QUAL O PROPÓSITO DA GRANDE COMISSÃO



PROPÓSITO


A Grande Comissão nos é concedida por cada um dos quatro evangelistas (Mt 28.18-20; Mc 16.15,16; Lc 24.46-49; Jo 20.21,22) e nos Atos dos Apóstolos (At 1.8). Ela é reiterada por parte de Paulo como está registrado em Atos 26.13-18.

Para os cristãos na Bíblia, ela tem implicações muito maiores. Ela constitui uma identificação dos cristãos com Cristo ao cumprir o propósito divino como revelado no ímpeto missionário do Antigo Testamento e encarnado no Senhor.


Ela é a ordem para pregar o evangelho a todas as criaturas, a ordem para partir e evangelizar o mundo, a divina autorização para serem embaixadores de Cristo em toda nação do mundo.

A força cumulativa dessa ordem reiterada é evidente, não deixando nenhuma dúvida na mente do discípulo cristão em e obediente a Jesus Cristo de que a evangelização do mundo é a vontade e o plano inquestionável do Senhor.

Ela é o imperativo divino destacado na natureza do cristianismo e definido em uma ordem clara do próprio Senhor. Tal é o primeiro impacto de um estudo da Grande Comissão.

A Grande Comissão declara rigorosamente a tarefa cristã de evangelização do mundo. Repito, a Grande Comissão não torna o cristianismo em uma religião missionária, pois nenhuma ordem poderia fazer isso.

A natureza missionária do cristianismo não origina-se em uma ordem: a ordem meramente a focaliza. A natureza missionária flui de Deus que é a fonte do cristianismo.

A Grande Comissão não gera novas tarefas: ela meramente define as originais. As tarefas cristãs fluem do caráter do cristianismo e de sua relação com o Senhor.

Essa, porém, não é a história completa da Grande Comissão. A principal importância histórica da Grande Comissão encontra-se no fato de que ela fornece à igreja o padrão e propósito de missões. Ela define e estabelece a tarefa missionária.

Temos na Grande Comissão um compasso, um mapa, e um plano. Um estudo comparativo das passagens paralelas é muito ilustrativo e instrutivo. Ele revela verdade e princípios preciosos para guiar a igreja na evangelização do mundo e definir em termos específicos o aspecto missionário do ministério da igreja.

A ordem sêxtupla nos evangelhos e nos Atos expressa uma preocupação central de Cristo: a preocupação com a evangelização do mundo; ela declara um propósito central: o propósito de reunir um povo em nome do Senhor dentre as nações para constituir a igreja, o corpo e a noiva de Cristo, o templo e a casa de Deus; ela prescreve uma estratégia central: a divulgação do evangelho de Jesus Cristo por testemunhas amparadas pelo Espírito formando discípulos dentre todas as nações.


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL