CURIOSIDADES CULTURAIS PELO MUNDO

 


Nos países do Oriente Médio é melhor estar atento aos detalhes. Nunca mostre a sola dos sapatos ao cruzar as pernas, estará assim, insultando o seu anfitrião, pois a sola é a parte mais baixa do corpo e que tem contato com o chão, portanto a mais suja. É proibido comer ou beber em público durante o período do Ramadã, que vai desde o raiar até o pôr do sol. O que também é valido para os turistas. 

Neste período, nem os restaurantes abrem. Quem desacatar a ordem esta sujeito a pagar multa. Mas logo depois do pôr do sol, vem a melhor hora, da janta e o jantar é uma grande festa de confraternização!

 

Nos países Árabes também é comum não fazer uso da mão esquerda, pois é considerada impura destinada à higiene pessoal. Portanto, não receba ou ofereça nada com esta mão.

Também é considerada extrema falta de educação apontar usando o dedo indicador. Para sinalizar, dar ou pedir indicações melhor usar a mão inteira para mostrar a direção. Antes de uma reunião de negócios, é comum e sinal de educação compartilhar uma xícara de café ou chá de menta. Também é melhor nunca, jamais utilizar a mão esquerda para comer ou para dar e receber algo.

Já nos países Muçulmanos o ideal é estar atento ao trato entre homens e mulheres e manter uma distância respeitosa entre sexo oposto.

Nos transportes públicos, pessoas do sexo oposto não se sentam lado a lado. Para os homens nada de andar nas ruas encarando as mulheres.

 Já as mulheres devem ter uma atenção especial já que existem muitas restrições na vestimenta e atividades para as mulheres.

 Muitas mulheres muçulmanas só podem sair acompanhadas de outra mulher ou do pai, marido, irmão ou outro parente do sexo masculino.

Quando for visitar templos budistas como na TailândiaMianmar, por exemplo, o ideal é sentar em posição de meditação ou dobrando os joelhos e sentando sobre os pés, pois você nunca deve mostrar o solado do pé para imagens do Buda.

 Para visitar templos é necessário tirar os calçados e nada de bermudas ou regatas, o ideal é usar calças e blusas de manga.

 Na China deixar de beber todo o conteúdo do cálice num brinde é sinal de grave ofensa. Não nasci na China mais também considero imperdoável!
 
Em Hong Kong a pechincha é permitida no comércio de rua e os descontos podem chegar em até 30%! Mas em lojas dentro de shoppings essa atitude é ofensiva.

Na Venezuela é melhor não ser tão pontual quando receber um convite para um almoço ou jantar. Lá um convidado que se adianta ou chega na hora marcada é considerada uma pessoa ansiosa e gananciosa.
 
Ao contrário de outros países onde derrubar sal pode significar má sorte, no Egito o uso exagerado do sal é falta de educação e pode se transformar em um insulto. Se você for convidado para comer, melhor não abusar do sal, colocar muito sal na comida servida pode fazer com que o anfitrião pense que a visita você não gostou da comida e isso é considerado uma grande ofensa.

Na Índia encarar pessoas nas ruas é considerado uma forma de humilhação.
 

Quando na Tailândia, se resolver comprar imagens de Buda não carregue em sua bagagem de mão nos aeroportos, pois podem ser confiscadas. Para eles as imagens do Buda devem ser respeitadas e veneradas e são consideradas sagradas, em teoria não permitem o uso decorativo e venda como souvenir. Se você comprar, melhor colocar na mala que será despachada.

Quando na Coréia do Sul não mantenha uma conversa com as mãos nos bolsos ou para trás. É considerado como uma postura mal educada e grosseira.
 
Já no Japão se for presentear alguém melhor que não seja com um relógio, para os japoneses eles simbolizam a morte.  Se receber um cartão de visitas segure-o na mão. Colocar no bolso ou escrever sobre ele, é sinal de grosseria.
 
Na Tailândia o tom pode mudar o significado de uma palavra. Melhor sempre falar devagar e pausadamente. E não se assuste com as perguntas invasivas, os tailandeses podem fazer perguntas muito pessoais, mas não é para causar constrangimento, é a forma que demonstram interesse em conhecê-lo melhor.

Ainda na Tailândia, lá se come com colher e garfo, sendo que o garfo serve apenas para colocar a comida na colher, e não vai à boca.

Na Indonésia é melhor deixar as intimidades para lugares privados, apesar das paisagens paradisíacas e todo o clima que contribui diretamente para um clima mais romântico, na Indonésia os casais não devem se beijar em público.
 
Mulheres menstruadas e bebês com menos de 12 dias também não estão permitidos a entrar nos templos da Indonésia.
 
Quando estiver na Zâmbia não pense em recusar comida e o mais curioso, o convidado deve pedir a comida, já que é indelicado que o anfitrião a ofereça primeiro. 
 
No Haiti às 8h00 e às 18h00, soa uma corneta para indicar o momento do cerimonial à bandeira, onde a bandeira é hasteada. Se você estiver nas redondezas, mesmo que seja de carro, o ideal como forma de respeito é parar o carro, sair e esperar alguns minutos.
 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL