OREMOS PELOS POVOS NÃO ALCANÇADOS

Hausa no Níger

Hausa



Hausa no Níger

 

Nome da pessoa:

Hausa

País:

Níger

Janela 10/40:

sim

População:

12.100.000

População mundial:

50.313.000

Idioma Principal:

Hausa

Religião primária:

islamismo

Seguidores Cristãos:

2,00%

Evangélicos:

1,60%

Escritura:

Bíblia completa

Áudio Online NT:

Não

Filme Jesus:

sim

Gravações de áudio:

sim

Grupo de Pessoas:

Hausa

Bloco de afinidade:

Povos Subsaarianos

Nível de progresso:

Introdução / História

O povo do Níger pertence a muitos grupos étnicos diferentes, cada um com sua própria língua e costumes. Um desses grupos é o Hausa. Eles são o maior grupo étnico da África Ocidental, uma grande maioria dos quais são muçulmanos.

Eles são originários de "Hausaland", uma região que cobre 75.000 milhas quadradas e se estende pelas fronteiras do Níger e da Nigéria. De 1890 a 1960, Hausaland foi dividido em dois estados soberanos sob o domínio francês e britânico. Depois de 1960, uma se tornou a República Federal da Nigéria e a outra, a República do Níger. Embora o francês seja a língua oficial do país, o hausa é a língua comercial.

Alguns presumiram erroneamente que Boko Haram vem do Hausa porque o próprio termo vem da língua Hausa. Mas Boko Haram é principalmente de Kanuri e Fulani, bem como de outras tribos.

Como é a vida deles?

Os Hausa são principalmente agricultores e pastores ou comerciantes. Entre os agricultores e pastores, dois terços têm empregos não agrícolas adicionais. Os mercados são uma parte tradicional da sociedade Hausa, tendo significado social e econômico. Amigos e parentes do sexo masculino se reúnem lá para discutir assuntos da aldeia, enquanto mulheres solteiras jovens e bem vestidas passam para ver e serem vistas.

A maioria dos Hausa vive em vilas rurais com populações que variam de 2.000 a 12.000. Tanto dentro como fora das aldeias, um terço a metade da população vive em pequenas propriedades agrícolas compostas por famílias extensas. Essas unidades econômicas baseadas em parentesco vivem sob a autoridade do chefe da família do sexo masculino.

Nas relações matrimoniais, parentes próximos, de preferência primos, são escolhidos como parceiros. É uma sociedade patrilinear, ou aquela em que a linha de descendência é traçada através dos homens. As meninas costumam se casar com idades entre 12 e 14 anos. Infelizmente, cinquenta por cento das mulheres são divorciadas; mas porque há muita pressão para se casar e ter filhos, a maioria deles se casará novamente. No Níger, o estado civil de uma mulher determina sua importância social.

Os Hausa do Níger adotaram a tradição kulle do Islã, o que significa que eles isolam suas mulheres. Isso não significa reclusão total; eles são livres para visitar uns aos outros à noite e fazer visitas prolongadas aos parentes. Muitas das mulheres na verdade preferem o isolamento porque as libera do trabalho duro no campo e permite que gastem suas energias em atividades econômicas pessoais.

Os muçulmanos Hausa são conhecidos por serem hospitaleiros com estranhos. No Níger, tornou-se até uma fonte de orgulho nacional. Na língua Hausa, uma palavra, bako, é usada para definir tanto "convidado" quanto "estranho".

Quais são as suas crenças?

Por volta de 1500 DC, o Islã foi apresentado aos Hausa por comerciantes árabes. Muitos hauçás urbanos o abraçaram imediatamente, na esperança de melhorar seus negócios. No entanto, os moradores não foram tão receptivos a essa nova religião.

Hoje, muitos dos hauçás rurais são apenas superficialmente muçulmanos e suas práticas religiosas foram misturadas às tradições locais. Eles acreditam em uma variedade de espíritos, bons e maus. Os rituais tradicionais incluem fazer oferendas de sacrifício aos espíritos e aos possuídos. A maioria dos rituais é realizada por membros da família, mas especialistas são chamados para curar doenças.

Pontos de Oração

* Peça ao Senhor para enviar trabalhadores de longo prazo para viver entre os Hausa e compartilhar o amor de Cristo com eles.
* Peça a Deus para fortalecer, encorajar e proteger o pequeno número de muçulmanos Hausa que se tornaram seguidores de Jesus.
* Ore para que a cultura tradicional muçulmana se suavize, criando portas abertas para o Evangelho.
* Peça ao Espírito Santo para abrir os corações Hausa receptivos ao Evangelho.

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

7 MOTIVOS PARA FAZERMOS MISSÕES

CHOQUES CULTURAIS

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL DO MISSIONÁRIO