GANDE COMISSÃO OU GRANDE OMISSÃO?
GRANDE COMISSÃO OU GRANDE OMISSÃO, QUAL DELAS VOCÊ ESTÁ CUMPRINDO?
Eu sei que muitas vezes oramos para Jesus visitar os hospitais, os presídios, as escolas, etc., e converter os corações a Ele; mas se for assim, que grande comissão há nisso?
O Senhor Jesus veio à terra e cumpriu o ministério que lhe foi dado, nos mostrou como fazer a obra de Deus (Lc 4:18,19); depois disso Ele fez a grande chamada, Ele deu início a conhecida grande comissão que hoje pregamos.
E
Jesus veio e lhes falou, dizendo: Foi-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto, ide, ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e
do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a observar todas as coisas que
eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco sempre, até o fim do
mundo Amém. (Mateus 28:18-20 KJF)
Se você ainda se pergunta qual é a grande comissão, saiba que não é orar para que o Senhor Jesus vá até certas pessoas necessitadas, mas sim ir até elas e ensinar-lhes as palavras de Cristo, pois o próprio Senhor nos enviou a isso!
Então, disse Jesus novamente: Paz seja convosco; assim como meu Pai me enviou, também eu vos envio. (João 20:21 KJF)
Enquanto não compreendermos isso, enquanto ficarmos só dentro dos templos das igrejas apenas orando, o mundo vai continuar sendo vencido pelo maligno, e pouca será a manifestação do reino de Deus!
A verdade é que temos preguiça ou medo de cumprir a grande comissão de verdade, e camuflamos isso fazendo apenas orações e cultos nos templos das igrejas, para assim conseguirmos nos justificar de alguma forma.
Mas sendo assim, na verdade, estamos cumprindo a grande comissão ou a grande omissão?
A grande comissão é ir a quem está necessitado, a quem está perdido e desviado do caminho de Deus e trazer-lhe a este caminho novamente, pregando o evangelho.
Leia alguns textos bíblicos que falam isso.
- Em Mateus 25:34-40 Cristo afirma que nós é que devemos ir aos necessitados para ajudá-los, suprindo suas necessidades básicas, evangelizá-los e restaurá-los a Deus;
- Em Atos 20:35 o apóstolo Paulo dá-nos o próprio exemplo de que devemos apoiar os fracos/enfermos, e trabalhar muito ajudando-os, assim como Cristo fez também;
- Em 2 Coríntios 5:18-20 o apóstolo Paulo afirma que Deus confiou a nós a palavra da reconciliação para com Ele, e é esta mesmo que devemos anunciar;
- O apóstolo Tiago destaca que devemos ir, visitar e cuidar de órfãos e viúvas, podemos incluir também outras pessoas com necessidades semelhantes (Tiago 1:27)
- Em Tiago 5:14-16 está escrito que nós devemos ir até os enfermos, orar por eles, ajudá-los e orientá-los na confissão e arrependimento de seus pecados, para que sejam curados em nome de Jesus.
- Em Tiago 5:19-20 o apóstolo dize-nos que é um excelente trabalho ir e convencer o pecador de seus pecados, levando-o a restauração à Deus.
Estes versículos acima são só alguns exemplos de como devemos cumprir a grande comissão, pois todo aquele que foi alcançado pelo evangelho deve ser também um portador do evangelho, de uma forma ou de outra.
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Como então eles invocarão aquele em quem não creram? E como eles crerão naquele de quem não ouviram? E como eles ouvirão, se não há quem pregue?
E
como eles pregarão, se não forem enviados?
Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que pregam o evangelho de paz,
dos que trazem boas notícias de boas coisas. (Romanos 10:13-15 KJF)
O propósito de nosso Senhor Jesus é que o evangelho seja pregado por toda igreja, em todos os lugares e a todas as pessoas.
A igreja, isto é, nós somos o método que Deus quer usar para pregar Sua Palavra a todos, ordenando que se arrependam! (Atos 17:30)
Pode ser dura essa realidade, mas uma igreja que não evangeliza, ainda necessita ser evangelizada!
A igreja é ou um corpo missionário, ou um campo missionário
Infelizmente muitos crentes hoje em dia estão se conformando apenas em cumprir suas rotinas e suas obrigações dentro do templo da igreja, e isso já lhes basta, quando na verdade a missão da igreja é desinstalar-se de dentro do templo e, no decorrer de sua caminhada e do seu dia a dia, pregar o evangelho, fazendo novos discípulos!
Este conceito de pregar durante o cotidiano é parecido como quando Jesus enviou seus doze discípulos à pregar em Israel: “e, enquanto forem, pregai, dizendo: O reino do céu tem-se aproximado.” (Mateus 10:7 KJF)
Na verdade a igreja não deve só satisfazer-se em encher seu templo de pessoas, mas sim enviar pessoas para fora dele à evangelizar, pois a grande comissão não é pregar a denominação da igreja nem seus trabalhos particulares para encher o templo, mas pregar o arrependimento de pecados, no nome do Senhor Jesus Cristo, e a reconciliação com Deus!
e disse-lhes [Jesus]: Assim está escrito, e assim convinha que o
Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome
se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por
Jerusalém. (Lucas 24:46-47 KJF)
colchetes
do autor.
Nosso Senhor não precisa de admiradores ou fãs, nem tão pouco se impressiona com multidões, mas Ele quer discípulos, seguidores!
Ele pregava para multidões, como no sermão do monte em Mateus capítulos 5 até 7, mas também pregava para pessoas em particular, como para a mulher samaritana em João 4 e o endemoninhado gadareno em Marcos 5.
Aqueles que creem precisam ser integrados à igreja por meio do batismo no nome do Senhor Jesus (At 2:46; 1 Co 14:26; Hb 10:25).
O batismo não salva, mas é testemunho da salvação; não é o conteúdo da salvação (Cristo é), mas é o sinal dela (Rm 6:4).
Aqueles que são batizados precisam ser instruídos na Palavra de Deus, ou seja, tornarem-se verdadeiros discípulos, seguidores de Cristo! (1 Co 11:1)
Nós não somos o que conhecemos ou falamos, somos o que fazemos! Por isso é importante sermos iguais a Cristo! (Ef 5:1)
Os demônios se prostram em terra e são expulsos no nome de Jesus, mas muitos crentes infelizmente resistem ao chamado/mandato dele ou se acovardam, em vez de cumprirem a grande comissão estão cumprindo a grande omissão!
Qual das duas você tem cumprido?
“COMO E ONDE EU POSSO CUMPRIR A GRANDE COMISSÃO AFINAL DE CONTAS?”
Muitas pessoas ficam frustradas por não estarem conseguindo cumprir a grande comissão que o Senhor Jesus nos deu, isto é, evangelizar, fazer discípulos.
Boa parte dessa dificuldade de evangelizar se dá devido ao mau hábito que temos hoje em dia de pensar que evangelismo é só ir à rua em momentos específicos, entregar panfletos para as pessoas e tentar pregar a Palavra de Deus para elas.
Mas cumprir a grande comissão/evangelizar está muito mais ligado aos dons que Deus te deu, ao ministério para o qual Ele te chamou.
Leia 1 Coríntios 12:4-11, Efésios 4:11-15 e Romanos 12:5-8 e você descobrirá que precisa saber de Deus para o que Ele te chamou, pois dessa forma conseguirá cumprir a grande comissão, evangelizar/pregar a Palavra para alguém com mais facilidade/naturalidade, pois poderá fazer isso com foco naquilo que você realmente é bom em fazer.
Portanto, irmãos, procurai diligentemente firmar o vosso chamado e eleição; porque, se fizerdes isso, jamais caireis. (2 Pedro 1:10 KJF)
Como você poderá fazer cada vez mais firme o teu chamado e vocação, se você nem ao menos sabe para o que Deus te chamou?
Como você poderá cumprir a grande comissão se nem ao menos sabe para o que é útil nela?
Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
E
Deus colocou alguns na igreja, primeiro apóstolos, em segundo lugar, profetas,
em terceiro, mestres, depois milagres, depois, dons de curar, de ajudar, de
governar, de diversidades de línguas.
São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? São
todos operadores de milagres?
Têm
todos do dom de cura? Falam todos em línguas? Fazem todos interpretações?
Portanto, procurai fervorosamente os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente. (1 Coríntios 12:27-31 KJF)
Uma vez que você já sabe para o que Deus realmente te chamou, é hora de amadurecer nisso!
Assim também vós, que sois zelosos dos dons espirituais, procurai tê-los em abundância, para a edificação da igreja. (1 Coríntios 14:12 KJF)
Se este estudo te ajudou a compreender melhor o que é a grande comissão e te encorajou a cumpri-la, compartilhe com seus irmãos em Cristo para que sejam encorajados também!
Este estudo bíblico foi inspirado no livro Gotas de alegria para a alma, de Hernandes Dias Lopes, pág. 186.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante para melhorarmos o nosso trabalho.
Obrigado pela visita, compartilhe e
Volte Sempre.