ACERCA DOS POVOS NÃO ALCANÇADOS - COMO OUVIRÃO?




COMO OUVIRÃO?

O assunto que trataremos nesta postagem é considerado desagradável por muitas pessoas com as quais tenho conversado. Contudo, é um assunto de extrema urgência e que necessita ser exposto com clareza. Em questões delicadas como a que veremos, são muitas as vozes que se levantam tentando dar soluções das mais variadas. Nestas horas devemos nos voltar para a Palavra de Deus, pois ela, somente ela, nos pode conduzir a toda a verdade.

Meu sincero desejo é que este texto possa levá-lo a uma profunda e sincera reflexão quanto à questão dos povos não alcançados. Espero que seu guia nesta reflexão seja a Bíblia e não seus sentimentos. Sentimentos mudam, a palavra de Deus permanece eternamente. 

Quando se fala em alcançar com o evangelho aqueles que nunca ouviram a respeito da salvação que há unicamente na pessoa de Jesus Cristo, somos logo confrontados com justificativas segundo as quais não deveríamos nos envolver com o trabalho missionário entre os povos não alcançados.

EIS ALGUMAS DAS MAIS COMUNS:

1   1) Há muitos perdidos aqui mesmo. Trabalhemos primeiro aqui e        depois, que os de perto forem salvos, pensaremos nos de longe;

     2) Primeiro temos que evangelizar "nossa Jerusalém"

   3)  É muito difícil enviar um missionário, somos pobres e não  temos 
      dinheiro para tanto;

4  4) Há tantos lugares aqui mesmo em nosso estado sem os "nossos princípios", para que então evangelizar outros povos?

  5) Meu irmão, não se preocupe com isto! Quem nunca ouviu é inocente, por isso não vai para o inferno;

6) Eles são salvos por observarem a criação de Deus. Afinal, o Salmo 19 diz que "os céus proclamam a glória de Deus".

Todas estas justificativas são fruto da má compreensão daquilo que a Bíblia fala sobre missões. As quatro primeiras derivam-se de uma visão extremamente limitada da tarefa missionária da Igreja. Uma delas (a terceira) demonstra uma falta de confiança no Deus que supre todos os recursos para a expansão da Sua obra.

Demonstram, também, uma maior preocupação em implantar nossos "santos" princípios denominacionais, do que fazer conhecido em toda a Terra o nome de Jesus. É bom termos em mente que o nosso chamado primordial é para pregar a salvação em Cristo Jesus e não nossos princípios eclesiásticos.

A quinta "desculpa" pode ser respondida até mesmo pela lógica. Se a "inocência" por não ter ouvido fosse base para a salvação, a questão da queda e conseqüente perdição seria facilmente resolvida. Deus deixaria a humanidade na mais completa ignorância quanto à sua condição espiritual e todos, por não saberem, seriam salvos. Ele nem precisaria ter passado o terrível desconforto de ver o seu Filho amado morrer na cruz. Jesus também não precisaria ter se feito homem e sofrido o escárnio, açoites, e, por fim, o horror da cruz.

A cruz foi o acontecimento mais horrendo, terrível e cruel da história. Se houvesse qualquer outro meio, um único, por menor que fosse, Jesus a teria evitado. Se houvesse qualquer outro caminho que pudesse substituir o Calvário, Ele o teria trilhado. Se fez-se necessária a morte do Filho de Deus pelos pecados da humanidade é porque não havia, em todo o universo, outra possibilidade de salvação para nós, pecadores.

Todas as justificativas são infundadas, porém, as duas últimas são as mais perigosas, pois tem levado os cristãos a um profundo comodismo em relação aos povos não alcançados. Se isso não fosse, por si só, um mal terrível, as duas, quando examinadas com a devida atenção, se mostram totalmente destituídas de qualquer apoio bíblico. Veremos, mais à frente, que não há sequer um homem inculpável em todo o mundo e que a criação não leva ninguém à salvação, à vida eterna.

AS DUAS REVELAÇÕES DE DEUS PARA O HOMEM

A Bíblia nos fala de duas revelações com as quais Deus presenteou o homem. Um dos lugares onde as duas são claramente mencionadas é no Salmo 19.

A primeira é sua vasta criação, também conhecida como REVELAÇÃO GERAL.

A segunda é sua SANTA PALAVRA (a Bíblia), também conhecida como REVELAÇÃO ESPECÍFICA.

VEJAMOS ALGO SOBRE ELAS:

Revelação Geral (Sl 19:1-6; Rm 1:19,20).

Definição: "Revelação geral é o auto-descobrimento não proposicional (não escrito) da pessoa de Deus através de sua criação, por todos os homens.

Além disso, os meios da revelação geral incluem:

* a criação (natureza) (Sl 19:1-6; Rm 1:18-21);
* a providência (Mt 5:45; At 17:24-28);
* a consciência do homem (Gn 1:26; Rm 2:1, 14-16);
* o raciocínio (Rm 1:20-22,25)."

Tem se afirmado que a revelação geral pode, por si só, levar o homem a uma reconciliação com o Deus Eterno. Mas esta afirmação não tem base bíblica. Surge então uma pergunta: "Pode uma pessoa conhecer algo acerca de Deus através da criação?" A resposta bíblica é: "Sim". Porém este conhecimento é apenas intelectual, sendo, portanto, insuficiente para levá-la a um relacionamento pessoal e à reconciliação com Ele.

REVELAÇÃO ESPECÍFICA.

Definição: "O auto-descobrimento proposicional da pessoa e da mensagem de Deus por vários meios e para vários homens na história, que foi gravado (se não exaustivamente, suficientemente) como conteúdo das Escrituras."

Da parte de Deus há somente estas duas revelações, sendo que, somente uma delas é capaz de levar o homem a ser salvo da perdição eterna ¾ do inferno.

Isto é o que passaremos a observar mais adiante.Para tanto, se faz necessário que aqueles que realmente buscam compreender a Palavra de Deus, leiam este texto com redobrada atenção e um coração sincero diante de Deus.

A SITUAÇÃO DOS POVOS NÃO ALCANÇADOS

A Bíblia é clara ao afirmar que "todos pecaram" (Rm 3:23) e nisto não há exceção. Todos os homens nascidos da união de um homem e de uma mulher (isto exclui o Senhor Jesus Cristo), estão na condição de pecadores caídos e em total rebeldia contra Deus.

Quando Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, diz que todos pecaram, estão incluídos pretos, brancos, amarelos, vermelhos etc. Logo, para Deus estão todos mortos nos seus delitos e pecados (Ef 2:1,5) e, portanto, perdidos eternamente.

Esta é a condição de todos aqueles que ainda não se renderam a Jesus; quer tenham ou não ouvido! O homem não é pecador porque peca, mas peca por já ter nascido pecador (Sl 51:5). Deus já havia revelado a Salomão esta verdade. Ele diz: "Não há homem justo sobre a terra, que faça o bem e que não peque" (Ec 7:20).
  
Como disse Moody: "Se Deus tirou, ou melhor, expulsou Adão do Paraíso terrestre por um só pecado, crêem os senhores que Ele nos deixará entrar no céu, conservando ainda os milhares de pecados em nossas vidas, e sem apelarmos para a expiação do nosso Senhor Jesus Cristo?" Alguém já disse, tentando exemplificar a situação espiritual do homem natural: "O mais limpo não é aquele que não se suja, mas sim aquele que se limpa." E só quem pode limpar o homem da mancha do pecado é o Senhor Jesus. Paulo, querendo mostrar a condição espiritual de todos os seres humanos, escreveu: "Como está escrito: Não há um justo, nem sequer um, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, a uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca eles a tem cheia de maldição e de amargura; são o seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos há destruição e miséria; desconhecem o caminho da paz. Não há temor de Deus diante dos seus olhos" (Rm 3: 10-18).

Esta é a terrível, mas real, situação da humanidade sem Cristo. Esta citação do Antigo Testamento nos mostra que todos, sem exceção, são pecadores e, portanto, injustos. "...pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado" (Rm 3:9).

A SOLUÇÃO PARA ESTES POVOS

Como hoje, na época de Paulo havia muitos povos sem a presença do testemunho do evangelho de Jesus Cristo. Paulo sabia que a única solução para eles estava na bendita pessoa de Jesus Cristo e sua obra salvadora. Ele escreve em Romanos 10:9, 10, 13: "Se com tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação. ...Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo." Mas Paulo não pára aqui e começa a fazer uma série de perguntas que nos colocam contra a parede.
  
Continua ele: "Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem nada ouviram? e como ouvirão se não há quem pregue? e como pregarão se não forem enviados? ...Assim, a fé vem pelo ouvir e ouvir da palavra de Cristo (Rm 10:14, 15a, *17).

A resposta às perguntas do apóstolo é uma só: É impossível! É impossível invocar aquele em quem não creram. É impossível crerem em Jesus se não ouviram nada a seu respeito. É impossível que ouçam o evangelho se ninguém for lhes falar. A não ser que as igrejas enviem missionários para levar-lhes as boas novas, que Jesus veio ao mundo e efetuou a obra da salvação, continuarão ignorando tão grande bênção.

Fica claro então, que é impossível ao homem chegar ao conhecimento de Jesus sem que alguém lhe fale acerca disto. "E como pregarão se não forem enviados?"

É papel da igreja providenciar treinamento, envio de missionários até estes povos e sustento para o missionário no campo(cf. At 13:1-3). A não ser que alguém lhes seja enviado, eles nunca ouvirão da salvação que só há na pessoa do Senhor Jesus.

Pedro afirma: "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos " (At 4:12).

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL