O QUE SIGNIFICA "GRANDE COMISSÃO"


A GRANDE COMISSÃO

MATEUS 28.18-20;  9.37,38



Jesus estava no alto do Monte das Oliveiras. Eu imagino que de lá ele estivesse avistando o Monte Calvário, local onde aproximadamente 40 dias antes ele havia padecido, pendurado no alto da cruz, para ganhar a eterna salvação para todos os homens.

Eu imagino também que o assunto, que naquele momento ocupava o coração de Jesus era a grande necessidade de todos os povos do  mundo virem a conhecer que a Sua grandiosa obra redentora era extensiva também a eles.

Eu penso que movido por este pensamento, Jesus proferiu a Sua “Ordem Missionária”, que conhecemos como a Grande Comissão. É sobre esta Ordem, ou sobre esta Grande Comissão, que estaremos meditando neste momento.

A QUEM FOI DADA A ORDEM MISSIONÁRIA

A Grande Comissão de Jesus não foi dada aos líderes religiosos de Israel, tampouco aos membros do Sinédrio em Jerusalém. Também não foi dada a nenhum órgão governamental ou nenhum segmento político de qualquer país. Porque por mais nobres que possam parecer as atividades desses órgãos ou estas instituições, eles são de alcance temporal, enquanto que a ordem missionária de Jesus lida com a eternidade.
          
 A ORDEM MISSIONÁRIA FOI DADA AOS DISCÍPULOS
          
No momento da ascensão de Jesus, os discípulos que com Ele estavam reunidos, representavam a Igreja na sua vocação e missão no mundo.

Entendo que aqueles discípulos não eram homens perfeitos, nem tampouco dotados de qualidades excepcionais como poderiam parecer.
-      Prova disto é que momentos antes Jesus os havia repreendido pela sua incredulidade;
-      Pedro havia negado a Jesus, três vezes;
-      Tomé havia duvidado da autenticidade da ressurreição de Jesus;
-      e todos os discípulos haviam fugido dele na hora do aperto.

Porém, apesar das limitações daqueles homens, Jesus podia dizer: “vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3).

Jesus ainda hoje, chama homens imperfeitos e limitados para a sua obra. Todavia, importa que sejam limpos, e dispostos a obedecer à sua chamada, pois assim ele os aperfeiçoa, prepara e os envia.

A ORDEM MISSIONÁRIA  FOI DADA À IGREJA
               
A Igreja nos dias atuais não está ligada aos crentes da igreja primitiva apenas historicamente. Ela se identifica  com a igreja primitiva, também na responsabilidade de evangelizar os povos em todas as nações.         
              
Costumo dizer que nada, justifica a presença da Igreja no mundo, a não ser a sua responsabilidade com a evangelização do mundo.        
Se pensarmos na evangelização do mundo como a principal tarefa da Igreja na terra, fica difícil entendermos porque se passaram dois mil anos, desde que Jesus deu a Ordem Missionária à Igreja e hoje mais da metade da população do mundo ainda não ouviu o evangelho nem uma vez sequer.
              
Se pensarmos que no tempo da Igreja primitiva, os discípulos de Jesus que enfrentaram os mesmos desafios que nós. Que não dispunham dos modernos meios de comunicação dos rápidos meios de transportes que dispomos, porque eles conseguiram realizar a tarefa evangelizando o mundo daquela época, e hoje, nós não conseguimos ainda?

              
 Talvez a melhor resposta a estas perguntas, é que eles levaram a ordem de Jesus a sério!
              
Se quisermos fazer frente aos grandes desafios de nosso tempo, desafios que crescem a cada dia,  precisamos levar a sério as ordens de Jesus. Precisamos resgatar o conteúdo da Grande Comissão.

RESGATAR O CONTEÚDO SIGNIFICA:
              
Obedecer de forma inquestionável a Ordem de Jesus.
               
A primeira palavra da ordem missionária de Jesus é  “IDE”.  Este é um verbo que está conjugado no modo imperativo, demonstrando a exigência de  uma ação decisiva. Apesar disto, muitas vezes o trabalho de evangelização não vai além de projetos e de planejamento.
               
Em Juizes  5.16-18 – Lemos que quando Israel venceu a guerra contra o rei de Canaam, Débora convocou todas as tribos para render ações de graças ao Senhor, entretanto cada tribo teve de prestar contas pela maneira como desempenhou a sua tarefa em relação às ordens recebidas de Deus.

Cada um de nós somos responsáveis pela nossa geração. O que tenho que fazer eu não posso esperar que outro faça.  Se quisermos sermos obedientes à Grande Comissão, não podemos agir como as tribos de Rúben, nem de Aser, nem Gileade. Precisamos sim, ultrapassar as fronteiras das quatro paredes da igrejas, tirarmos do papel nossos planejamentos e irmos ao encontro daqueles que precisam e esperam a manifestação dos filhos de Deus.
                
Esta decisão muitas vezes implica em expor nossas vidas no campo de batalha, como fez a tribo de Zebulom. É necessário pensarmos e fazermos  como o apóstolo Paulo: “Em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria o ministério que recebi do Senhor, para pregar o Seu evangelho”.
                
Jesus não chamou os seus discípulos para somente fazerem planos e projetos. Ele os mandou ir ao campo, que é o mundo.

PREGANDO ÀS  NAÇÕES; Esta é a única maneira através da qual os homens conhecerão a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.  Porque a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus;

BATIZANDO-AS em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo;

ENSINANDO-AS A GUARDAR TODAS AS COISAS QUE EU VOS TENHO MANDADO.  Pregar o evangelho é uma ordem, fazer discípulos é uma necessidade.

Antes de Jesus proferir a Grande Comissão ele visualizou os grandes desafios que seus discípulos com certeza enfrentariam, e consciente das dificuldades que eles enfrentariam, Jesus os exortou a  “Rogarem ao Senhor da Seara, para que mandasse obreiros para a Sua Seara”. Mandar, denota sentido de urgência. É o Senhor quem manda. À igreja cabe a responsabilidade de enviar aqueles que Ele manda. É impossível haver pregadores se estes não forem enviados. É impossível cumprir a grande comissão se a Igreja não fizer a sua parte enviando missionários.
    
Não é difícil imaginar que diante de tamanha seara os obreiros não deixariam nunca de ser “poucos”. Aliás, parece-me que muitos crentes estão conformados diante da expectativa de nunca alcançarem o mundo: muitos crentes já desistiram ou até mesmo já entregaram os pontos.
              
A verdade é que a esta altura dos acontecimentos os obreiros não somente são poucos, mas para muitos lugares e povos eles simplesmente não existem. Não há obreiros.

         
Podemos afirmar que existem no mundo hoje, aproximadamente 3.000 etnias, das 6.000 existentes onde não há um único porta voz de Jesus Cristo ainda. Somente no Brasil, das 240 etnias indígenas, aproximadamente 120 ainda não têm nenhum representante evangélico!
                              
Se pensarmos o problema em termos de pessoas, a situação nos parece mais calamitosa. Existem hoje no mundo mais de 6 bilhões de pessoas, os que pesquisam o assunto afirmam que mais da metade desta população ainda não ouviram sequer a pregação do evangelho. Esta é uma calamidade do tamanho do mundo! Se medirmos por etnias ou se medirmos pela população, mais da metade do mundo está por ouvir o evangelho! Metade da população está sem obreiros. E isso há dois mil anos, depois que Jesus deu a sua ordem missionária a sua Igreja!
                 
QUAL É A ESTRATÉGIA QUE PRECISAMOS RESGATAR?
                 
Encontramos a estratégia em Mat. 9.38: “Rogar ao Senhor da seara por obreiros”.  É totalmente necessário que haja obreiros para cada povo, para cada lugar. E o remédio que Jesus prescreve é rogar ao Senhor da Seara por obreiros.
                
Observem que estamos diante de uma ordem. Não é ponto facultativo. Jesus manda rogarmos por obreiros. – Mas será que estamos obedecendo a esta ordem? Ao menos esta, pois, aparentemente, é uma ordem, à qual qualquer crente pode obedecer. Ao menos dominicalmente? Se não obedece, por que não obedece? – Então, vamos começar agora? E na nossa vida particular, será que daria para gastar um minuto por dia, digamos quando levantamos, ao pentearmos o cabelo, clamar a Deus por obreiros para o mundo perdido, para as etnias que nunca foram alcançadas? Vejam que ninguém pode dizer que é pobre demais para poder orar, que não tem cultura suficiente para poder orar. Qualquer crente pode orar, por mais simples que possa ser.
              
Estamos, pois, diante de pelo menos uma ordem de Cristo que está ao alcance de todos nós. No entanto, parece existir alguma dificuldade, pois devem ser relativamente poucos os que estão obedecendo a esta ordem. Para entender melhor vamos à estratégia.
              
Qual será o conteúdo estratégico da ordem de Jesus, que precisamos resgatar?
             
Bem, se eu vou rogar a Deus por obreiros eu devo ser sincero, não acha? Eu preciso também ser coerente, vocês concordam comigo?  
              
Ao clamar a Deus por obreiros tenho de estar pronto a ouvir, eu mesmo, a resposta. Pois um belo dia Deus pode dizer para mim: “Está certo, meu filho, estou ouvindo seu clamor. Agora, um dos que vou enviar é você!” Será que não?  Ou então vem a voz de Deus: “Você não irá a outro povo, mas você terá de contribuir mais do que vem contribuindo para ajudar a sustentar os que vão.” E certamente Deus vai cobrar mais intercessão, mais apoio espiritual para garantir a realização da sua obra.

Se isto estivesse acontecendo tomaríamos o mundo de assalto! Só que não está acontecendo. Eis o problema – obedecer a esta ordem requer compromisso. Refletindo um pouco, fica claro que nem a esta ordem de Jesus podemos obedecer, realmente, sem termos compromisso verdadeiro com Ele.
               
Como conseqüência trágica, metade do mundo continua a perecer sem ouvir o Evangelho de Cristo. Então, irmãos, vamos assumir um compromisso total com Jesus e sua causa, no duro, para valer. Eis uma tremenda seara à nossa espera – 3 bilhões de pessoas sem ouvir, 3.000 etnias sem obreiros, e afirmamos que Jesus está voltando. Com certeza Ele está voltando e como iremos nos apresentar diante dele? Como prestaremos contas a Ele dos talentos que temos recebido?
       
Quero convidar você a orar neste momento, pedindo ao Senhor que nos perdoe e nos faça entender que eu e você somos responsáveis por nossa geração. Geração que se perde a cada momento sem que muitas vezes não nos darmos conta que muitos estão indo para a perdição eterna, por não terem tido a oportunidade de ouvir nem sequer uma vez, falar o nome de Jesus.

Pai, sou grato a Ti, porque um dia ouvi as boas novas de Seu Filho Amado Jesus Cristo, que por mim morreu na cruz. Hoje somos felizes porque descobrimos que em Jesus temos  vida eterna. Pai querido, bilhões de pessoas ainda vivem por este mundo agitadas, ansiosas, em busca de paz, amor e alegria.

Ah! Senhor! Se elas soubessem que só em Jesus Cristo, o teu filho encontrarão a paz, o amor e a alegria que procuram.

Eu reconheço Senhor que somos culpados e te peço perdão, porque elas ainda não te conhecem, porque temos sido negligentes em cumprir a tua ordem. Mas te peço Pai que todos que ainda não te conhecem, tenham oportunidade de ouvir a tua palavra, de saber do teu amor e perdão, como nós ouvimos; para que eles possam ser felizes como eu sou ao teu lado. Continue abençoando, meu Deus, aqueles que têm anunciado fielmente a tua palavra e levante mais obreiros para a tua seara que cresce a cada dia.

Quanto a nós Senhor, mostra-nos em que podemos ser mais úteis em tuas mãos. Queremos contribuir na tua obra com a nossa vida, com tudo o que temos. Queremos ajudarmos uns  aos outros a levarmos a salvação ao mundo que ainda não te conhece.
           
Em nome de Jesus eu Te peço agradecido.  Amém.




Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL