A IGREJA MISSIONÁRIA AT 13.1-3
Pb. Valmir Barbosa Cordeiro
Eu creio que a Igreja de
Antioquia, desempenhou uma função tão importante quanto à Igreja de Jerusalém,
no início do cristianismo.
O cristianismo chegou até
Antioquia, através de alguns irmãos que fugiram de Jerusalém, com a perseguição
movida nos dias de Estevão, At 11.19.
Embora estes irmãos inicialmente
não pregassem aos gentios, alguns de Chipre e de Sirene, indo até Antioquia,
anunciaram também aos gregos, At 11.19-20.
E os que foram dispersos pela
perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e
Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. 20
E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em
Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus".
Tal resolução, foi abençoada pelo
Senhor, At 19.21, "E a mão do Senhor era com eles; e grande número
creu e se converteu ao Senhor". Pois a salvação dos gentios estava
no plano de Deus.
Quando chegou a notícia a
Jerusalém, que muitos ali tinham aceitado a Palavra, a Igreja enviou para lá
Barnabé, que começou a trabalhar na edificação e no crescimento daqueles
irmãos, At 19.22.23, "22 E chegou a fama destas coisas aos
ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia. 23
O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a
que permanecessem no Senhor, com propósito de coração".
Barnabé tinha condições de exercer
um ministério abençoado, At 19.24, "Porque era homem de bem e cheio
do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor". Contudo,
notando este irmão, a carência da Igreja, foi para Tarso à procura de Saulo
para que este o ajudasse no desenvolvimento do trabalho, At 19.25-26, "25
E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para
Antioquia. 26 E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e
ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez,
chamados cristãos".
Estes dois homens de Deus, tinham
o caráter missionário, e movidos pelo Espírito Santo, levaram aquela Igreja a
um despertamento missionário impar e que contribuiu grandemente para o
desenvolvimento do cristianismo.
VEJAMOS ALGUNS PONTOS SOBRE A
IGREJA MISSIONÁRIA
I - É UMA IGREJA QUE TEM
ESTRUTURA
Vs. 1, "E
na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber:
Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com
Herodes o tetrarca, e Saulo".
1. Quando a Igreja ama missões,
Deus começa a formar nela uma estrutura de liderança, para que possa contribuir
para o trabalho missionário, sem perigo interno.
2. Inicialmente, a Igreja contava
com apenas dois líderes, Barnabé e Saulo, mas outros foram levantados pelo
Senhor:
a. "OS PROFETAS E DOUTORES".
b. SIMEÃO, que tinha por sobrenome
"Niger". Talvez este Simeão, tivesse sido o mesmo que teria
ajudado Cristo a carregar sua cruz, Mc 15.21, "E constrangeram um
certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do
campo, a que levasse a cruz". Embora alguns acham que se fosse o mesmo,
Lucas teria citado o fato. Contudo, seu sobrenome, "Niger",
parece indicar que era da África, de onde também era, aquele que ajudou Cristo
a carregar a cruz.
c. LÚCIO DE CIRENE. Alguns
interpretes, o identificavam com o Lúcio de Rm 16.21, "Saúdam-vos
Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes".
Se este Lúcio é o mesmo da Igreja
de Antioquia, e se ele de fato era parente de Paulo, é provável que seja ele
que tenha lembrado de Saulo, para que Barnabé o buscasse, At 11.25, "Porque
não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós
mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude
dos gentios haja entrado".
d. MANAEM, Colaço de Herodes. Foi
criado com Herodes, o tetrarca, também conhecido como Herodes Antipas, o que
assassinou João Batista. Que melhor destino teve este homem, comparado ao de
seu irmão de criação. Josefo citou em seus escritos um homem de nome Manaem,
que era essênio e amigo de Herodes, o grande. É provável que este homem teria sido
parente de Manem.
3. Com esta estrutura, a Igreja
poderia dispor de dois homens para o trabalho que surgira em frente.
II - É UMA IGREJA QUE
MANTÉM UMA COMUNHÃO VIVA COM O SENHOR
1. "SERVINDO ELES AO SENHOR".
A palavra "servindo", poderia ser traduzida por "ministrando",
"adorando". Servir ao Senhor, é estar na presença de Deus
disposto a ouvi-lo e obedecê-lo. Paulo recomenda aos Romanos que fossem
fervorosos no Espírito, servindo ao Senhor, Rm 12.11, "Não sejais
vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor".
Esta era uma característica da Igreja de Tessalônica, 1 Ts 1.9, "E
vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação,
com gozo do Espírito Santo". Antes, serviam aos ídolos, agora serviam ao
Senhor.
2. "JEJUANDO E ORANDO".
Notamos que esta Igreja era também uma Igreja de Oração e jejum. A oração e o
jejum, são partes fundamentais na vida da Igreja que deseja manter uma comunhão
com o Senhor.
Vejamos esta prática em At
14.23, "E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em
cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam
crido". Aqui Paulo e seus companheiros estavam elegendo presbíteros em
cada Igreja formada e era necessário proclamar um jejum. A própria vida de
Paulo era pautada por jejuns e oração:
a. 2 Co 6.5, "Nos
açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos
jejuns".
b. 2 Co 11.27, "Em
trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas
vezes, em frio e nudez".
3. Uma Igreja que tem visão
missionária, é uma Igreja que jejua e ora.
III - É UMA IGREJA QUE
ATENDE A VOZ DO ESPÍRITO SANTO
1. "...disse o Espírito
Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo, para a obra que os tenho chamado".
2. É bom notarmos que a chamada
missionária começa primeiro, no coração do missionário - "os tenho
chamado", Gl 1.15-17, "15 Mas, quando aprouve a
Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, 16
Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a
carne nem o sangue, 17 Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes
de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a
Damasco".
3. A chamada do missionário, deve
ser pelo Espírito Santo. A Igreja deve endossar a chamada, atendendo também a
voz do Espírito - "separai-me".
4. A Igreja em oração, cumpriu a
ordem do Espírito Santo, Vs. 3, "Então, jejuando e orando, e pondo
sobre eles as mãos, os despediram". Embora não tenha contribuído
financeiramente, Fp 4.15, "E bem sabeis também, ó filipenses, que,
no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou
comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente".
Os recursos são providos pelo
Senhor da obra. No Vs. 4, temos a continuação do trabalho que o Espírito
vinha realizando: "E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a
Selêucia e dali navegaram para Chipre".
CONCLUSÃO:
1. A Igreja missionária, é aquela
que cresce em estrutura, mantém comunhão com Deus e obedece à voz do Espírito
Santo.
2. Deus é o grande missionário,
que pelo seu Espírito move a Igreja para esta obra, no sentido de que nós
oremos, contribuamos e enviemos os missionários chamados.
3. A obra de missões, visa a salvação do pecador. Você é pecador. Deus enviou Jesus, o grande missionário, que morreu por você, para que você, fosse salvo, Jo 1.14, "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade".
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Pb. Valmir Barbosa Cordeiro
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