COMO ORGANIZAR UMA SECRETARIA DE MISSÕES

 





Uma Secretaria Local de Missões bem estruturada e que consiga desempenhar bem as atribuições a ela conferida é essencial para que a Igreja Local esteja bem informada e envolvida na obra missionária.

Em se tratando de missões, é bem verdade que quem precisa estimular e desenvolver esta visão na igreja é o pastor, que é a autoridade mais expressiva na Igreja Local. Se este principio não partir dele, ou se ele não lhe der pelo menos apoio ou concordância, fique orando por ele e esperando que ele seja despertado pelo Espírito Santo.

Qualquer iniciativa sem a autorização e apoio do líder, estará totalmente fora da vontade de Deus (leia Romanos 13.1-2).

Se seu líder não tem a visão missionária, ore, contribua financeiramente com algum projeto ou agência missionária, se informe sobre o assunto e espere.

Se há alguém que será cobrado por Deus por uma igreja não se envolver com a obra missionária, será sempre seu líder, pois foi ele quem recebeu a autoridade delegada de Deus, e por isso, deve ter comunhão suficiente com Deus para conhecer a sua vontade e obedecê-la e fazer seus liderados também obedecerem.

Agora, se o seu pastor tem a visão missionária, não perca tempo, se coloque ao lado dele e se ofereça para ajudá-lo a organizar uma Secretaria Local de Missões. Mesmo que o pastor tenha esta visão, se não tiver uma equipe que o assessore e apóie neste assunto, tão complexo e urgente, será muito difícil para ele sozinho, conseguir resultados concretos e duradouros.

Em missões, não pode haver cacique ou super crente que queira fazer tudo sozinho ou estrelas que queiram brilhar mais do que as outras. Não espere ganhar fama ou notoriedade por se envolver com missões. Se este é o seu objetivo, desista.

Se o que comove o seu coração é algo mais do que o desejo de estar envolvido num assunto que está na moda; se for um profundo amor, e mais ainda - uma enorme paixão pelas almas que perecem, não perca tempo! Reúna uma equipe com os mesmos sentimentos e mãos à obra.

Já esta secretaria ou departamento de missões, poderá ser basicamente composto por um secretário local, que terá a função de coordenar e orientar todas as atividades relativas a missões e evangelismo local, um secretário adjunto que cuidará principalmente da área organizacional de secretaria, tais como: organização de arquivos com informações missionárias, biblioteca missionária, cadastro de missionários e correspondências em geral, um tesoureiro que recolherá todas as contribuições, as organizará contabilmente e as repassará aos missionários ou agências.

Outros membros ainda poderão compor a Secretaria de Missões, tais como: secretário correspondente, membros de representações e jograis, intercessão, colaboradores de Informativo Missionário e muitos outros.

Assim sendo, a Igreja Local que não tem uma Secretaria ou Departamento de Missões operante, precisa vencer este desafio e implantar este braço da Igreja Local, tão importante para o envolvimento e desenvolvimento missionário.

A Secretaria Local de Missões é responsável por juntamente com o Pastor Local, colocar constantemente os gravetinhos na fogueira de missões da Igreja Local, mantendo assim, sempre acesa a chama missionária. 

FAZENDO FUNCIONAR UMA SECRETARIA DE MISSÕES

Não basta apenas criar uma Secretaria de Missões apenas por criar,  é necessário que esta Secretaria funcione realmente, exercendo fielmente as atividades para a qual foi criada.

Certo missionário disse certa vez: “Secretaria de Missões, é tudo muito bonito, mas na prática não funciona”. Ele disse isso por estar a vários anos no campo missionário sem nunca receber uma carta da Secretaria de Missões, ou membros de sua igreja; em dois anos só tinha recebido uma carta do seu Pastor.

É claro, que isto, infelizmente continuará a acontecer, mas não deve ser regra e sim exceção. Pois cabe a igreja, através da Secretaria de Missões dar o apoio financeiro, moral, emocional e espiritual ao missionário no campo.

A Secretaria de Missões tem a obrigação de manter a igreja sempre bem informada a respeito de seus missionários e também da obra missionária de maneira geral e abrangente.

Abaixo vamos ver quais são as funções básicas de uma Secretaria de Missões:

1)  Coordenar toda a ação missionária da igreja, em parceria com o Pastor Local;

2)  Envolver a igreja em oração intercessória constante pelos missionários;

3)  Informar a igreja das vitórias, necessidades e motivos de oração de missionários;

4)  Manter contato com missionários que estão no campo, prestando o apoio moral, e também estimular a outros irmãos que façam o mesmo;

5)  Descobrir vocações, apresentá-las a igreja e cuidar de todo o preparo transcultural do vocacionado;

6)  Promover cultos missionários, conferências, seminários, cursos e outras atividades similares para o despertamento e maior envolvimento da Igreja;

7)  Organizar uma biblioteca missionária;

8)  Se possível organizar um boletim informativo missionário;

9)  Adquirir cartazes, bandeiras, e outros materiais de ornamentação que desperte para a obra missionária;

10) Arrecadar recursos para a obra missionária, promovendo todos os meios de mobilização para arrecadação de fundos. Uma boa maneira é incentivar cada crente a ter seu carnê missionário para que ele possa contribuir sistematicamente todos os meses. Incentive-o depois de acabar um a pegar um outro novo;

11) Apresentar a Igreja relatório financeiro, bem como das atividades dos missionários;

Organize comissões de trabalho. É importante que todos os membros da Igreja estejam envolvidos, pois, além de ajudar nos serviços, estarão colocando a mente e o coração na obra missionária.

REALIZANDO CONFERÊNCIAS E CULTOS MISSIONÁRIOS

Para que a chama missionária não se apague é necessário que a Secretaria de Missões esteja sempre colocando os gratinhos na fogueira de missões. E uma boa maneira de fazer isto é através da realização de Conferências e Cultos Missionários. Abaixo falaremos brevemente sobre cada um deles:

CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA 

Geralmente é realizada uma vez no ano e deve ser feita com objetivos claros e específicos, e não como mais uma festa da Igreja Local. Foram em conferências missionárias que muitas chamadas foram confirmadas, e outros foram despertados para um maior envolvimento com missões. O que fazer para se promover uma conferência missionária?

1)  Convidar preletores que tenham uma verdadeiro envolvimento com missões - isto é essencial se você quiser ter uma verdadeira conferência MISSIONÁRIA. Caso não conheça nenhum você pode pedir ajuda as Agências Missionárias. 

2)  Se possível, trazer missionários para enriquecer a conferência com suas experiências e testemunhos;

3)  Apresentação de jograis, peças ou coreografias missionárias. Deve-se ter o cuidado de que estas dramatizações tenham realmente um fundo missionário, de preferência destacando os povos não alcançados, e que contribuam para o ambiente espiritual do culto;

4)  Ornamentação da igreja com bandeiras de países, cartazes com fotos e dizeres missionários, para que o conferencista possa ver missões para todo lado que olhar;

5)  Os hinos devem ser missionários. Conferência missionária não é uma ocasião propícia para se trazer muitos cantores, pois o principal são os testemunhos dos missionários, a projeção de informações e a preleção. Os cantores devem ser poucos e que tenham hinos missionários para não desviar a atenção do culto do seu propósito principal, que é louvar ao Senhor e promover despertamento missionário;

6)  Promover a arrecadação de recursos para a obra missionária. Esta ocasião é propicia para o propósito de fé, que é uma oferta especial a ser paga em um ou mais meses. Também se pode vender comidas, artigos missionários e outros como meio de arrecadar mais recursos para missões;

7)  Estar sensível a voz do Espírito Santo, no tocante a confirmação de chamadas missionárias.

CULTO MISSIONÁRIO 

Pode ser realizado uma vez por mês ou mais, mais nunca menos, isto se realmente estamos levando missões a sério. Através do Culto Missionário a chama de missões estará sempre crescendo na Igreja Local. O que fazer para se promover uma culto missionário?

1)  Como na Conferência Missionária, trazer pregadores que tenham um real e profundo envolvimento com missões, senão você terá um culto tudo, menos um culto missionário;

2)  Se possível, trazer missionários que estejam vindo ou se preparando para ir ao campo missionário;

3)  Apresentação de jograis, peças ou coreografias missionárias, seguindo o exemplo da Conferência Missionária;

4)  Ornamentação da igreja com bandeiras de países, cartazes com fotos e dizeres missionários. Se possível devem ser permanentes;

5)  Os hinos devem ser missionários. Para isto é bom lembrar os conjuntos previamente para que estejam preparando hinos que venham contribuir para aumentar a chama missionária;

6)  Na minha opinião, toda a oferta alçada deste culto deveria ser destinada a missões. A Igreja Local já tem vários dias para recolher ofertas para si mesma e esta com certeza não lhe fará falta nenhuma. Também é uma oportunidade para ver se alguém ainda não tem seu carnê missionário e desafiá-lo a pegar o seu;

7)  Estar orando durante o culto por motivos missionários, sejam por países, missionários e o que mais o Espírito Santo o orientar. E seria bom que isto acontecesse em todos os cultos, mesmo aqueles que não são missionários. Durante os demais cultos poderia se reservar 10 minutos para estarem apresentando e orando por estes motivos missionários.

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