CONHECENDO A GRANDE COMISSÃO COMO UMA TAREFA INACABADA




    CONHECENDO OS DESAFIOS PARA ALCANÇARMOS O MUNDO


Se quisermos conhecer os maiores desafios para a evangelização do mundo não podemos ignorar os povos não alcançados. E hoje, sabemos que a maioria dos Povos Não Alcançados encontra-se concentrados num espaço fictício da terra chamado JANELA 10 X 40.


ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS

Uma boa maneira de começar a conhecer as necessidades do mundo atual é ter dele uma visão ampla, identificando as carências materiais e espirituais. Lembrando o que disse Jesus; levantai os olhos e vede os campos brancos para a ceifa (Jo: 4.35).



N      NÚMEROS DO MUNDO.

1º) área do mundo: 143.000.000 de km quadrado

2º) países, territórios e colônias em torno de 250

3º) línguas e dialetos em torno de 6.860;

4º) população do mundo:  Segundo a ONU calcula em 7,79
    bilhões de pessoas em 2020;

5º) a população do mundo aumenta cerca de  aproximadamente 
    1 bilhão de pessoas a cada 10 anos;

6º) nascem por ano aproximadamente 77 milhões de crianças;

Por todo o mundo a igreja de cristo está adquirindo novas percepções acerca do modo como alcançar os povos ainda não alcançados e enfrentar os desafios que se opõe a igreja na realização da obra missionária.

Muitos congressos já foram realizados e os resultados foram milhares de horas de pacientes pesquisas já publicadas. Esses resultados, ao lado de milhares de horas de oração, produziram novas maneiras de compreender o poder do Espírito Santo para transformar vidas.

Nesta postagem quero apresentar um resumo dos desafios que temos para evangelizar o mundo e os resultados de pesquisas sobre os mesmos, tornando estes resultados acessíveis àqueles a quem deus chamou para serem seus evangelistas a mais de três bilhões de pessoas no mundo que não conhecem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

O Senhor Jesus Cristo ordenou que sua igreja fizesse discipulos de cada nação. Esta tarefa foi dada à sua igreja, seu corpo.



Cada cristão, em cada igreja local, em cada país do mundo, está convocado para ser uma testemunha do poder salvador de Jesus Cristo.  (Mateus 28. 18-20)

Não importa quem somos ou onde estamos. Se confessamos Jesus como senhor, o mandamento de deus a nós é que devemos proclamar nossa fé pelo que dizemos ou como vivemos.

E a igreja está multiplicando seu testemunho ao redor do mundo. Em cada continente homens e mulheres estão falando do evangelho aos seus amigos e vizinhos, à sua vila ou cidade. Entretanto, além destes testemunhos locais, Deus separou alguns homens e mulheres para que deixem os lugares onde moram e irem àquelas vilas, cidades e capitais dentro dos quais não há testemunho.

Seguimos as pegadas daqueles primeiros apóstolos que foram separados para o trabalho para o qual o Espirito Santo os havia chamado, (atos 13.1-2).

A obra missionária transpõe a interpretação que fazemos da necessidade do mundo perdido.

Vemos, com os olhos de homens apenas conhecendo deus mais de perto vamos entender em que obra devemos nos empenhar.

Entretanto compreendemos hoje que, apesar de a grande comissão permanecer imutável e inacabada, certamente o mundo não se encontra estático.

A etnografia ganhou um novo mapa. Hoje existem mais de 4.500 estações de TVs e rádios cristãs no mundo, alcançando 289 megalinguas.



A bíblia ainda não está disponível em 57% das línguas mundiais. Maioria dos cristãos ignora a necessidade de traduções para outras línguas.

Um estudo recente feito pela Sociedade Bíblica americana  (SBA) mostra que a maioria (72%)  dos evangélicos acredita que a Bíblia está disponível em todas as línguas do mundo. Contudo, cerca de 57% das línguas ainda precisam de traduções bíblicas completas.

Realizado pelo Instituto Barna, a pedido da SBA, os dados indicam que apenas 43% dos grupos étnicos realmente podem ter contato com as escrituras na sua língua materna. O português faz parte do seleto grupo de 636 idiomas cujos falantes podem ter acesso à bíblia. Entre traduções, versões e paráfrases do texto bíblico, são mais de 20 somente no Brasil.
Das 6.901 línguas conhecidas, 1.859 (31%) ainda não têm ninguém envolvido no processo de tradução da Bíblia. Ao mesmo tempo, outras 2.195 (26%) linguagens já possuem pessoas envolvidas para a disponibilização do texto bíblico.

Bob Creson, presidente da Wycliffe Bible Translators, uma das maiores missões a realizar esse tipo de trabalho, está otimista. Ele afirmou ao The Christian Post  que, apesar do grande desafio, o processo de tradução bíblica está mais rápido do que nunca e alcançando um número recorde de línguas.

O experiente missionário afirma: “são 2.195 novos projetos. É o número mais elevado da história. Há mais trabalho acontecendo do que nunca. Recentemente, a tradução completa das escrituras foi disponibilizada em 27 novas línguas, que totalizam mais de 3 milhões de pessoas.”
“Nós não somos a única organização a fazer traduções da bíblia, há várias outras. O que tentamos fazer por aqui é comemorar todos os Novos Testamentos e Bíblias que foram traduzidos e impressos em novas línguas”, explica Creson. “a cada seis meses, está ficando cada vez maior o número de conclusões”.
A Wycliffe é a maior incentivadora do projeto que visa ter um trabalho de tradução da bíblia iniciado em cada uma das línguas do mundo até o ano 2025. A missão está otimista que as 1.859 línguas sem nenhum trabalho de tradução iniciado serão alcançadas nos próximos anos.
“A cada ano iniciamos entre 130 e 160 projetos de tradução”, acrescenta Creson. “É por isso que eu digo que nos próximos 10 anos algo vai mudar estatisticamente em todas essas comunidades.”

1.5 bilhão de pessoas não têm a bíblia completa disponível. Segundo as estatísticas publicadas no site da missão Wycliffe, pelo menos 1.5 bilhão de pessoas não têm a bíblia completa disponível em sua primeira língua, ou língua materna. Mais de 684 milhões possuem o novo testamento; outras têm porções ou pelo menos algum nível de tradução ou trabalho preparatório já iniciado.


Existem traduções e/ou desenvolvimento lingüísticos ativos em 2.400 línguas em mais de 165 países. A partir de 1º de outubro de 2016, passou a ser usado um novo método para identificar necessidade de tradução entre 160 milhões de pessoas, falando em cerca de 1.800 línguas, onde alguma forma de tradução da bíblia precisa ser iniciada.
ESTATÍSTICAS DA BÍBLIA



Atualmente, aproximadamente 100 organizações, de mais de 60 países, trabalham em cooperação com a Wycllife. Essa “aliança” oferece serviço de pessoal, recursos, treinamentos, tradução e serviços de apoio, estando envolvida em quase 2000 das 2422 línguas com trabalho ativo.
O filme Jesus já foi visto por mais de 2 bilhões de pessoas alcançando mais de 500 línguas no mundo.

Hoje, dos 13.000 povos não alcançados, inicialmente listados, constatamos que pouco mais de 2.000 não contam com uma presença missionária. Jamais a voz da igreja foi ouvida tão longe. Certamente vivemos em um momento de expansão do evangelho sem precedentes na história cristã. Vivemos num mundo volátil, onde percebemos uma nova cadeia de barreiras e desafios se levantando a cada momento.



Precisamos estudá-las e entende-las. É necessário entender que em mais de 4.000 etnias no mundo as igrejas locais são nitidamente incapazes de evangelizar sua própria gente. Entre estas igrejas, o corpo de cristo não se mostra forte o suficiente, para alcançar seu próprio povo!

Creio ser também alarmante vermos que o número de pessoas nascidas em países não-cristãos é de 48 milhões por ano, e aumenta meio por cento ao ano.




ANALFABETISMO NO MUNDO

Devemos observar também que o mundo de hoje possui mais de 1 bilhão de pessoas que não sabem ler nem escrever. Não poderiam ler a palavra mesmo que tivessem na própria lingua.

Percebe-se também que os últimos 2.000 povos não alcançados da terra são justamene os que, ao longo de séculos, ofereceram o maior indice de resistência ao evangelho, seja linguistica, cultural ou geopolitica. Isto, significa mais de 2.000 grupos etnicos mais resistentes em toda a história do cristianismo.


E há ainda mais de 100 grupos etnicos, sem nenhuma presença missionária, apesar de 40% estarem relativamente abertos ao evangelho.

Temos portanto à nossa frente um mundo em rápida mutação, e com grandes necessidades. É preciso compreendè-lo  e acompanhar seus novos desafios sem abandonar as palavras que Jesus proferiu há 2.000 anos.

Se o mundo vai ser evangelizado, se cada pessoa no mundo deve ter uma oportunidade de conhecer Jesus Cristo como Senhor e Salvador, então, estes embaixadores especiais, estes missionários transculturais, precisam conhecer os povos para os quais foram chamados.

Precisamos conhecer os povos do mundo como Deus conhece. Precisamos descobrir a estratégia de Deus, o plano de Deus para alcançar esses povos.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL