DISCÍPULO X DISCIPULADO

 


ESTRATÉGIA NA MISSÃO TRANSCULTURAL

 

1.  OS ALVOS CERTOS

 

A Grande Comissão determinada por Jesus Cristo encontra-se em (Mt 28.19-20), (Mc 16.15-16); (Lc 24.47) (Jo 20.21) e (At 1.8).

Se tomarmos Mt 28.1-20 como ponto de partida: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando—as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado e eis que estou convoco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém”.

Nesta passagem existem quatro verbos de ação: ir, fazer discípulos, batizar e ensinar. No original grego um está no modo imperativo e os outros três são particípios presentes (semelhante ao gerúndio).O imperativo, fazer discípulos, é o âmago da ordem. Os particípios presentes, indo, batizando e ensinando, são verbos que estão subordinados ao verbo principal.

Fazer discípulos é, portanto, o objetivo, o fim. E o alvo certo da estratégia de missões. Ir, batizar e ensinar são os meios a serem usados na consecução do fim. São também componentes necessários da estratégia missionária, mas não são fins em si mesmos.

As passagens da Grande Comissão em (Mc 16.15-16) repete batizar, e acrescenta pregar. (Lc 24.47) repete e acrescenta testemunhar. (Jo 20:21) menciona enviar. (Atos 1: 8) repete testemunhar e acrescenta o aspecto geográfico de Jerusalém, Judéia, Samaria e até aos confins da terra. “O erro maior na estratégia missionária contemporânea é a confusão dos meios com o fim na interpretação da Grande Comissão”.

Pregar o evangelho a multidões quer sua pregação faça ou não discípulos. Uns contam com avidez as decisões muito cuidadosamente, mas não empreende o mesmo esforço para apresentar relatório estatístico sobre discípulos. Quanto à luz da Grande Comissão, o Senhor da Seara está mais interessado em discípulos e não simplesmente em decisões.

Objetivo fim da Grande Comissão é, portanto fazer discípulos. No Novo Testamento o significado básico é o do cristão verdadeiro, regenerado. Toda pessoa cujo nome está escrito no Livro da Vida do Cordeiro é discípulo.

Há uma grande diferença entre “fazer discípulos” com discipulado. O primeiro é o alvo certo da Grande Comissão, a seguir eles começam a trilhar a estrada do discipulado que dura a vida inteira. (Atos 2.41) quase 3.000 discípulos. Por quê? Confira (Atos 2.42) e (João 13.35); logo não foram simples decisões.

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL