MISSIOLOGIA

 



Pb. Valmir Barbosa

  

MISSÕES 

Todos entendemos que a obra de Missionária é realizada em equipe. Não é feita isoladamente, mas é uma obra onde muitos são os que colaboram para a sua realização.

Esta obra nasceu no coração de  Deus, mas muitos são os que ele desperta e chama para realiza-la. A uns desperta e chama para o sustento: as igrejas patrocinadoras. As juntas e funcionários são a parte que delibera para que a obra tenha continuidade. 

Por último, os missionários os executores, que são vocacionados e chamados para atender às necessidades de um mundo sem Cristo, são preparados e enviados aos campos de missionários.

Missões é o amor de Deus em ação no mundo. Deus ama os pecadores e quer salvá-los por meio de Jesus ( Jo 3:16 ).

A encarnação e a morte de Jesus na cruz dão a igreja o modelo da tarefa missionária, ao mesmo tempo que mostra a importância de missões no coração de Deus.

A obra missionária é importante para Deus, pois é o meio através do qual Jesus será conhecido e aceito em todas as nações da terra ( Ef 6:19,20 ).

A chamada de Deus na vida de Paulo era para expandir o evangelho ( At 13:2 ).

É possível notar que os homens chamados por Deus para obra missionária eram os mais capazes da igreja e esta em obediência e submissão a Deus sempre obedeciam enviando-os. Barnabé e Paulo foram chamados a obra missionária e enviados pela a igreja de Antioquia.

As características dessa obra estão descritas em Atos 9:15; 13:5; 22:14, 15, 21, e 26:16-18. Paulo tinha certeza da chamada para fazer a vontade de Deus. 

MISSÕES - É o projeto de Deus para o resgate das nações, é através desta obra que Deus deseja alcançar e salvar o homem perdido. É de inteira responsabilidade da igreja anunciar este Plano de Salvação através da fé em Jesus Cristo.

O QUE É MISSÕES?

Ao conhecermos o nosso Deus, por meio de Jesus, e estudarmos a sua Palavra, descobrimos que a iniciativa missionária é dEle. 

Respondendo então à primeira pergunta: O Que é Missões? podemos dizer que missões é obedecer à vontade de Deus, levando a mensagem do Evangelho a todos os povos, nações, fazendo discípulos e plantando igrejas, agindo no poder e orientação do Espírito Santo.

No livro de Atos podemos ver estes princípios dirigindo a vida dos apóstolos no primeiro século. O livro de Atos é a narração do primeiro período missionário. 

O TERMO DE MISSÕES.

Missões é uma palavra latina MISSIO – Ato de enviar. Função ou poder que se confere a alguém para fazer algo.

MITTO – Eu envio – alguém enviado autorizadamente. MISSUS + MITTO = Missionário. 

“Missões” é um termo especializado desenvolvido na prática teológica das igrejas cristãs. Esta expressão é mais técnica e refere-se ao envio de pessoas autorizadas para além das fronteiras da igreja para proclamar o evangelho de Jesus visando a conversão de pessoas para estabelecer e multiplicar congregações locais que irão cultivar o cristianismo nesta comunidade.

A atividade missionária deve incluir aquilo que a igreja deve realizar como continuadora da missão de Jesus e do seu Espírito. Assim, as ações missionárias pretendem levar a todos os seres humanos, a fé, a salvação, a liberdade e a paz em Jesus Cristo. 

QUEM É O MISSIONÁRIO?

O missionário é aquele que sentiu a chamada divina, chamada para ir e anunciar a mensagem de Salvação a todos os povos e respondendo afirmativamente EM OBEDIÊNCIA A ESTE CHAMADO. É UM mensageiro divino. Um embaixador de Cristo em outras terras. 

QUEM FAZ MISSÕES?

No Novo Testamento Jesus entregou a obra missionária à sua igreja. Está implícito que ele deu a tarefa à igreja toda. Entenda isso, é muito importante! Missões é a tarefa da família de Deus, do seu povo.

A tarefa é tão grande e tão desafiadora que implica a inclusão de todos os crentes, nenhuma igreja pode omitir-se, nenhum crente pode negar sua responsabilidade. Seguindo este pensamento de missões, é igreja quem está com esta visão e tem por objetivo cumprir a vontade de Deus.

PARA QUE MISSÕES?

Missões existe para levar Cristo á todas as pessoas fazendo-as crer que Ele é o eterno e suficiente Salvador. Existe missões porque há um mundo carente e necessitado de todo o amor de Deus. A Bíblia nos diz que “Todo àquele que invocar o nome do Senhor, será salvo”, (Rm 10:10-17).

“Mas como pois invocarão o nome daquele aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Deus”.

Missões para os crentes pregarem a Cristo para todas as pessoas de todo o mundo. As verdades do evangelho precisam ser anunciadas. 

CHAMADOS PARA A OBRA MISSIONÁRIA

A realização da obra missionária é conhecida como a Grande Comissão de Jesus. Em todo tempo o Senhor determinou a seus seguidores que levassem o evangelho às nações, mas a ênfase nos últimos encontros faz pensar que Jesus não queria apenas impressioná-los. E a igreja descuidava do dever para com o seu Senhor. E em Antioquia, o Espírito Santo deu a partida para a grande obra. 

O LANÇAMENTO DA OBRA MISSIONÁRIA (ATOS 13:1-3).

A igreja em Antioquia nasceu do testemunho de crentes da dispersão. A princípios, eles só anunciavam o evangelho aos judeus. Mas alguns quebraram esse círculo, e pregaram a não-judeus também, acontecendo a conversão de muitas pessoas nessa cidade da Síria. Barnabé e Saulo foram para lá mandados pela igreja de Jerusalém. Durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja, instruíram muita gente ( At 11:26 ), o trabalho cresceu, os crentes também, e a igreja tornou-se a iniciadora da grande obra de missões aos gentios. 

Quando a igreja tem uma consciência missionária desenvolvida, ela separa o melhor em recursos humanos e materiais, e os entrega alegremente para a evangelização do mundo. 

MISSÕES É OBRA PRIMEIRAMENTE ESPIRITUAL.

Há dimensões sociais e educacionais na obra, mas tudo isso visa ao levantamento espiritual da gente-alvo da ação missionária. Missões lida com valores espirituais, comunica palavras espirituais, e luta contra poderes espirituais.

O Espírito Santo conhece os campos e suas necessidades, os indivíduos e suas carências. Ele conhece os crentes disponíveis para a obra. Ele chama. A igreja não escolhe os missionários que quer. A igreja em Antioquia separou aqueles que o Espírito já havia chamado.

Os missionários vão aos campos enviados pelo o Espírito, e sob influência e autoridade dEle. 

O INÍCIO DO TRABALHO MISSIONÁRIO, (ATOS 13:13-15).

Tendo saído de Antioquia da Síria, os missionários viajaram por mar e entraram em Chipre por Salamina. Essa ilha, terra natal de Barnabé, era o ponto geográfico do mundo pagão mais próximo das regiões onde a igreja já se instalara, excelente campo de abertura da viagem missionária.

Em cada cidade onde chegam, visitam em primeiro lugar as sinagogas dos judeus. Cumprindo o mandamento de Jesus de anunciar o evangelho primeiro aos judeus. 

Na sinagoga, segundo a tradição, oferecia-se a palavra aos visitantes, caso tivesse algo a dizer. Paulo sempre tinha. Em Antioquia, ele inicia sua mensagem missionária. 

A MENSAGEM MISSIONÁRIA

Sua mensagem distinta foi – O EVANGELHO As boas Novas ! o Salvador havia aparecido no mundo. Lc 2:10. O evangelho anunciado por Jesus em Nazaré., Lc 4:18. O que Paulo anunciou aos Coríntios , I Co 1:17 e I Co 15:1-4. Cristo morreu… Cristo foi sepultado… Cristo foi ressuscitado… e Cristo foi visto por discípulos e por centenas de amigos., I Co 15:6. 

Paulo sempre anunciou a morte de Cristo, e sua ressurreição. Desta mensagem jamais se envergonhou, Rm 1:16. Avisou a todos que outro evangelho não existe, Gl 1:6-8. 

Paulo e os demais pregadores pregavam de maneira “dogmática”. Era um evangelismo direto e pessoal, de coração a coração. Os resultados eram os maiores de todos os tempos.

Em todo o mundo é a única mensagem que produz resultados positivos. Todos os avivamentos, quer na Europa, na Ásia, América do Norte ou do Sul, ou nas mais distantes ilhas do Pacífico, são resultados dessa mensagem.

No capítulo 13 de Atos dos Apóstolos, aprendemos o seguinte, a respeito do trabalho missionário:

 

1.   MISSÕES É OBRA DA IGREJA

“Na igreja em Antioquia” (v.1).

 

2.   NASCE EM AMBIENTE ESPIRITUAL

“ Enquanto eles ministravam perante o Senhor, e jejuavam ” (v.2).

 

3.   TEM A DIREÇÃO DO ESPÍRITO.

“Disse o Espírito Santo: Separai-me… enviados pelo Espírito Santo” (v.2,4).

 

4.   APROVEITA TODAS AS OPORTUNIDADES.

 

5.   “ Se tendes alguma palavra… falai… então Paulo se levantou e … disse ” (v.15,16).

 

6.   PROCLAMA A MENSAGEM DE JESUS.

“ Varões israelitas… realizo uma obra em vossos dias ” (v.16-41).

 

7.   DÁ RESULTADOS POSITIVOS

“Rogavam que estas palavras lhes fossem repetidas” (v.42).

 

8.   ATRAI PESSOAS PARA A PALAVRA

 “Reuniu-se quase toda a cidade” (v.44).

 

9.   PROVOCA OPOSIÇÃO

“Os judeus… contradiziam” (v.45).

 

10.          PRODUZ ALEGRIA

 “ Os Gentios, ouvindo isto, alegravam-se ” (v.48).

 

11. GLORIFICA A DEUS – “ Glorificam a Palavra do Senhor ” (v.48).


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL