ORE PELO POVO NÃO ALCANÇADO BALOK DO PAQUISTÃO - 21 DE JULHO



BALOCH ORIENTAL NO PAQUISTÃO


Os baluchi são primariamente caucasianos do Mediterrâneo. Isso se reflete no cabelo escuro, olhos escuros e pele bronzeada. Os costumes e tradições baluchi são determinados por códigos impostos pelas leis tribais.
As fortes tradições e os valores culturais são importantes para o povo baluchi. Isso os tem capacitado a manter uma identidade cultural e um estilo de vida distintivos há séculos. E isso, sem maiores mudanças, até os dias de hoje.
O baluchmayar, ou "estilo de vida baluchi" é o código de honra que norteia os baluchi. Esses princípios incluem hospitalidade e misericórdia, honestidade e dar refúgio a estrangeiros. Os princípios são preservados em músicas e poesias. Os baluchi são muçulmanos sunitas.
COMO É A VIDA DELES?

Os Baluch tradicionalmente ganham a vida com uma combinação de agricultura e pastoreio semi-nômade. Eles geralmente criam ovelhas, gado ou cabras. A agricultura é limitada por causa do clima severo; no entanto, desempenha um grande papel na economia. A principal colheita é o trigo. Para ajudar na economia doméstica, alguns agricultores criam galinhas. Eles também dependem de frutas e vegetais selvagens.

Uma planta selvagem, chamada de "palmeira anã", é usada como suplemento alimentar. A carne da palma é consumida e as folhas são usadas para fazer cordas, sapatos, tapetes, colheres, tendas e cachimbos. As técnicas de sobrevivência diferem de vale para vale e de áreas de alta montanha para planícies de planície. No entanto, cada comunidade tenta manter o maior número possível de animais e cultivar uma grande variedade de culturas.

Os Baluch superaram os obstáculos de viver em um clima extremamente severo e árido. Hoje, a maioria deles vive em dois tipos de assentamentos conducentes ao seu estilo de vida semi-nômade. Suas aldeias permanentes consistem em grupos de casas de barro, vagamente organizadas em torno da casa do chefe local. Eles vivem nesses assentamentos de montanhas e vales no verão. No entanto, no inverno, eles migram para as planícies e áreas costeiras, buscando grama verde para o gado. Durante esse período, eles vivem em tendas e se movem livremente pela paisagem, conforme as condições climáticas o exigirem. Esses assentamentos temporários são menores, consistindo em parentes próximos.

Os casamentos Baluch são organizados entre o pai da noiva e o noivo em potencial. Um "preço de noiva" de gado e dinheiro é pago. Depois que a mulher se casa, ela passa da autoridade do pai para a do marido. Os casamentos são monogâmicos e duram a vida toda, e é estritamente proibido casar com um não-Baluch.

Baluchmayar, ou o "Baluchiway", é o código de honra pelo qual os Baluch vivem. Esses princípios incluem estender a hospitalidade e a misericórdia, lidar honestamente e oferecer refúgio a estranhos. Eles são preservados através de canções e poesia. As crianças aprendem o comportamento adequado observando os mais velhos e são insultadas sempre que se comportam mal.

Muitos Baluch não sabem ler nem escrever e, até recentemente, seu idioma não era escrito. No entanto, eles têm uma longa tradição de composições poéticas. Poetas e menestréis profissionais são altamente considerados.

QUAIS SÃO AS SUAS CRENÇAS?

Os Baluch são muçulmanos sunitas. Suas práticas religiosas permanecem privadas, e não há conceito de "religião do estado". Todas as formas de autoridade secular são separadas da autoridade espiritual mantida pelos líderes religiosos.

QUAIS SÃO AS NECESSIDADES DELES?

Os Baluch estão isolados há muitos anos devido ao clima severo, à dificuldade de se comunicar em terrenos montanhosos e à antiga reputação de bandidos. Como os governos do Irã, Afeganistão e Paquistão têm participação no bem-estar do Baluchistão, começaram a construir estradas e a desenvolver programas agrícolas. No entanto, o Baluch permaneceu praticamente inalterado por essas mudanças no desenvolvimento.

PONTOS DE ORAÇÃO

Orações das Escrituras para o Baloch no Paquistão.
Peça ao Senhor que chame as pessoas que estão dispostas a ir e compartilhar Cristo com o Baluch.

* Ore para que as transmissões cristãs sejam disponibilizadas à medida que a comunicação melhorar.

Peça a Deus que fortaleça, incentive e proteja os missionários que estão tentando alcançar o Baluch com o Evangelho.

Peça ao Espírito Santo que amoleça o coração dos baluques em relação aos cristãos, para que sejam receptivos ao evangelho.

* Ore para que Deus abra os corações dos líderes governamentais ao Evangelho.

Peça ao Senhor que levante uma igreja local forte entre os Baluch.
OBSTÁCULOS AO MINISTÉRIO: 
Por causa do clima severo, da dificuldade de se locomover em terreno montanhoso, e de terem a reputação de ser bandidos, os baluchi vivem isoladamente há muito tempo.
IDÉIAS AO MINISTÉRIO: 
Ore para que Deus se revele aos baluchi em sonhos e visões, e que Ele envie mensageiros que anunciem a Cristo.
ORE PELOS SEGUIDORES DE CRISTO: 
É bem possível que não haja nenhum discípulo de Jesus Cristo entre os baluchi.
Ore por aqueles que o Senhor em breve atrairá para Si.
Ore para que eles compreendam claramente que a salvação é o dom de Deus para eles, e que, por gratidão, vivam uma vida de obediência a Cristo.
ORE POR TODO GRUPO DE PESSOAS: 
Ore por paz no Paquistão.
Ore pelos indigentes da comunidade baluchi, que não conseguem cuidar de si mesmos.
Ore, especialmente, pelos órfãos e por aqueles que não tem um lar apropriado.
FOCO ESCRITURA: 
"Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas, porque grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado, temível mais do que todos os deuses." 1 Crônicas 16:24-25

Grupo Étnico:
País:
Janela 10/40:
Sim
População Nacional:
8,736,000
População Mundial:
8,795,000
Idioma:
Religião Principal:
Bíblia:
Novo Testamento
Áudio NT - Internet:
Não
Flime Jesus:
Áudio gravação:
Cristãos:
Poucos, menos de 2%
Situação:
Escala de Progresso:
gauge-1.gif







Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL