UMA BIOGRAFIA ADMIRÁVEL - MEUS PRIMEIROS PROFESSORES DE TEOLOGIA E MÚSICA

 



Missionário NELS LAWRENCE OLSON

 

Missionário norte-americano da Assembléias de Deus, pioneiro e pastor de igrejas Assembléias de Deus em Minas Gerais, pioneiro do rádioevangelismo e do ensino teológico nas Assembléias de Deus, tradutor, editor, escritor, articulista, ensinador e comentarista de Lições Bíblicas da Escola Dominincal. 


Nasceu em 9 de fevereiro de 1910, na cidade de Kenoscha, Estado de Wisconsin, nos Estados Unidos. Era filho do casal John Victor Olson e D. Viola. Tinha dois irmãos pastores: Yngve e Hugo Olson. Seus pais eram suecos e emigraram para os Estados Unidos em 1904.

Pertenciam antes à Igreja Luterana e posteriormente passaram a ser membros da Igreja Batista e quando os pentecostais abriram um trabalho em Kenoscha, no ano de 1917, a família Olson foi a primeira a aceitar a doutrina pentecostal.

A família Olson sempre fazia o culto doméstico e a leitura da Bíblia, levando sempre o pequeno Lawrence à Escola Dominical. Foi num domingo à tarde que com 11 anos de idade, Lawrence aceitou a Jesus como seu Salvador. Aos 13 anos, foi batizado no Lago de Michigan. Nessa época ele teve um sonho, em que via muitas almas descerem para o “Lago de Fogo”. No sonho, teve o desejo de fazer algo em prol das almas que pereciam. Era o início de sua chamada para o ministério. Aos 16 anos, recebeu o batismo com o Espírito Santo, durante um culto de oração, num período em que sua igreja passava por um grande avivamento.
 Ao graduar-se em curso superior, Lawrence pensou em seguir a carreira de engenheiro, mas através de uma enfermidade no ouvido, ficou sabendo que Deus tinha uma chamada específica para ele.

Matriculou-se então no Central Bible College, em Springfield – Missouri, onde recebeu todo o ensino necessário para executar a missão que lhe estava destinada. Durante o curso de três anos que fez no Instituto Bíblico, ele ficou conhecendo uma moça de nome Alice, e que tinha o mesmo sobrenome “Olson”. No dia 28 de dezembro de 1932 os dois se casaram.

Antes de vir ao Brasil, Lawrence Olson pastoreou a igreja de Applenton e em 1934 fundou outra em Portage. Em 1937 recebeu diretamente de Deus a chamada para vir trabalhar no Brasil. Finalmente, em 07 de setembro de 1938, aportou em solo brasileiro, acompanhado de sua esposa Alice e seus dois filhos, Lawrence Olson Jr. e Carolyn. Eles foram recebidos no porto do Rio de Janeiro, pelo casal de missionários Gustavo e Alice Bergströn. Os missionários Lawrence e Gustavo Bergströn eram amigos desde o período do seminário bíblico em Springfield. O primeiro culto que assistiram em solo brasileiro foi na AD em Duque de Caxias – RJ. Nos primeiros dias ficaram hospedados na casa do missionário Nils Kastberg, que na época pastoreava a AD em São Cristóvão.

 


                    Meus primeiros professores de Teologia  Sistemática e a Irmã Alice de Música

no Instituto Biblíco Pentecostal do Rio de Janeiro.

Depois de passar um ano em Belo Horizonte – MG aprendendo a língua portuguesa, mudou-se para Lavras, onde já se encontrava o irmão Hilário José Ferreira. Juntos evangelizaram aquela cidade durante vários anos. Posteriormente, o missionário Lawrence Olson empenhou na evangelização de outras cidades adjacentes, tais como: São João Del Rey, Ribeirão Vermelho, Perdões, Cana Verde, Américos, Nepomuceno, Andrelândia, Campo Belo, Boa Esperança e outras localidades. Para alcançar esses lugares, viajava de trem, de carro, de bicicleta ou até mesmo à pé. 

Em 1947, trabalhou em Araraquara – SP.  Dali foi para o Rio de Janeiro, atendendo convite para ajudar na reorganização da CPAD, onde permaneceu por um ano, montando máquinas e impressoras que vinham dos Estados Unidos.

 Em 1949, voltou para Lavras, onde desempenhou eficiente trabalho evangelístico e iniciou a Escola Bíblica, que trouxe tremendos resultados.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL