcança a
mente, as emoções e a vontade. “Por mais que sejam verdadeiros os pensamentos
do homem acerca de Deus, se ele ignorar a parte emocional, na realidade não
conhece o Deus que ocupa a sua mente”. (J.I. Packer, 1980:33).
Todo
processo de ensino-aprendizagem deve conter três elementos: o cognitivo; o
afetivo e o motor. Cognição, emoção e prática. È preciso passar da mente para o
coração, do mundo pessoal para o social, do abstrato para o concreto.
O
Senhor Jesus, quando ensinava conduzia a mente a questionar e a indagar, porque
aguçava o raciocínio e promovia a compreensão.
Disse
Pedro, “Senhor, para quem iremos nós, só Tu tens a Palavra de vida eterna”
(Jô 6.68).
Ele
estimulava o desejo, aflorava o sentimento e “... as multidões se
maravilhavam da sua doutrina” (Mt 7.28). Ele desafiava a ação.
“Compreendeis o que vos fiz, como eu vos fiz, fazei vós também” (Jô 13.15). O
ensino exposto deve ser autenticado na emoção e na ação.
“Todo
conhecimento precisa ser aplicado, não fazer isso é pecado” (Martin Lloyd
Jones, 1993:61).
Todo
conhecer deve ser percebido no nível dos sentidos. O Deus Pai de todos, é o meu
Deus de quem sou e sirvo. O Deus que comissiona, não quer apenas ser obedecido,
mas, amado. “Pedro, tu me amas... Apascenta as minhas ovelhas” (Jô 21.15-17).
Conhecer
a Deus é necessariamente amá-lo. Podemos aprender sobre Deus, mas nunca vamos
conhecê-lo se a nossa alma não se comove com a revelação da sua graça, se não
somos tocados por sua bondade, e se não nos relacionarmos com Ele como uma
personalidade inteira.
A
teologia de Jesus é fundada, expressa e entendida numa relação íntima, amorosa
e sensível com o Pai. A teologia paulina é pontilhada por interação profunda
com a compaixão de Deus. A teologia joanina exclui toda a prática religiosa,
toda piedade humana ao conhecimento do amor ao Deus revelado na Escritura e
comover o coração de “estranháveis afetos” de compaixão pelo pecador perdido.
Um
grande mal da educação medieval foi apelar para a razão como se ela fosse a
única produtora do conhecimento. O conhecimento adquirido era comprovado pelo
conhecimento exposto. Hoje a educação busca provar o conhecimento pela
experiência vivida. A Escritura nunca foi diferente.
O
conhecimento só é conhecimento quando produz vida. “A vida eterna é esta,
que te conheçam a Ti como único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem
enviaste” (Jô 17.3).
· O ENSINO DA VERDADE PROMOVE UM CARÁTER PROVADO
Falando
sobre Timóteo, Paulo diz: “E conheceis o seu caráter provado...” (Fp.
2..20-22). Provado na Palavra para ser aprovado por ela. Para formar um obreiro
maduro, Deus testa na Palavra. Não um teste de avaliação quantitativa, quando
sabemos sobre ela, mas um teste de qualidade, quanto vivenciamos dela. Os
grandes homens de Deus foram testados na Palavra (Sl 105.17-19). A Palavra de
Deus os provou.
Provou
pela Palavra, significa confessar a sua veracidade, quando a situação vivida
não entra em concordância com ela. É confessar que o Senhor supre cada uma das
necessidades e estar em privação, para “aprender a viver contente em toda e
qualquer situação”, aprender a satisfação em Deus e não em bens materiais.
“Tanto
sei estar humilhado como honrado, de tudo em todas as circunstâncias já tenho
experiências” (Fp 4.11-12).
É
aprender a ter motivação em Deus não nas situações ou apreciação humana.
Treinar na Palavra é ensinar o exercício da piedade (I Tm 4.7).
O
alvo é ser provado pela Palavra na esperança do seu cumprimento. Mesmo quando o
tempo do cumprimento se distancia da voz profética e o cenário de operação
parece contrário, o servo de Deus afirma a promessa.
Abraão
recebeu a Palavra de possuir a terra por herança, mas peregrinou na terra da
promessa como em terra alheia (Hb 11.9). O treinamento na Palavra é um teste de
fé.
Se
nossos alunos são ensinados na Palavra no fim do curso, sua fé deve ter sido
desenvolvida, porque a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus.
Provado
na Palavra na percepção pessoal é aquela que é testado no manejo das
Escrituras, naquilo que lhe diz respeito. É identificar no texto os propósitos
estabelecidos por Deus para a sua vida e ministério.
Jesus
se via nos profetas e nos salmos. Ele entrou na sinagoga e disse “Hoje se
cumpriu esta Escritura” (Is 61.1). O relacionamento com a Palavra nos
identifica com ela e faz o confronto do nosso espírito com o Espírito dela. Ela
é o nosso espelho. Enganamo-nos quando procuramos o texto para que ele confirme
nossas decisões e reforce nossos valores.
Moisés
se via o introdutor do povo na terra prometida, mas o Senhor lhe disse “Tu nela
não entrarás” (Dt 34.4).
Davi
se via o construtor de uma casa para Deis e fez grandes preparativos, mas o
Senhor lhe disse: “Tu não edificarás casa a meu nome” (I Cr 22.10).
Perceber-se
a si mesmo na Escritura é descobrir os propósitos pré-estabelecidos por Deus
para o cumprimento da vocação. “Há diversidade de ministérios, mas é o mesmo
Espírito que distribui particularmente a cada um como quer” (I Co 12.5 e 11).
Jesus
andou em obediência a Palavra e tudo que fez foi para que se cumprissem as
Escrituras (Lc 22.44; Mt 26.54). O treinamento na Palavra é fazer o aluno ver o
que o texto diz a seu respeito, e ensiná-lo a buscar a revelação da Palavra com
um coração humilde e disposto a obedecê-la (Mt 11.26-27). “Graças te dou ó
Pai... porque revelaste aos pequenos” (Mt 11.26-27). “Se alguém quiser fazer a
vontade de Deus, conhecerá a respeito da doutrina...” (Jô. 7.17).
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Durvalina Barreto Bezerra tem estado envolvida no preparo missionário
por muitos anos. Uma das primeiras escolas a se preocupar com preparo
missionário foi o Instituto Bíblico Betel Brasileiro em João Pessoa, onde
Durvalina era a deã acadêmica. Atualmente Diretora do Seminário Betel
Brasileiro em São Paulo, Coordenadora Geral do Ensino do Instituto Bíblico
Betel Brasileiro, e Coordenadora da Rede de Mobilização de Mulheres de Ação
Global no estado de São Paulo.
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