VANTAGENS DO SACRIFÍCIO MISSIONÁRIO

 


 ALGUMAS VANTAGENS PESSOAIS DO

SACRIFÍCIO MISSIONÁRIO 

 

Ao analisarmos as palavras de Paulo na 2 Carta aos corintios, capítulo 4.16 e 5.17, são muitos e imensos os problemas a que estão sujeitos aquele que se envolve na vida missionária, seria natural que alguém desanimasse, livrando-se de toda maneira da obrigação de enfrentar desafios tão difíceis.

Mas quando pensamos no que Paulo se refere ao versículo (16) do capítulo 4 da sua segunda carta aos Corintios, quando diz: "Por isso, não desanimamos" entendemos que o Apóstolo pensava diferente.

Ele estava pensando nos incentivos alistado nos versos anteriores. Mas logo acrescenta outras motivações que ele antecipa com ardor.

PRIMEIRO, ele menciona a perspectiva de um moribundo que está prestes a ser galardoado com tesouros inefáveis.

O "HOMEM EXTERIOR", isto é, a pessoa física do obreiro, está se corrompendo. Tem poucas chances de sobreviver até a velhice. Porém, o “HOMEM INTERIOR" (O VERDADEIRO "EU" que não morre), se renova todo dia.

Busca nova vitalidade da sua fonte Jesus Cristo. Em vez do desânimo, busca novas doses de energia e motivação, através da esperança de um futuro maravilhoso.

SEGUNDO, Paulo propõe uma comparação entre seus sofrimentos e o "PESO DE GLÓRIA" que receberá em troca de tudo que sofre. A “TRIBULAÇÃO”, vista deste ângulo, perde sua importância. É leve e momentânea, enquanto a "GLÓRIA" é pesada e eterna.

Por que se fala de glória pesada?

No hebraico, a palavra “kabodh” significa "peso" e "glória". Existe no cerne do termo o conceito de tesouro que se media pelo peso.

No sentido figurado, a riqueza que torna um homem notável, honrado e importante, é semelhante ao reconhecimento que Deus dará aos Seus servos fiéis. Diante de tal riqueza de glória, que Paulo aguarda, os sofrimentos desta vida praticamente chegarão a seu fim. E são leves demais para serem percebidos.

Sua duração é tão curta que permanecem na memória apenas como episódios que aconteceram rapidamente. A eternidade neutralizará o sofrimento da aflição e galardoará com as palavras do Senhor, "MUITO BEM, SERVO BOM E FIEL". Infinita satisfação e alegria recompensará todo o sacrifício que os missionários tenham passado.

TERCEIRO, ao apontar para o alvo de sua visão, Paulo não atenta "NAS COUSAS QUE SE VEEM, MAS NAS QUE SE NÃO VEEM" (v. 18). Ou seja, ele não valoriza os valores do mundo físico que dão prazer à carne e aos olhos (1Jo 2.16).

As belezas das coisas temporais só podem ser passageiras. As realidades do céu são eternas, infinitamente mais prazerosas, e, melhor ainda, nunca terão fim.

Não é de se admirar que Paulo se anime diante da perspectiva da glória futura (Rm 8.21).

QUARTO, o apóstolo afirma que é de conhecimento geral entre os cristãos que ao se desfazer "DESTE TABERNÁCULO", nossa existência no corpo físico, herdado de nossos pais, não deve ser encarada como uma tragédia. O crente não deve ver a morte como uma inimiga terrível. Pelo contrário, temos um "edifício da parte de Deus, casa não feita por mãos, eterna, nos céus". Esta casa substituirá a casa de carne “nosso corpo físico” que é desde o início condenada à morte. Essa nova casa celestial tem dois aspectos. Um é o corporativo, tal qual se encontra na frase familiar, "CASA DO MEU PAI" (Jo 14.1).

Após a morte, não ficaremos desabrigados e solitários. Seremos inseridos numa casa-templo (cf. Mc 14.58), onde adorar será o nosso maior prazer (comp 1Pe 2.4, 5).

Mas não deve se restringir esta menção de casa eterna ao corporativo, ou igreja celestial. Jesus interpretou:

"A CASA NÃO FEITA POR MÃOS" como o corpo glorioso que ressurgiu do túmulo de José (Jo 2.21).

O corpo glorioso da ressurreição não terá nenhuma das características deprimentes deste corpo de humilhação (Fp 3.21).

Esta "HABITAÇÃO CELESTIAL" nos atrai (2Co 5.2). É um revestimento (2Co 5.4) e não uma anulação da personalidade que portamos nesta vida.

A verdade é que gememos neste "TABERNÁCULO", isto é, o corpo que sofre as aflições que os obreiros têm que suportar.

Paulo não almeja ser despido (v. 4), mas aguarda o momento em que o mortal será absorvido pela vida (v. 5).

A existência sem o corpo não é a bendita esperança do cristão. Um estado "intermediário", não atrai o apóstolo. Sua escatologia culmina na ressurreição.

O recebimento do Espírito Santo marca a garantia que Deus realizará tudo que Ele nos prometeu. "PENHOR" trata de uma espécie de sinal pago em antecipação do pleno recebimento do que foi contratado. O "bom ânimo" (v. 6) é consequência desta confirmação da futura alegria perfeita com o Senhor (1Co 13.12). Ficar vivos na terra, "NO CORPO" (v. 6), significa "AUSÊNCIA DO SENHOR", somente no sentido que nossa comunhão agora é parcial e imperfeita. Quando o Senhor voltar essa parcialidade passará para perfeição total (1Co 13.10-12).

Experimentaremos uma nova dimensão da realidade, quando todo pecado e empecilho que nos separam do Senhor serão retirados.

Todas as glórias do futuro podem ser vistas apenas pela fé (v. 7). Por isso, Paulo desvia sua atenção das cousas visíveis, andando e vivendo em plena confiança nas promessas de Deus (v. 8, cf. 4.18).

"DEIXAR O CORPO" na morte é o meio pelo qual o crente chega a "HABITAR COM O SENHOR".

Quem tem medo disso? Porque nós nos apavoramos diante do sinistro anjo da morte? O aguilhão da morte foi retirado pela cruz e pela ressurreição de Cristo (cf. 1Co 15.55).

As vantagens desta atitude são incalculáveis para os que se dedicam ao serviço do Senhor em terras hostis e perigosas. Consideremos as palavras de John Paton, quando respondeu à objeção de um cristão velho que disse, "você será comido por antropófagos!"

"Senhor Dickson, o senhor já está avançado em idade, e sua perspectiva é de logo ser deitado num túmulo e ser comido por vermes. Eu confesso ao senhor que, se eu puder viver e morrer servindo e honrando o Senhor Jesus, não fará diferença para mim se eu for comido por antropófagos ou vermes, e no grande dia meu corpo ressurreto levantará tão belo como o seu, na semelhança de nosso Redentor ressuscitado".

Duas vezes Paulo emprega o vocábulo, "plena confiança" (grego, tharrouomen, vv. 6, 8).

Comunica uma idéia de alegria e bom ânimo, a atitude predominante em todo este trecho. Subjaz sua gratidão e ações de graça perenes (cf. 2.14).

Vemos aqui justamente a percepção que os apóstolos têm da vantagem de ser cristão e servir a um mestre que recompensa muito melhor do que se ousa esperar (cf. Mt 20.15).

Paulo não determina que estar morto é melhor do que estar vivo. Não especula acerca do estado desencarnado.

Mas uma ambição central domina sua mente: a de ser agradável ao Senhor, seja no corpo ou desencarnado, isto é, "ausente".

Aos Filipenses, Paulo também deixa transparecer a sua ambivalência sobre um futuro não revelado. "Morrer é lucro" no sentido que Paulo estará com Cristo, mas fruto para o seu trabalho exige viver na terra (Fp 1.20-24). Assim, vemos novamente que a vantagem de ser servo do Senhor engloba a existência na carne e a ausência dela, porque Paulo afirma a possibilidade de agradar a Deus em ambos estados.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL