ACERCA DOS POVOS NÃO ALCANÇADOS - COMO OUVIRÃO?
COMO OUVIRÃO?
O assunto que
trataremos nesta postagem é considerado desagradável por muitas pessoas com as
quais tenho conversado. Contudo, é um assunto de extrema urgência e que
necessita ser exposto com clareza. Em questões delicadas como a que veremos,
são muitas as vozes que se levantam tentando dar soluções das mais variadas.
Nestas horas devemos nos voltar para a Palavra de Deus, pois ela, somente ela,
nos pode conduzir a toda a verdade.
Meu sincero desejo
é que este texto possa levá-lo a uma profunda e sincera reflexão quanto à
questão dos povos não alcançados. Espero que seu guia nesta reflexão seja a
Bíblia e não seus sentimentos. Sentimentos mudam, a palavra de Deus permanece
eternamente.
Quando se fala
em alcançar com o evangelho aqueles que nunca ouviram a respeito da salvação
que há unicamente na pessoa de Jesus Cristo, somos logo confrontados com
justificativas segundo as quais não deveríamos nos envolver com o trabalho
missionário entre os povos não alcançados.
EIS ALGUMAS DAS
MAIS COMUNS:
1 1) Há muitos
perdidos aqui mesmo. Trabalhemos primeiro aqui e depois, que os de perto forem
salvos, pensaremos nos de longe;
2)
Primeiro temos que evangelizar "nossa Jerusalém"
3) É muito difícil
enviar um missionário, somos pobres e não temos
dinheiro para tanto;
4 4) Há tantos
lugares aqui mesmo em nosso estado sem os "nossos princípios", para
que então evangelizar outros povos?
5) Meu irmão, não
se preocupe com isto! Quem nunca ouviu é inocente, por isso não vai para o
inferno;
6) Eles são salvos
por observarem a criação de Deus. Afinal, o Salmo 19 diz que "os céus
proclamam a glória de Deus".
Todas estas
justificativas são fruto da má compreensão daquilo que a Bíblia fala sobre
missões. As quatro primeiras derivam-se de uma visão extremamente limitada da
tarefa missionária da Igreja. Uma delas (a terceira) demonstra uma falta de
confiança no Deus que supre todos os recursos para a expansão da Sua obra.
Demonstram,
também, uma maior preocupação em implantar nossos "santos" princípios
denominacionais, do que fazer conhecido em toda a Terra o nome de Jesus. É bom
termos em mente que o nosso chamado primordial é para pregar a salvação em
Cristo Jesus e não nossos princípios eclesiásticos.
A quinta
"desculpa" pode ser respondida até mesmo pela lógica. Se a
"inocência" por não ter ouvido fosse base para a salvação, a questão
da queda e conseqüente perdição seria facilmente resolvida. Deus deixaria a
humanidade na mais completa ignorância quanto à sua condição espiritual e
todos, por não saberem, seriam salvos. Ele nem precisaria ter passado o
terrível desconforto de ver o seu Filho amado morrer na cruz. Jesus também não
precisaria ter se feito homem e sofrido o escárnio, açoites, e, por fim, o
horror da cruz.
A cruz foi o
acontecimento mais horrendo, terrível e cruel da história. Se houvesse qualquer
outro meio, um único, por menor que fosse, Jesus a teria evitado. Se houvesse
qualquer outro caminho que pudesse substituir o Calvário, Ele o teria trilhado.
Se fez-se necessária a morte do Filho de Deus pelos pecados da humanidade é
porque não havia, em todo o universo, outra possibilidade de salvação para nós,
pecadores.
Todas as
justificativas são infundadas, porém, as duas últimas são as mais perigosas,
pois tem levado os cristãos a um profundo comodismo em relação aos povos não
alcançados. Se isso não fosse, por si só, um mal terrível, as duas, quando
examinadas com a devida atenção, se mostram totalmente destituídas de qualquer
apoio bíblico. Veremos, mais à frente, que não há sequer um homem inculpável em
todo o mundo e que a criação não leva ninguém à salvação, à vida eterna.
AS DUAS
REVELAÇÕES DE DEUS PARA O HOMEM
A Bíblia nos
fala de duas revelações com as quais Deus presenteou o homem. Um dos lugares
onde as duas são claramente mencionadas é no Salmo 19.
A primeira é
sua vasta criação, também conhecida como REVELAÇÃO GERAL.
A segunda é sua
SANTA PALAVRA (a Bíblia), também conhecida como REVELAÇÃO ESPECÍFICA.
VEJAMOS ALGO
SOBRE ELAS:
Revelação Geral
(Sl 19:1-6; Rm 1:19,20).
Definição:
"Revelação geral é o auto-descobrimento não proposicional (não escrito) da
pessoa de Deus através de sua criação, por todos os homens.
Além disso, os
meios da revelação geral incluem:
* a criação
(natureza) (Sl 19:1-6; Rm 1:18-21);
* a providência
(Mt 5:45; At 17:24-28);
* a consciência
do homem (Gn 1:26; Rm 2:1, 14-16);
* o raciocínio
(Rm 1:20-22,25)."
Tem se afirmado
que a revelação geral pode, por si só, levar o homem a uma reconciliação com o
Deus Eterno. Mas esta afirmação não tem base bíblica. Surge então uma pergunta:
"Pode uma pessoa conhecer algo acerca de Deus através da criação?" A
resposta bíblica é: "Sim". Porém este conhecimento é apenas
intelectual, sendo, portanto, insuficiente para levá-la a um relacionamento
pessoal e à reconciliação com Ele.
REVELAÇÃO
ESPECÍFICA.
Definição:
"O auto-descobrimento proposicional da pessoa e da mensagem de Deus por
vários meios e para vários homens na história, que foi gravado (se não
exaustivamente, suficientemente) como conteúdo das Escrituras."
Da parte de
Deus há somente estas duas revelações, sendo que, somente uma delas é capaz de
levar o homem a ser salvo da perdição eterna ¾ do inferno.
Isto é o que
passaremos a observar mais adiante.Para tanto, se faz necessário que aqueles
que realmente buscam compreender a Palavra de Deus, leiam este texto com
redobrada atenção e um coração sincero diante de Deus.
A SITUAÇÃO DOS
POVOS NÃO ALCANÇADOS
A Bíblia é
clara ao afirmar que "todos pecaram" (Rm 3:23) e nisto não há
exceção. Todos os homens nascidos da união de um homem e de uma mulher (isto
exclui o Senhor Jesus Cristo), estão na condição de pecadores caídos e em total
rebeldia contra Deus.
Quando Paulo,
inspirado pelo Espírito Santo, diz que todos pecaram, estão incluídos pretos,
brancos, amarelos, vermelhos etc. Logo, para Deus estão todos mortos nos seus
delitos e pecados (Ef 2:1,5) e, portanto, perdidos eternamente.
Esta é a
condição de todos aqueles que ainda não se renderam a Jesus; quer tenham ou não
ouvido! O homem não é pecador porque peca, mas peca por já ter nascido pecador
(Sl 51:5). Deus já havia revelado a Salomão esta verdade. Ele diz: "Não há
homem justo sobre a terra, que faça o bem e que não peque" (Ec 7:20).
Como disse
Moody: "Se Deus tirou, ou melhor, expulsou Adão do Paraíso terrestre por
um só pecado, crêem os senhores que Ele nos deixará entrar no céu, conservando
ainda os milhares de pecados em nossas vidas, e sem apelarmos para a expiação
do nosso Senhor Jesus Cristo?" Alguém já disse, tentando exemplificar a
situação espiritual do homem natural: "O mais limpo não é aquele que não
se suja, mas sim aquele que se limpa." E só quem pode limpar o homem da
mancha do pecado é o Senhor Jesus. Paulo, querendo mostrar a condição
espiritual de todos os seres humanos, escreveu: "Como está escrito: Não há
um justo, nem sequer um, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos
se extraviaram, a uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um
sequer. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua urdem engano, veneno
de víbora está nos seus lábios, a boca eles a tem cheia de maldição e de amargura;
são o seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos há destruição e
miséria; desconhecem o caminho da paz. Não há temor de Deus diante dos seus olhos"
(Rm 3: 10-18).
Esta é a terrível, mas real,
situação da humanidade sem Cristo. Esta citação do Antigo Testamento nos mostra
que todos, sem exceção, são pecadores e, portanto, injustos. "...pois já
temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado"
(Rm 3:9).
A SOLUÇÃO PARA
ESTES POVOS
Como hoje, na
época de Paulo havia muitos povos sem a presença do testemunho do evangelho de
Jesus Cristo. Paulo sabia que a única solução para eles estava na bendita
pessoa de Jesus Cristo e sua obra salvadora. Ele escreve em Romanos 10:9, 10,
13: "Se com tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração
creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o
coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação.
...Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo." Mas
Paulo não pára aqui e começa a fazer uma série de perguntas que nos colocam
contra a parede.
Continua ele:
"Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele
de quem nada ouviram? e como ouvirão se não há quem pregue? e como pregarão se
não forem enviados? ...Assim, a fé vem pelo ouvir e ouvir da palavra de Cristo
(Rm 10:14, 15a, *17).
A resposta às
perguntas do apóstolo é uma só: É impossível! É impossível invocar aquele em
quem não creram. É impossível crerem em Jesus se não ouviram nada a seu
respeito. É impossível que ouçam o evangelho se ninguém for lhes falar. A não
ser que as igrejas enviem missionários para levar-lhes as boas novas, que Jesus
veio ao mundo e efetuou a obra da salvação, continuarão ignorando tão grande
bênção.
Fica claro
então, que é impossível ao homem chegar ao conhecimento de Jesus sem que alguém
lhe fale acerca disto. "E como pregarão se não forem enviados?"
É papel da
igreja providenciar treinamento, envio de missionários até estes povos e
sustento para o missionário no campo(cf. At 13:1-3). A não ser que alguém lhes
seja enviado, eles nunca ouvirão da salvação que só há na pessoa do Senhor
Jesus.
Pedro afirma:
"E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum
outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos "
(At 4:12).
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