COMO ENFRENTAR A PADEMIA
DICAS
PARA PAIS E PROFESSORES DE CRIANÇAS FRENTE À PANDEMIA
A pandemia está afetando as
crianças intensamente. Se você pudesse, por um dia, se tornar uma criança em
meio a tantas mudanças estruturais repentinas, tente imaginar como seriam seus
pensamentos, emoções, desejos, planos, frustrações, tédio, solidão,
insegurança, luto, medos, irritabilidade, alteração do sono e alimentação,
falta de concentração, exposição exagerada às telas, etc. Difícil tarefa, mas
esse é o retrato da infância hoje.
Aqui estão algumas dicas
simples que pais e professores do departamento infantil nas igrejas podem
desenvolver com as crianças.
EM
CASA
De acordo com a revista Residência Pediátrica, Ano 2020 - Volume 10 -
Número 3, é “essencial a
observação do modo como a criança se apresenta, expressa seu emocional e se
comporta na rotina diária no sentido de que seja possível
ofertar cuidados voltados à amenização e à prevenção dos impactos das implicações
da pandemia ao desenvolvimento dos infantes e comprometimento do
desenvolvimento humano a curto e longo prazo”.
Pensando nisso, veja algumas
dicas para realizar em família.
PARA CONHECER E AJUDAR:
(1) Faça perguntas claras e diretas. Isso é melhor do que apenas dar
informações.
Verifique o que a criança já
sabe a respeito da Pandemia e das medidas que são tomadas. Ouça atentamente e
corrija o que estiver errado ou desproporcional.
FAÇA PERGUNTAS DO TIPO:
- Como você se sente ao ouvir
os adultos conversando sobre o corona vírus?
- Você se sente preocupado
sobre alguma coisa?
(2) Peça para a criança desenhar, fazer recorte colagem ou modelar com massinha como se sente. Será ainda mais interessante se todos os membros da família, ou boa parte dela, estiver junto e fizer a mesma atividade. Todos devem explicar suas artes com clareza.
(3) Criem o “monstro da
preocupação”. Usem diferentes tipos de materiais e criem “monstrinhos” que tem
causado medo e insegurança.
Uma técnica interessante é
colocar um pouco de guache no centro da folha e soprar com canudo do centro
para as extremidades. Depois de secar, coloque olhos, boca, etc. Dê nomes
inusitados a esses monstrinhos e conversem sobre eles.
Deixe claro que à medida que falamos sobre eles, eles enfraquecem, e que o Senhor Jesus pode acabar com todo e qualquer monstrinho, pois ele também sentiu medo, dificuldades e venceu! Decidam juntos o que farão com os monstrinhos.
(4) Uma almofada especial –
façam a capa para uma almofada ou uma fronha de cor clara e lisa. Juntos
desenhem e escrevam com caneta para tecido algumas coisas que nos lembram o
quanto somos amados e protegidos.
Coloquem o preenchimento quando
estiver seco. A criança pode usar essa almofada quando for dormir.
(5) Roda de conversa e leitura.
Leia boas biografias de servos de Deus que enfrentaram momentos de extrema
dificuldade, mas o Senhor os assistiu.
- Campeões
da Fé, CPAD
- Dez
meninos que mudaram o mundo / Dez
meninas que mudaram o mundo – ambos da Editora Vida.
DA EDITORA CRISTÃ EVANGÉLICA:
- A
vida de Willian Tyndale - Uma História para Crianças
- A
vida de João Calvino - Uma História para Crianças
- A
vida de Martinho Lutero - História para Crianças
PARA ENVOLVER
(1) Siga uma rotina o quanto for possível. Uma rotina consistente e previsível
é uma forte aliada para diminuir o estresse e fazer adaptações quando
necessário.
(2) Engaje as crianças nas
tarefas domésticas. Dê responsabilidades e verifique se estão sendo cumpridas
(irmãos podem supervisionar uns aos outros). Exemplo: alimentação e limpeza da
sujeira dos pets. Não deixe tudo para os adultos e/ou empregada.
(3) Desperte o senso de comunidade. Ajude seu filho a pensar nas pessoas ao seu redor e como ele e sua família podem ajudar. Leve a preocupação dele para além de si mesmo.
NA
IGREJA
A Dra. Sarah E. Holmes da Escola de Educação, Liverpool Hope University, Reino
Unido, liderou uma pesquisa que tratou sobre o Encerramento da Escola Dominical durante a Covid-19: Como
isso afetará o cultivo da fé de nossos filhos?
Um dos destaques da sua pesquisa foi sobre a importância dos professores da escola dominical equipar e apoiar as famílias na tarefa de discipular os filhos em seus lares. Os participantes da pesquisa afirmaram repetidamente que é vital que as igrejas estejam cientes das pressões e tensões que as famílias sofrem neste momento difícil.
Vou listar algumas ações observadas nos departamentos infantis bem sucedidos, inclusive com aulas remotas:
• Utilizar todos os canais da
igreja para comunicar enfaticamente o papel dos pais como discipuladores de
seus filhos. Orar continuamente pelos pais é crucial para manter o
envolvimento.
• Facilitar conversas abertas e
honestas entre os professores/liderança da igreja e os pais sobre as
expectativas uns dos outros em nutrir a fé da criança durante este tempo.
• Fornecer materiais de
qualidade para os pais usarem com os filhos.
• Adaptar as atividades para as
crianças por idade (menores e maiores) e habilidades (os que gostam e os que
não gostar de arte, por exemplo).
• Fazer contato com os pais e
perguntar como estão se saindo, ouvindo e respondendo de maneira adequada.
• Tentar não adicionar pressões adicionais, como impor atividades complexas obrigatórias. Em vez disso, sugira maneiras pelas quais os pais podem encorajar a fé de seus filhos como parte de vida diária, como orar juntos, permitir que os filhos vejam seus pais lendo a Bíblia, orando e adorando...
Eu acrescento que nós professores podemos dar sugestões para tornar o ambiente familiar mais alegre e divertido. Sugira brincadeiras, envie desafios engraçados para as crianças, sugira programações interessantes como tour online em um zoológico ou boas programações.
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