FAZENDO CORRETAMENTE A OBRA MISSIONÁRIA
CARACTERÍSTICAS
PRINCIPAIS DO TRABALHO MISSIONÁRIO
AT 19.1-20
Quando se fala em missões, muitos não entendem a maneira correta de executar esta tarefa. Os missionários que são enviados
aos campos, são detentores de uma mensagem viva, que precisa ser pregada em
todo o mundo. Esta é a mensagem que transformará o mundo.
Vejamos
as principais características de um verdadeiro trabalho missionário:
INSTRUIR
CORRETAMENTE AQUELES QUE RECEBEM A MENSAGEM
Atos 19. 1-7: E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas
as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, disse-lhes:
“Recebestes vós já o
Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que
haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles
disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o
batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de
vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do
Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos vieram sobre eles o Espírito Santo;
e falavam línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze
homens".
O CAMPO DE AÇÃO ERA A CIDADE DE ÉFESO.
A cidade mais importante da província romana na
Ásia. Havia em Éfeso, uma magnífica estrada com vinte dois metros de largura,
que atravessava a cidade até o porto. Esta estrada era ladeada por colunas em
toda a sua extensão.
Éfeso era um importante centro comercial. Havia na
cidade um Teatro, bibliotecas, mercados e suas ruas principais eram calçadas de
mármore. Em Éfeso, ficava o templo para a adoração da deusa napolitana da
fertilidade, e mais tarde tornou-se o templo da deusa Artemis.
(Atos 19.27) "E não somente há o perigo de que a nossa
profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio templo da grande
deusa Diana seja estimado em nada, vindo a ser destruída a majestade daquela
que toda a Ásia e o mundo veneram".
Quando Paulo chegou a esta cidade, encontrou ali
alguns discípulos que conheciam apenas o batismo de João, e que nunca tinham
ouvido falar no Espírito Santo, (Vs.
1-3).
Parece que naquele tempo, havia uma seita paralela
ao cristianismo, que seguia os ensinos de João Batista, desprezando o fato de
que João foi apenas o precursor de Cristo.
(Lucas 3.3-6 -) "E percorreu toda a terra ao redor do
Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; Segundo o que está escrito no livro das
palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o
caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Todo o vale se encherá, E se
abaixará todo o monte e outeiro; E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos
escabrosos se aplanarão".
É possível que João possuísse discípulos, e é
provável que eles tenham continuado sua obra, Jo 1.35, "No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois
dos seus discípulos".
O QUE NOS LEVA A CRER QUE ESTA SEITA CONTINUOU
ATIVA SÃO DOIS TEXTOS NO LIVRO DE ATOS?
Atos 19.1-7, "E sucedeu que, enquanto Apolo estava em
Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso;
e achando ali alguns discípulos,
Disse-lhes: “Recebestes vós já o Espírito Santo quando
crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo
de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do
arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto
é, em Jesus Cristo. E os que ouviram
foram batizados em nome do Senhor Jesus.
E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e
falavam línguas, e profetizavam. E estes
eram, ao todo, uns doze homens".
Atos 18.24-25, "E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo,
natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras".
João Batista falava sobre Jesus, mas pregava uma
mensagem incompleta. Pregava apenas o batismo de arrependimento. Isto era
insuficiente. Entretanto, ensinou que após ele viria alguém (Cristo), que seus
discípulos deveriam seguir:
(João 1.29-34): "No dia seguinte João viu a Jesus, que
vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do
mundo. Este é aquele do qual eu disse:
Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E eu
não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso,
batizando com água. E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu
como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a
batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e
sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho
testificado que este é o Filho de Deus".
Eles precisariam crer naquele que haveria de vi; "Mas Paulo disse: Certamente
João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que
após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo".
Paulo cuidou para que aqueles discípulos fossem
instruídos corretamente, Vs. 5-7, "E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor
Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e
falavam línguas, e profetizavam. E estes
eram, ao todo, uns doze homens".
Foram batizados em nome de Jesus, Vs. 5, "E os que ouviram foram batizados em
nome do Senhor Jesus".
Foram cheios do Espírito Santo, pela imposição das
mãos, Vs. 6, "E, impondo-lhes
Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e
profetizavam".
UM EXEMPLO DESTE EVANGELHO ANUNCIADO DE FORMA
DISTORCIDA, ACONTECE EM NOSSO PAÍS.
O trabalho missionário visa corrigir estas
distorções, apresentando um evangelho puro, sem misturas, sem contradições. Um
evangelho que é a essência da Palavra de Deus.
ROMPER COM OS
IMPEDIMENTOS
Vs. 8-10, "E, entrando na sinagoga, falou
ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do
reino de Deus. Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem,
falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os
discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano. E durou isto
por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia
ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos".
Inicialmente, Paulo começou a pregar na sinagoga da
cidade, procurando atingir os judeus, Vs.
8. Esta era uma tática de Paulo:
Atos 13.5, "E, chegados a Salamina, anunciavam a
Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como
cooperador".
Atos 13.13-14, "E, partindo de Pafos, Paulo e os que
estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles,
voltou para Jerusalém. E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da
Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se".
Atos 14.1, "E aconteceu que em Icônio entraram
juntos na sinagoga dos judeus, e falaram de tal modo que creu uma grande
multidão, não só de judeus mas de gregos".
Pregou durante três meses dissertando e persuadindo
a respeito do Reino de deus, Vs. 8.
Contudo houve depois uma reação contrária, Vs. 9:
Alguns se endureceram e não quiseram obedecer a
Palavra. O preconceito e a tradição destes homens impediram a recepção da
Palavra de Deus;
Começaram a falar mal do cristianismo (caminho).
Quantos falam mal daquilo que não entendem?
Foi neste ponto que Paulo quebrou os impedimentos:
Vs. 9: "Apartou-se deles, juntamente com os
discípulos".
Não há como continuar a pregar quando os incrédulos
rejeitam a Palavra de Deus. Isto é o que Jesus chamou de "dar o que é
santo aos cães e atirar pérolas aos porcos";
Mateus 7.6, "Não deis aos cães as coisas santas,
nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés
e, voltando-se, vos despedacem".
Outro Exemplo, At 18.6, "Mas, resistindo e
blasfemando eles, sacudiu as vestes, e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a
vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios".
"Foi ensinar na
escola de um certo Tirano". Provavelmente, esta escola ensinava
matemática, filosofia ou outra matéria, tal como "falar em público".
5. "Ali
permaneceram por dois anos", Vs.
10. Talvez tenha sido a cidade onde Paulo mais permaneceu durante suas
viagens missionárias - "Todos os habitantes da Ásia ouviram a Palavra de
Deus".
Quantas barreiras surgem no trabalho missionário?
Porém, em nome de Jesus, as barreiras são quebradas. Ninguém pode impedir a
obra de Deus:
(Isais 43.13): "Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e
ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o
impedirá?"
(Lucas 10.19): "Eis que vos dou poder para pisar
serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano
algum".
DEPENDÊNCIA
TOTAL DE DEUS
(Vs. 11-16): "E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias. De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam. E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega. E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes. Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois? E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa".
"E Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres
extraordinários". Não queremos nos ater aqui aos milagres realizados, mas
sim, sobre o fato de que tudo quanto Paulo realizava, era em razão de sua
dependência de Deus.
Sobre esta dependência que Paulo tinha do Senhor,
podemos citar (Fp 4.11-13)":
“Não digo isto como
por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar
abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas
estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância,
como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
onde há uma explanação ampla".
Quando não há dependência de Deus, a coisa pode até
complicar. Exemplo - Exorcistas Judeus, Vs.
13-16.
O trabalho missionário não pode ser abençoado
quando não há uma dependência total de Deus, naqueles que pregam a Palavra.
EXERCER
INFLUÊNCIA NA VIDA DAS PESSOAS
(Vs. 17-20): "E foi isto notório a todos os que
habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e
o nome do Senhor Jesus era engrandecido. E muitos dos que tinham crido vinham,
confessando e publicando os seus feitos. Também muitos dos que seguiam artes
mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita
a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata. Assim
a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia".
"Houve
um grande temor entre todos os habitantes de Éfeso", Vs. 17. Este temor é uma predisposição
para o recebimento da Palavra de Deus.
"Muitos creram confessando as coisas ruis que
praticavam", O
verdadeiro arrependimento e confissão chega quando a Palavra de Deus é
anunciada com poder e autoridade. Vidas são transformadas totalmente".
O verdadeiro arrependimento leva o homem à ação, Vs. 19:
Livros de magia foram queimados em praça pública.
Os livros queimados eram provavelmente cópias da "Efesia Gramata", os "Escritos Efésicos", que eram grandemente conhecidos no
mundo greco-romano, como compêndios de artes mágicas,
Eles representavam um grande valor (50.000
denários). Um denário eqüivalia ao valor pago por um dia de trabalho.
( Mt 20.1-2); "Porque o reino
dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a
assalariar trabalhadores para a sua vinha. E, ajustando com os trabalhadores a
um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha".
A mensagem missionária, visa transformar vidas,
levando a um compromisso com Deus. Paulo Alista alguns pontos de relevância
sobre esta mensagem:
Rm 1.16, "Porque não me envergonho do evangelho de
Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro
do judeu, e também do grego". A palavra "salvação", vem do grego "sotéria"- salvação, saúde, segurança, libertação.
2 Co 5.17, "Assim que, se alguém está em Cristo, nova
criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". Este
texto nos mostra a mudança acorrida na vida, daquele que recebe Cristo e sua
Palavra.
Com a chegada de Paulo e a mensagem do Evangelho em
Éfeso, mudanças radicais ocorreram na população:
a. As tradições caíram,
b. Obras do Diabo foram esmagadas,
c. Vidas foram salvas e transformadas.
CONCLUSÃO
O que temos feito na retaguarda? Três coisas
podemos fazer:
a. Ir,
b. Contribuir,
c. Orar.
O mundo carece da mensagem missionária. Muitos jovens têm gasto suas vidas em países distantes, longe da família, de suas Igrejas, para que outros venham conhecer a Palavra de Deus.
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