COMO ORGANIZAR UMA SECRETARIA DE MISSÕES
Uma Secretaria Local de Missões bem estruturada e que consiga desempenhar bem as atribuições a ela conferida é essencial para que a Igreja Local esteja bem informada e envolvida na obra missionária.
Em se tratando de missões, é bem verdade que quem
precisa estimular e desenvolver esta visão na igreja é o pastor, que é a
autoridade mais expressiva na Igreja Local. Se este principio não partir dele,
ou se ele não lhe der pelo menos apoio ou concordância, fique orando por ele e
esperando que ele seja despertado pelo Espírito Santo.
Qualquer iniciativa sem a autorização e apoio do
líder, estará totalmente fora da vontade de Deus (leia Romanos 13.1-2).
Se seu líder não tem a visão missionária, ore,
contribua financeiramente com algum projeto ou agência missionária, se informe
sobre o assunto e espere.
Se há alguém que será cobrado por Deus por uma
igreja não se envolver com a obra missionária, será sempre seu líder, pois foi
ele quem recebeu a autoridade delegada de Deus, e por isso, deve ter comunhão
suficiente com Deus para conhecer a sua vontade e obedecê-la e fazer seus
liderados também obedecerem.
Agora, se o seu pastor tem a visão missionária, não
perca tempo, se coloque ao lado dele e se ofereça para ajudá-lo a organizar uma
Secretaria Local de Missões. Mesmo que o pastor tenha esta visão, se não tiver
uma equipe que o assessore e apóie neste assunto, tão complexo e urgente, será
muito difícil para ele sozinho, conseguir resultados concretos e duradouros.
Em missões, não pode haver cacique ou super crente
que queira fazer tudo sozinho ou estrelas que queiram brilhar mais do que as
outras. Não espere ganhar fama ou notoriedade por se envolver com missões. Se
este é o seu objetivo, desista.
Se o que comove o seu coração é algo mais do que o
desejo de estar envolvido num assunto que está na moda; se for um profundo
amor, e mais ainda - uma enorme paixão pelas almas que perecem, não perca
tempo! Reúna uma equipe com os mesmos sentimentos e mãos à obra.
Já esta secretaria ou departamento de missões,
poderá ser basicamente composto por um secretário local, que terá a função de
coordenar e orientar todas as atividades relativas a missões e evangelismo
local, um secretário adjunto que cuidará principalmente da área organizacional
de secretaria, tais como: organização de arquivos com informações missionárias,
biblioteca missionária, cadastro de missionários e correspondências em geral,
um tesoureiro que recolherá todas as contribuições, as organizará contabilmente
e as repassará aos missionários ou agências.
Outros membros ainda poderão compor a Secretaria de
Missões, tais como: secretário correspondente, membros de representações e
jograis, intercessão, colaboradores de Informativo Missionário e muitos outros.
Assim sendo, a Igreja Local que não tem uma
Secretaria ou Departamento de Missões operante, precisa vencer este desafio e
implantar este braço da Igreja Local, tão importante para o envolvimento e
desenvolvimento missionário.
A Secretaria Local de Missões é responsável por
juntamente com o Pastor Local, colocar constantemente os gravetinhos na
fogueira de missões da Igreja Local, mantendo assim, sempre acesa a chama
missionária.
FAZENDO FUNCIONAR UMA SECRETARIA DE MISSÕES
Não basta apenas criar uma Secretaria de Missões
apenas por criar, é necessário que esta Secretaria funcione realmente,
exercendo fielmente as atividades para a qual foi criada.
Certo missionário disse certa vez: “Secretaria de
Missões, é tudo muito bonito, mas na prática não funciona”. Ele disse isso por
estar a vários anos no campo missionário sem nunca receber uma carta da
Secretaria de Missões, ou membros de sua igreja; em dois anos só tinha recebido
uma carta do seu Pastor.
É claro, que isto, infelizmente continuará a
acontecer, mas não deve ser regra e sim exceção. Pois cabe a igreja, através da
Secretaria de Missões dar o apoio financeiro, moral, emocional e espiritual ao
missionário no campo.
A Secretaria de Missões tem a obrigação de manter a
igreja sempre bem informada a respeito de seus missionários e também da obra
missionária de maneira geral e abrangente.
Abaixo vamos ver quais são as funções básicas de
uma Secretaria de Missões:
1) Coordenar toda a ação missionária da
igreja, em parceria com o Pastor Local;
2) Envolver a igreja em oração intercessória
constante pelos missionários;
3) Informar a igreja das vitórias,
necessidades e motivos de oração de missionários;
4) Manter contato com missionários que estão
no campo, prestando o apoio moral, e também estimular a outros irmãos que façam
o mesmo;
5) Descobrir vocações, apresentá-las a igreja
e cuidar de todo o preparo transcultural do vocacionado;
6) Promover cultos missionários,
conferências, seminários, cursos e outras atividades similares para o
despertamento e maior envolvimento da Igreja;
7) Organizar uma biblioteca missionária;
8) Se possível organizar um boletim
informativo missionário;
9) Adquirir cartazes, bandeiras, e outros
materiais de ornamentação que desperte para a obra missionária;
10) Arrecadar recursos para a obra missionária,
promovendo todos os meios de mobilização para arrecadação de fundos. Uma boa
maneira é incentivar cada crente a ter seu carnê missionário para que ele possa
contribuir sistematicamente todos os meses. Incentive-o depois de acabar um a
pegar um outro novo;
11) Apresentar a Igreja relatório financeiro, bem
como das atividades dos missionários;
Organize comissões de trabalho. É importante que
todos os membros da Igreja estejam envolvidos, pois, além de ajudar nos
serviços, estarão colocando a mente e o coração na obra missionária.
REALIZANDO CONFERÊNCIAS E CULTOS MISSIONÁRIOS
Para que a chama missionária não se apague é
necessário que a Secretaria de Missões esteja sempre colocando os gratinhos na
fogueira de missões. E uma boa maneira de fazer isto é através da realização de
Conferências e Cultos Missionários. Abaixo falaremos brevemente sobre cada um
deles:
CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA
Geralmente é realizada uma vez no ano e deve ser feita com objetivos claros e
específicos, e não como mais uma festa da Igreja Local. Foram em conferências
missionárias que muitas chamadas foram confirmadas, e outros foram despertados
para um maior envolvimento com missões. O que fazer para se promover uma conferência
missionária?
1) Convidar preletores que tenham uma
verdadeiro envolvimento com missões - isto é essencial se você quiser ter uma
verdadeira conferência MISSIONÁRIA. Caso não conheça nenhum você pode pedir
ajuda as Agências Missionárias.
2) Se possível, trazer missionários para
enriquecer a conferência com suas experiências e testemunhos;
3) Apresentação de jograis, peças ou
coreografias missionárias. Deve-se ter o cuidado de que estas dramatizações
tenham realmente um fundo missionário, de preferência destacando os povos não
alcançados, e que contribuam para o ambiente espiritual do culto;
4) Ornamentação da igreja com bandeiras de
países, cartazes com fotos e dizeres missionários, para que o conferencista
possa ver missões para todo lado que olhar;
5) Os hinos devem ser missionários.
Conferência missionária não é uma ocasião propícia para se trazer muitos
cantores, pois o principal são os testemunhos dos missionários, a projeção de
informações e a preleção. Os cantores devem ser poucos e que tenham hinos
missionários para não desviar a atenção do culto do seu propósito principal,
que é louvar ao Senhor e promover despertamento missionário;
6) Promover a arrecadação de recursos para a
obra missionária. Esta ocasião é propicia para o propósito de fé, que é uma
oferta especial a ser paga em um ou mais meses. Também se pode vender comidas,
artigos missionários e outros como meio de arrecadar mais recursos para
missões;
7) Estar sensível a voz do Espírito Santo, no
tocante a confirmação de chamadas missionárias.
CULTO MISSIONÁRIO
Pode ser
realizado uma vez por mês ou mais, mais nunca menos, isto se realmente estamos
levando missões a sério. Através do Culto Missionário a chama de missões estará
sempre crescendo na Igreja Local. O que fazer para se promover uma culto
missionário?
1) Como na Conferência Missionária, trazer
pregadores que tenham um real e profundo envolvimento com missões, senão você
terá um culto tudo, menos um culto missionário;
2) Se possível, trazer missionários que
estejam vindo ou se preparando para ir ao campo missionário;
3) Apresentação de jograis, peças ou
coreografias missionárias, seguindo o exemplo da Conferência Missionária;
4) Ornamentação da igreja com bandeiras de
países, cartazes com fotos e dizeres missionários. Se possível devem ser
permanentes;
5) Os hinos devem ser missionários. Para isto
é bom lembrar os conjuntos previamente para que estejam preparando hinos que
venham contribuir para aumentar a chama missionária;
6) Na minha opinião, toda a oferta alçada
deste culto deveria ser destinada a missões. A Igreja Local já tem vários dias
para recolher ofertas para si mesma e esta com certeza não lhe fará falta
nenhuma. Também é uma oportunidade para ver se alguém ainda não tem seu carnê
missionário e desafiá-lo a pegar o seu;
7) Estar orando durante o culto por motivos missionários, sejam por países, missionários e o que mais o Espírito Santo o orientar. E seria bom que isto acontecesse em todos os cultos, mesmo aqueles que não são missionários. Durante os demais cultos poderia se reservar 10 minutos para estarem apresentando e orando por estes motivos missionários.
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