ORE PELO POVO NÃO ALCANÇADO DO DIA - 10 DE JULHO







KHAMPA ORIENTAL NA CHINA







Identidade Etnica 

Os Khampa têm uma reputação assustadora como os mais hostis e violentos dos tibetanos. "Homens altos e bem-construídos, destemidos e sem rosto, parecem índios apache, com cabelos trançados pendurados em cada lado de cabeças bem modeladas."
Os Khampa têm uma longa história de conflito com os chineses, que anexaram a maior parte da província de Kham a Sichuan em 1720. "Nenhum chinês ousa entrar no território por medo de ser assassinado". Os confrontos militares entre os dois grupos ocorreram em 1918, 1928 e 1932. Em 1950, os chineses capturaram a cidade de Chamdo sem disparar um tiro. O Khampa fugiu aterrorizado quando os chineses dispararam uma enorme queima de fogos nos arredores da cidade. No final de 1955, as autoridades chinesas ordenaram que os monges do mosteiro de Litang produzissem um inventário para avaliação tributária. Os monges se recusaram a obedecer. Em fevereiro de 1956, os chineses sitiaram o mosteiro, que foi defendido por vários milhares de monges e agricultores. Litang e arredores foram bombardeados por aviões chineses. Em 1959, o Khampa em Lhasa organizou uma revolta contra o domínio chinês. "


Costumes


A imoralidade sexual entre os Khampa é considerada um comportamento normal. Uma pesquisa da década de 1950 "constatou que a taxa de doenças venéreas era de 40% em áreas camponesas e 50,7% em áreas de pastagem".


Religião


Os Khampa, como todos os grupos tibetanos, são seguidores devotos do budismo.


Cristandade


O trabalho católico entre os Khampa começou em meados do século XIX. A missão católica no distrito de Batang foi demolida em 1873 e 1905 - depois que dois padres foram mortos e conversos que não negavam sua fé foram baleados. Em 1924, a missão contava com 2 bispos, 15 missionários franceses e 4.800 convertidos batizados, dos quais "cerca de dois quintos eram tibetanos". Hoje existem 200 católicos Khampa perto de Kangding e alguns perto de Batang e Yajiang. O trabalho protestante entre os Khampa começou em 1897. Os missionários administravam hospitais, escolas e orfanatos, mas viram poucos frutos. Em 1922, a estação protestante em Batang conquistara dez convertidos.


Pontos de Oração


Orações das Escrituras para o Khampa Oriental na China.


Os Khampas tem uma reputação temível como a mais hostis e violentos dos tibetanos. Eles tem uma longa história de conflito com os chineses. 

Em 1959, o Khampa em Lhasa, organizou uma revolta contra o domínio chinês. "A luta durou três dias com os tibetanos presos em um fervor religioso, não se importando se elas viveriam ou morreriam." A imoralidade sexual entre os Khampas é considerado comportamento normal. 

Católicos trabalharam entre os Khampa em meados de 1800. A missão católica em Batang Township foi demolida em 1873 e 1905 - depois que dois sacerdotes foram mortos e convertidos que não negaram sua fé foram fuzilados.

Obstáculos ao Ministério: A visão de mundo no budismo muitas vezes, torna difícil para as pessoas verem a sua necessidade de perdão dos pecados. Ore para que o Espírito de Cristo lhes conceda o dom da convicção do pecado.

Idéias ao Ministério: 

Muita oração é necessária para preparar os corações dos Khampa para entender e acreditar nas boas novas sobre Jesus.

Ore Pelos Seguidores de Cristo: 

Ore pelos poucos seguidores de Jesus entre os Khampa Oriental, para que estejam unidos ao redor da verdade das Escrituras. 

Ore para que vivam vidas santas, no poder do Espírito do Senhor. 

Ore para que demonstrem o fruto do Espírito de Cristo de forma consistente, e que sejam testemunhas fiéis da bondade de Cristo para sua família e seus amigos.

Ore Por todo grupo de Pessoas: Ore para que o povo Khampa converta-se totalmente do seu passado violento; que deseje conhecer o Príncipe da Paz, Jesus Cristo.

 Ore para que eles vivam em paz com seus vizinhos.

Foco Escritura: 

"Vindicarei a santidade do meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; as nações saberão que eu sou o SENHOR, diz o SENHOR Deus, quando eu vindicar a minha santidade perante elas." Ezequiel 36:23

Grupo Étnico:
País:
Janela 10/40:
Sim
População Nacional:
1,613,000
População Mundial:
1,616,000
Idioma:
Religião Principal:
Bíblia:
Novo Testamento
Áudio NT - Internet:
Não
Flime Jesus:
Áudio gravação:
Cristãos:
Poucos, menos de 2%
Situação:
Escala de Progresso:
gauge-1.gif




ASSISTA AO VIDEO SOBRE ESTE POVO NÃO  ALCANÇADO NA CHINA ORIENTAL


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL