DIA DE ORAR PELO POVO NÃO ALCANÇADO DO PAQUISTÃO - 23 DE JULHO




BRAHUI DO PAQUISTÃO

PERFIL DO POVO

INTRODUÇÃO / HISTÓRIA


Os Brahui do Paquistão residem em Kelat. Esta área de cerca de 30.000 milhas quadradas é dividida nas terras altas de Sarawan e na planície de Kacci. As zonas são separadas pelas cadeias de montanhas Sulaiman e Kirthar e pela área de 80 milhas de comprimento conhecida como Passagem de Bolan. Grupos menores de Brahui também podem ser encontrados no sul do Afeganistão e no Irã.

O Brahui chegou ao poder ao derrubar uma dinastia de reis hindus nos anos 1600. Sob Nasir Khan, na década de 1700, a confederação atingiu seu auge. Hoje, os Brahui são constituídos por um grupo de 29 tribos. Oito dessas tribos formam o que se acredita no núcleo original de Brahui.

O Brahui pode ser distinguido dos seus vizinhos Pushtun e Baluchi por sua língua dravidiana, chamada Brahuidi. Os lingüistas não foram capazes de descobrir a ligação entre os brahui e outros falantes de línguas dravidianas que vivem a 1000 milhas de distância no sul da Índia.

COMO É A VIDA DELES?
Durante anos, a maioria dos Brahui eram pastores nômades que viajavam entre as terras altas e as planícies em busca de temperaturas, chuvas e pastagens adequadas para seus rebanhos. Durante os meses frios e gelados de inverno, os Brahui viviam nas planícies. Eles voltaram para as colinas somente depois que os cordeiros nasceram em fevereiro ou março.

O número de nômades de Brahui diminuiu consistentemente nos últimos cem anos, e hoje existem muitas aldeias totalmente assentadas, dependentes da irrigação subterrânea para aumentar as numerosas colheitas de dinheiro. Existem várias cidades que servem como centros administrativos e comerciais, embora relativamente poucos Brahui morem na cidade durante o ano todo.

Os pastores de Brahui se organizaram em grupos de famílias que colaboraram, conhecidas como khalks. Cada khalk combina seus rebanhos em um rebanho sob os cuidados de um pastor residente profissional. O pastor residente controla até 500 ovelhas. Esse procedimento beneficia o Brahui economicamente porque permite que os homens e seus filhos adultos trabalhem nas fazendas da vila local em troca de trigo. Ter um pastor residente também permite que os homens levem seus rebanhos ao mercado para venda e troquem informações com outros Brahui sobre a localização de vários campos e rebanhos.

Por meio do uso de khalks, os Brahui se tornaram pastores especializados. Eles aprenderam o número ideal de ovelhas que podem ser pastadas juntas. Eles também descobriram que as ovelhas não são felizes em grupos muito pequenos e se espalham e vagam sob tais condições. Quando os rebanhos aumentam para mais de 500 animais, os líderes "multiplicam" o grupo, mudando as tendas para formar um novo caiaque.

Os casamentos são organizados dentro das famílias. Os pais preferem que os filhos se casem com um primo do lado do pai, embora, ocasionalmente, as famílias considerem os desejos do casal. Os homens podem ter várias esposas, mas as despesas incorridas tendem a limitar essa prática. O divórcio é raro entre os Brahui. A família ideal consiste em filhos casados
​​que moram com seus pais. Após a morte do pai, os irmãos continuam a viver juntos com uma propriedade familiar unida, sob a liderança do filho mais velho.

A tribo é a unidade política básica dos Brahui. As tribos baseiam seus membros na descendência patrilinear (ancestrais comuns do sexo masculino) e na lealdade política.

QUAIS SÃO AS SUAS CRENÇAS?
A maioria dos brahui são muçulmanos sunitas. Eles estão profundamente enraizados em sua fé e aderem aos cinco deveres essenciais do Islã: orar, jejuar, dar aos pobres, afirmar que "Deus é o único Deus e Maomé é seu profeta" e fazer uma peregrinação a Meca.

QUAIS SÃO AS NECESSIDADES DELES?
Eles precisam de muita intercessão, materiais evangélicos adicionais e trabalhadores adicionais que trabalharão com eles e estarão dispostos a se adaptar ao seu estilo de vida nômade.

PONTOS DE ORAÇÃO

As orações bíblicas para o Brahui no Paquistão..

Peça a Deus que crie equipes de oração que começarão a quebrar o solo por meio de adoração e intercessão.

Peça ao Senhor que envie trabalhadores com o coração de servos ao Brahui para trabalhar entre eles.

Peça ao Espírito Santo que conceda sabedoria e favor às agências missionárias que atualmente estão trabalhando entre os Brahui.
.
* Ore para que o filme de Jesus seja usado com sabedoria e que Deus traga muitos frutos à medida que o filme é mostrado ao Brahui.

Ore para que Brahui que ouviu o Evangelho responda a Jesus e compartilhe Seu amor com os outros.

Peça ao Senhor que levante fortes igrejas locais entre os Brahui.


Grupo Étnico:
País:
Janela 10/40:
Sim
População Nacional:
2,723,000
População Mundial:
3,070,000
Idioma:
Religião Principal:
Bíblia:
Novo Testamento
Áudio NT - Internet:
Não
Flime Jesus:
Áudio gravação:
Cristãos:
Poucos, menos de 2%
Situação:
Escala de Progresso:
gauge-1.gif

Religião Maior 
Porcentagem *
0,00%
Cristianismo   (evangélico 
0,00%
0,00%
0,00%
100,00%
0,00%
0,00%
0,00%



Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL