ENSINE E ENVOLVA AS CRIANÇAS COM A OBRA MISSIONÁRIA

MOBILIZAÇÃO MISSIONÁRIA INFANTIL

     Autor: Danilo Zuhul


1.  POR QUE SEMEAR O TEMA DE MISSÕES NO CORAÇÃO DAS CRIANÇAS?

§  Porque na Bíblia vemos nosso Deus atuando em sua Missão através de crianças (direta e indiretamente) e também porque a Grande Comissão expressa por Jesus faz um convite a toda a igreja, a qual também inclui a infância (2 Reis 5:1-4; Atos 1:8).
§  Porque as crianças são receptivas à obra de Deus, sentem compaixão e conseguem desenvolver paixão por comunicar as Boas Novas a outros.
§  Porque elas podem desfrutar como uma Aventura a oportunidade de aprender sobre as pessoas, culturas e diversos estilos de vida que existem em nosso mundo.
§  Porque são uma potência em formação e desenvolvimento. Se as ensinamos a orar, dar e ir agora que são pequenas, elas continuarão fazendo isso para sempre.
§  Porque são a geração que nos substituirão. São elas que continuarão com a obra missionária transcultural da igreja local.



2.  Sabemos que muitos missionários que servem no campo foram chamados em sua infância. Que comentário o senhor tem a respeito?

3.  Creio firmemente que o Espírito Santo sempre tem feito essa obra em toda a história da humanidade e a seguirá fazendo, especialmente tocando os corações e provocando paixão desde tenra idade. Recordo-me, na minha infância e adolescência, de muitos missionários que chegaram à minha igreja e compartilharam suas experiências de como também Deus os havia chamado em sua infância. Era muito emocionante, pois não somente tínhamos que usar nossa imaginação, tratando de saber quem e como era um missionário, relatado a partir de uma lição e em sua maioria de séculos passados, mas agora o tínhamos em nossa igreja ao vivo e com todas as cores.

4.  Assim, como Igreja de Cristo, precisamos dar a importância devida ao agir do Espírito nas novas gerações em nossas congregações, e formá-las com entendimento também da obra missionária. Esperar que tenham mais idade para ensinar a elas sobre a Missão de Deus é perder um grande potencial no avanço da extensão do Reino de Deus (ainda que nosso Senhor tenha tudo sob controle).



Portanto, está em nossas mãos cultivar e desenvolver essa sementeira preciosa de missionários que temos na Igreja do Senhor (ministérios infantis, escolas dominicais, igrejas infantis ou como a chamem), para que comecem a servir desde pequenos e que, em seu momento, decidam fazê-lo em tempo integral. Do contrário, mais adiante poderíamos lamentar muito.


  3.  Que estratégias  devemos aplicar na igreja para envolver as
       crianças em missões?

§  Que toda a Igreja (pastores, pais, líderes) possa estar consciente da grande importância de ensinar sobre missões às crianças, e saber a visão de Deus a respeito, criando um compromisso firme e constante, de geração a geração.


§  Formar a liderança respectiva, para que possa conduzir as crianças nessa Aventura Missionária. Tal capacitação deve ser constante e incluir as bases fundamentais para organizar e desenvolver a obra missionária com a infância, como por exemplo: um nome do programa ou ministério, visão e missão, logo e slogan, objetivos, metas, maneiras práticas de orar, dar e ir, o currículo a seguir nos ensinamentos e como realizar as diversas atividades, entre outras.
§  Proporcionar às crianças oportunidades para que participem: Orando, Dando e Indo.

   4. De que maneira prática podemos envolvê-las?

4.1  Semeando nas Crianças o Desejo de Cumprir a Missão Conhecimento


a)   Ofereça informação desde a infância

§  Organize um culto missionário com as crianças (pode ser mensal ou trimestral)
§  Por meio da Palavra de Deus
§  Histórias Missionárias
§  Exposição de fotos, notícias, revistas, vídeos
§  Canções missionárias
§  Missionários que visitem as crianças e contem suas experiências
§  Participem em serviços missionários
§  Alimentar na criança o desejo de cumprir a missão
§  Que saibam que elas também devem participar



   Permitir que a Criança investigue sobre necessidades  locais  
   e mundiais
§  Apresentar um tema ou país específico para que busquem os recursos em jornais, revistas, livros, vídeos ou Internet.
§  Usar a biblioteca
§  Encorajá-las a conhecer mais da geografia e cultura de países
§  Jogos ou competições sobre a localização de países
§  Exposição de fotos ou notícias de certo país

4.2     Envolvendo a Criança no Cumprimento da Missão –
Participação

a)   Fornecer atividades para que participem

§  O culto missionário com as crianças (pode ser mensal ou trimestral)
§  Ensinar-lhes a testificar a seus amigos sobre Jesus
§  Servir na igreja (limpeza, cantando, orando, dramatizando, etc.)
§  Passeios em lugares necessitados (asilos de idosos, crianças especiais, hospitais)
§  Participar no serviço missionário (trajes, dramas, desfiles, etc.)
§  Viagem missionária dentro ou fora da cidade (providenciar uma experiência transcultural)

b)   Inspirá-las a Orar pelas necessidades – (ANTES DE ORAR)



§  Uma vez ao mês ou a cada três meses apresentar um país ou um projeto missionário, e orar por ele constantemente.
§  Necessidades específicas – mostrar fotos ou vídeos
§  Por missionários que conhecem – mostrar fotos de missionários
§  Caminhada de oração em um lugar especial
§  Por países, grupos étnicos, grupos homogêneos
§  Por problemas nacionais


c) Motivá-las a Ofertar
§  Que conheçam necessidades atuais
§  Elas podem dar mais do que se espera se são tocadas
§  Fundo especial
§  Oferta de amor-oferta de sacrifício
§  Providencie algum recipiente especial onde depositem a oferta pessoal mensal
§  Podem enviar sua oferta a um missionário ou filhos de missionários em especial e que as crianças saibam para onde está indo sua oferta e como é utilizada

4.3     Formando uma Criança comprometida em Cumprir a Missão – Conservando

§  Dedicação de sua vida ao serviço de Deus
§  Conserve o chamado com histórias missionárias
§  Permita que participem em atividades missionárias
§  Ore pela criança e mantenha o fogo de seu coração

5. Qual é o trabalho que o senhor desenvolve como Coordenador de Mobilização Infantil no COMCA?

Facilito a orientação e capacitação das igrejas cristãs na América Central, por meio dos respectivos movimentos missionários nacionais, fazendo uso do programa “MESTRES EM MISSÕES”, que está à disposição para a Mobilização Missionária Infantil, por meio de seminários, oficinas ou congressos para líderes.

Assim também, diversas atividades nas quais participam diretamente as crianças para conhecer, aprender e aplicar tudo o que for relacionado ao trabalho missionário, tais como: congressos missionários infantis, tour missionário, olimpíadas missionárias, cultos e acampamentos missionários, entre outros.

A VISÃO de MESTRES EM MISSÕES
Que os professores de crianças sejam participantes, juntamente com as crianças, tanto com seus joelhos como com suas mãos e pés, no cumprimento da Grande Comissão.
A MISSÃO de MESTRES EM MISSÕES
Mobilizar, preparar e equipar professores para envolver os meninos e as meninas na obra missionária transcultural.
5.  O senhor tem algum comentário adicional?

Permitam-me expressar-me que dentro do ministério de Jesus na terra, ele “se preocupou” com a humanidade, especialmente que tivessem líderes que a conduzisse ao caminho correto.

Lemos em Mateus 9: 36-38: “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”.

Estou convencido que entre essas multidões confundidas e desamparadas também se encontram a infância e a adolescência, e, portanto, em nossa oração devemos pedir que haja professores, líderes e pastores de crianças que atendam holisticamente a suas necessidades, com fundamento, é claro, na Palavra de Deus. Estas novas gerações são e serão esses obreiros que tanto necessitamos, mas nos compete orar e agir em favor deles.
Estamos à disposição para servi-los na Mobilização e Formação Missionária Infantil.
----------------------------------------
Elvis Danilo Zuhul Muñoz é guatemalteco. Há 18 anos prega, capacita e ensina crianças, jovens e adultos no Evangelho de Cristo e em Missões. Serve no Ministério Vida às Nações. Missionário para Novas Gerações e Capacitador de Liderança na América Latina. É também Coordenador de Mobilização Missionária Infantil da Cooperação Missionária da América Central COMCA.



Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL