ORE PELOS POVOS NÃO ALCANÇADOS - 13 DE JULHO






 SHAIKH NO NEPAL

Os Shaikhs geralmente são pessoas proeminentes dos negócios e são respeitados pela sua religiosidade. Shaikh em árabe significa os "Anciões", com a conotação de sabedoria, honra, pois são avidamente aceitos. Originalmente alguns são convertidos ao sistema de castas Hindu. Shaikhs podem ser encontrados na capital Kathmandu do Nepal e na região de Rampur. O nepalês é sua língua primária. O Alcorão tem sido traduzido para o Nepalês e alguns Shaikhrs estão lendo.
INTRODUÇÃO / HISTÓRIA

O termo Shaikh é usado aqui para um grupo sociocultural que se originou com colonos árabes no sul da Ásia, que agora inclui muitos subgrupos, alguns dos quais se casam em Bangladesh com muçulmanos não-shaikh bengalis e outros não.


O Islã chegou à área hoje conhecida como Paquistão em 711 dC, quando um exército árabe muçulmano conquistou a parte noroeste do vale do Indo, da Caxemira ao mar da Arábia. Tecnocratas, burocratas, soldados, comerciantes, cientistas, arquitetos, professores, teólogos e sufis reuniram-se do resto do mundo árabe e muçulmano para o sultanato islâmico no sul da Ásia e se estabeleceram permanentemente.

Os descendentes desses árabes geralmente recebem o título de Shaikh e também são conhecidos no Paquistão como Khatri muçulmano. Os xeques do Paquistão, no entanto, reivindicam ascendência pré-islâmica. Eles são um subgrupo do grupo Zamindar ou qoum, tradicionalmente associado à agricultura, que é um dos dois grupos que compõem os Punjabis paquistaneses (o outro grupo é o grupo ou quom Moeens, tradicionalmente artesãos). 

Shaikh também é um termo que geralmente é atribuído aos líderes ou anciãos de grupos sociais árabes. Outras variantes deste termo são Sheik, Shaykh, Shaikh, Cheikh, Šeih, Šejh, Seyh.

Após o advento do Islã no sul da Ásia, algumas castas altas (brâmanes, muçulmanos Rajputs e Khatris) se converteram ao islã na região de Punjab e adotaram esse título. Eles são conhecidos como Punjabi Shaikh (Punjabi). A maioria dos Shaikhs de Punjabi é urbanizada e separada de sua ancestralidade agrícola tradicional. No entanto, algumas famílias também cultivam suas próprias terras nos distritos ocidentais de Punjab. 

As principais profissões dos punikis urbanos Shaikhs são empresas e serviços públicos, e são estereotipadas por sua reputação de perspicácia nos negócios. O Khawaja Shaikh, com sua subdivisão Chiniotis e Qanungoh Shaikh, são duas dessas comunidades.

Os sikh shaikhs que viviam em aldeias na fronteira indiana ao lado do Paquistão eram restos dos shaihks que optaram por ficar após a independência do Paquistão em 1947, adotando o sikhismo como religião. Eles são famosos por seu lori e dhool, um tambor indiano tradicional.

COMO É A VIDA DELES?

Os Shaikhs não estão vinculados por uma profissão específica. O Shaikh pode ser amplamente agrupado em cinco comunidades. Três dessas comunidades são os siddiks, farukis e abbasi, que muitas vezes são descendentes de imigrantes árabes. 

Os outros dois são as comunidades Chistis e Kuraishis, que tendem a ser principalmente de convertidos ao Islã. Consequentemente, os Shaikhs professam o Islã e têm tradições sunitas e xiitas entre eles. 

No Nepal, eles falam nepali e urdu, bhojpuri ou maithili em suas comunidades. Eles não são vegetarianos e sua comida comum é arroz, carne de carneiro e legumes. Sobrenomes comuns são Mondal, Siddiqui, Usmani, Faroqui e Sheikh.

Quais são as necessidades deles?
Houve muita atividade ministerial entre os Shaikh na Índia, mas poucas obras no Nepal. 

Ore para que este maior grupo de muçulmanos nepaleses encontre a verdade do Profeta Isa! Existe muito potencial para o crescimento do evangelho na comunidade Shaikh, devido a relativamente poucas divisões sociais.

OBSTÁCULOS AO MINISTÉRIO: 
Mulçumanos, especialmente aqueles que são bons em sua comunidade religiosa, procura pedir favores a Alá através de seus trabalhos. Eles geralmente falam que a Bíblia é imprecisa, e que apenas o Alcorão é a verdade.

IDÉIAS AO MINISTÉRIO: 
Há vários ministros em atividade entre os Shaikhs na India, mas poucos no Nepal.

Ore para que o grupo cresça entre os Mulçumanos Nepaleses, e que eles encontrem a verdade. Há um grande potencial para o evangelho entre a comunidade dos Shaikh no Nepal, por causa da relatividade divisão social entre eles.

ORE PELOS SEGUIDORES DE CRISTO: 
Ore para que os poucos cristãos Shaikh no Nepal venha revelar a luz de Jesus em cada caminho, mostrando o que é a verdade e santidade.
Ore para eles sejam ávidos para ensinar a outros como seguir o cordeiro de Deus quem tirou o pecado do mundo. 

ORE POR TODO GRUPO DE PESSOAS: -
 Ore para que uma fome e uma busca da verdade aconteça entre os Shaiks Mulçumanos do Nepal.
- Ore para um movimento imparável de fazer discípulos espalhe na comunidade.

FOCO ESCRITURA: 
"Alegrem-se os céus, e a terra exulte; diga-se entre as nações: Reina o SENHOR." 1 Crônicas 16:31

Grupo Étnico:
País:
Janela 10/40:
Sim
População Nacional:
781,000
População Mundial:
235,324,000
Idioma:
Religião Principal:
Bíblia:
Completa
Áudio NT - Internet:
Flime Jesus:
Áudio gravação:
Cristãos:
Poucos, menos de 2%
Situação:
Escala de Progresso:
gauge-1.gif


Total de estados registrados
14
Maiores Estados
Narayani
219.000
Janakpur
153.000
Lumbini
129.000
Kosi
91.000
Sagarmatha
80.000
Bheri
58.000
Mechi
16.000
Bagmati
11.000
Gandaki
5.300
Rapti
1.900
Seti
1.900

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Punjabi_Shaikh





Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL