TODO MUNDO JÁ OUVIU FALAR?


 

CERTAMENTE TODO MUNDO JÁ OUVIU FALAR?

 

Àlgumas vezes, ouve-se o comentário " Certamente quase todos já ouviram falar de Jesus. Certamente, missionários foram enviados a todos os países. Não completamos a Grande Comissão? ". Embora a difusão do cristianismo não tenha sido nada menos que sobrenatural, ainda existem grandes segmentos da população mundial que nunca ouviram o nome de Jesus e muito menos uma apresentação clara da mensagem da salvação. 

PAÍSES OU NAÇÕES?

Embora o Evangelho tenha ido a todos os países políticos do mundo, quando Jesus ordenou que Seus seguidores "fizessem discípulos de todas as nações" em Mateus 28: 18-20, ele não estava se referindo a nações políticas como Canadá, Quênia, Rússia, etc. 

Muitos deles, como os Estados Unidos, não existiam como entidades quando Jesus deu o comando. A palavra que Jesus usou para as nações em grego é "ethne", da qual obtemos a palavra em inglês "étnica". "Ethne" pode simplesmente significar qualquer não-judeu, isto é, gentio ou pode significar uma coleção de indivíduos com uma identidade comum.  

Na Grande Comissão, Jesus ordenou que Seus seguidores fizessem discípulos de todos os grupos étnicos. 

Isso faz uma diferença dramática ao considerar o escopo da Grande Comissão. Os dois mapas a seguir mostram a diferença entre um país político e os grupos étnicos desse país: 



Nigéria: um único país político. 

Nigéria: uma coleção de mais de 540 grupos de pessoas distintas, cada uma delas necessitando de um movimento de plantação de igrejas em seu meio. 

A definição usada pelo estrategista de missão para o grupo de pessoas é "um grupo significativamente grande de indivíduos que se consideram afinados em comum por causa de sua linguagem, religião, etnia, residência, ocupação, classe ou casta, situação, etc. , ou combinações destes. 

" Para propósitos evangelísticos, é "o maior grupo dentro do qual o evangelho pode se espalhar como um movimento de plantação de igrejas sem encontrar barreiras de entendimento ou aceitação". (Ralph Winter p. 536) Os dados atuais sugerem que existem cerca de 17.400 grupos de pessoas distintas quando as fronteiras dos países são consideradas. 

curdo, de língua turca na Turquia, é um exemplo de um grupo de pessoas não alcançadas. 

ATINGIDO X NÃO ALCANÇADO? 

Um grupo de pessoas não alcançadas é "um grupo de pessoas dentro do qual não há comunidade indígena de cristãos crentes capazes de evangelizar esse grupo de pessoas". 

Em meados da década de 90, os estrategistas da missão procuraram quantificar essa definição. Eles estabeleceram o critério de não alcançado como menos de 2% de verdadeiros seguidores de Cristo e menos de 5% de cristãos professos (isso inclui todas as formas de cristianismo, isto é, qualquer um que se chamaria de "cristão"). 

Embora esses números percentuais sejam um pouco arbitrários, "não devemos subestimar o significado do pequeno grupo de pessoas que têm uma visão de um mundo justo e gentil. A qualidade de toda uma cultura pode ser alterada quando dois por cento de seu povo tem uma nova visão". - Robert Bellah, Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton,Christianity Today, outubro de 2011: 42 .

AS ESTIMATIVAS SUGEREM QUE APROXIMADAMENTE 7.400 GRUPOS DE PESSOAS AINDA SÃO CONSIDERADOS NÃO ALCANÇADOS.

Então, quantos dos aproximadamente 17.400 grupos étnicos são considerados não alcançados, isto é, menos de 2% de seguidores de Cristo e menos de 5% de cristãos professos? As estimativas mais recentes sugerem que aproximadamente 7.400 grupos de pessoas são considerados não alcançados.  

Isso significa que mais de 40% dos grupos de pessoas do mundo não têm uma comunidade indígena de cristãos crentes capazes de evangelizar o resto do seu grupo de pessoas. Mais de 42% da população mundial vive nesses mais de 7.400 grupos de pessoas. 

Aqui estão alguns fatos preocupantes sobre apenas os 50 maiores grupos de pessoas não alcançadas : 

Todos os 50 desses grupos de pessoas têm menos de 2% de seguidores de Cristo. 

Os indivíduos desses grupos podem ter acesso muito limitado, se houver, ao Evangelho. 

Esses 50 grupos de pessoas não alcançadas são constituídos por 1,48 bilhão de almas. 

Uma em cada cinco pessoas na terra vive nesses 50 povos não alcançados. 

Cada grupo tem mais de 10.000.000 de habitantes. 

Ninguém tem uma igreja indígena capaz de levar o Evangelho a todo o grupo. 

Religião primária: 23 são muçulmanos, 18 hindus, 6 budistas, 2 religiões étnicas e 1 não religiosa. 

44 desses 50 grupos de pessoas não alcançadas estão na Janela 10/40, 47 estão em países sensíveis.

 

Os Yadav na Índia são um dos 50 maiores grupos de pessoas não alcançadas. 

É importante notar que isso não significa que todos os indivíduos de um grupo de pessoas não alcançadas nunca ouviram falar de Jesus ou da mensagem da salvação.  

Geralmente, há uma pequena porcentagem (menos de 2%) de seguidores de Cristo nesses grupos, mas a grande maioria do grupo tem uma exposição mínima, se houver, à pessoa de Jesus Cristo e às Boas Novas do dom gratuito da salvação de Deus. 

Por razões de argumentação, suponha que para todo crente verdadeiro, dez tenham ouvido falar de Jesus, mas não O abraçaram. Isso significaria que em um grupo de pessoas não alcançadas, 20% tinham ouvido falar de Jesus e 80% não. Em outras palavras, possivelmente 4 em cada 5 pessoas em um grupo não alcançado não têm consciência do Messias. 

Considere, por exemplo, os 136.000.000 de Shaikh não alcançados do Bangladesh , os 61.000.000 de brâmanes não alcançados da Índia , 62.000.000 de Yadav não alcançados da Índia ou os 37.400.000 de Java Pesisir Lor não alcançados da Indonésia , a maioria das pessoas desses grupos e milhares de outros grupos de pessoas não alcançadas são completamente ignorantes. o rei dos Reis. 

Não engajado significa que definitivamente não há missionários e, com toda probabilidade, não há evangelismo, igreja, material cristão e poucas Bíblias, se é que existem, nesses grupos de pessoas.

GRUPOS DE PESSOAS NÃO ENGAJADOS

Dados do Conselho Internacional de Missões (IMB) da Convenção Batista do Sul, o maior conselho missionário denominacional do mundo, sugerem que existem possivelmente mais de 3.000 grupos étnicos que não são apenas alcançados, mas também que não são reconhecidos como ativos. 

Esforços de plantação de igrejas no local em andamento e poucos, se é que conhecem os crentes.  

É uma grande injustiça pensar que 2.000 anos depois de Jesus ter dado à Grande Comissão, muitos grupos de pessoas não têm testemunho no meio deles. Dizer que um grupo de pessoas não é engajado significa que definitivamente não há missionários, com toda probabilidade nenhuma divulgação, nenhuma igreja ou comunhão de crentes, nenhum material cristão e poucas ou nenhuma Bíblia nesses grupos de pessoas.

Embora seja certamente possível que o Senhor tenha trabalhado sobrenaturalmente entre um grupo não envolvido e sem envolvimento externo, essa não seria a maneira típica que Ele ordenou para a propagação do Evangelho. Ele ordenou que a Igreja fosse embora. Existem milhões de indivíduos nesses grupos de pessoas não engajadas que nunca ouviram falar de Jesus ou de Sua obra de redenção. 

Em 2020, cerca de 65% da população mundial tem acesso à Internet. Portanto, cerca de uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso on-line a informações espirituais e à mensagem do Messias. 

A situação é pior nas áreas onde o evangelho se espalhou menos. Por exemplo, a penetração da Internet é limitada em partes rurais da Ásia e da África. A região da Janela 10/40, onde residem a maioria dos povos não alcançados, possui uma das menores penetrações na Internet. Essas regiões também são algumas das mais pobres, limitando ainda mais o uso da internet, mesmo quando disponível.  

ESTATÍSTICAS MUNDIAIS DA INTERNET

81% de todos os hindus, muçulmanos e budistas não conhecem um cristão.

Em 2020, cerca de 65% da população mundial tem acesso à Internet. Portanto, cerca de uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso on-line a informações espirituais e à mensagem do Messias. 

CONTATO LIMITADO

Um estudo recente procurou determinar o nível de contato entre cristãos e não cristãos . Aqui estão algumas das descobertas surpreendentes: 

Apenas cerca de 10% dos muçulmanos na Ásia conhecem pessoalmente um cristão, enquanto cerca de 70% dos muçulmanos na América do Norte conhecem um cristão. 

Possivelmente, apenas cerca de 15% de todos os muçulmanos do mundo todo conhecem pessoalmente um cristão. 

A Ásia é o continente mais isolado, com menos de 20% dos mais de 4,5 bilhões de pessoas que afirmam conhecer um cristão. 

81% de todos os hindus, muçulmanos e budistas não conhecem um cristão.

Para cada dólar de recursos cristãos, menos de um centavo é direcionado para alcançar povos não alcançados. 

  

 


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL