MOTIVAÇÃO PARA FAZERMOS MISSÕES

 



Pb. Valmir Barbosa Cordeiro


"E nos mandou pregar ao povo e testificar que Ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos"(Atos: 10.42).


Quando falamos em missões nos referimos à proclamação do evangelho em todo o mundo, o que é geralmente chamado de Grande Comissão.


Esta Grande Comissão fundamenta-se nas últimas instruções de Jesus a seus discípulos e que se encontra registrado nos quatro evangelhos.        

(Mt: 28.18-20; ...É me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto IDE e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do ES. Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mc:16.15-16”;  

“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crê e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir aos que crerem; Em meu nome expulsarão demônios, falarão novas línguas; pegarão em serpentes e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum, imporão as mãos sobre enfermos e os curarão.


Lc: 24.46-49”; “E eis que está escrito. O Cristo padecerá e ao terceiro dia ressurgirá dentre os mortos, e em seu nome se pregará o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas Envio sobre vós a promessa do meu Pai, mas ficai na cidade até que do alto sejais revestidos de poder. João 20.21-22”; Disse-lhes Jesus de novo: “Paz seja convosco.


Assim como o Pai me enviou eu vos envio. Tendo dito isto, soprou sobre eles o ES) bem como no livro de Atos: 1.8”; “E recebereis poder ao descer sobre vós o ES e serme-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra”.


Através da Grande Comissão, o Senhor Jesus revela a vontade de Deus, de que todas as pessoas em todas as épocas ouçam o evangelho.


As clarezas destes textos deixam evidentes que na mente de cada cristão obediente a Cristo, deve haver um profundo sentimento de paixão pelas almas. A evangelização do mundo é a vontade e o plano inquestionável do Senhor.

 
2. A SITUAÇÃO DO MUNDO

Olhando a situação do mundo vemos a miséria e a necessidade dos povos e podemos sentir o quão precioso é pra eles a presença de um missionário, levando não só o alimento para o corpo, mais, principalmente para a alma.


Quando olhamos para esta realidade, deparamos com cenas chocantes e tristes pela total miséria e fragilidade da vida humana em países onde a Palavra de Deus não pode ser pregada com a liberdade que temos aqui.


Atualmente a população mundial já ultrapassa os 7 bilhões de pessoas. Em tempos normais 119 mil das pessoas que morrem diariamente 97% delas morrem sem nunca terem ouvido falar o nome de Jesus.


Em Papua (Nova Guiné) toda sexta-feira as 4 horas da tarde se queima incenso a Buda, Hare Krishina, ao Diabo, são povos cegos que nunca ouviram falar de Jesus.


Quanto tempo temos dedicado por dia para interceder por missões, quanto?

 

E Deus vem e diz a mim e a você: Estou buscando alguém para chorar comigo, estou buscando alguém para sentir o que eu sinto, estou buscando alguém para velar comigo nem que seja uma hora só.

 

LIBERDADE RELIGIOSA

A liberdade religiosa tem sido ameaçada em muitos países e em outros tanto nem sequer existe. Em muitos lugares do mundo cristãos são presos, torturados e até mortos por professarem sua fé em Cristo em países com a China, Coréia do Norte, Afeganistão, Peru, Irã, Egito, Turquia, Paquistão, Somália,  Nigéria e muitos outros, na maioria desses países os cristãos não podem se reunir como igreja para cultuar a Deus, porque chega a polícia e acaba com tudo, prende os pastores, prende os irmãos e fecha as igrejas.


No Paquistão grupos muçulmanos atacam casa e igrejas e torturaram os cristãos. Na China, igrejas são invadidas em pleno culto nos domingos a noite e lacram a igreja e prendem os pastores e os membros que estão cultuando a Deus.

 

Neste país é comum nas altas horas da madrugada grupos de crentes se reunirem e andarem quatro horas pelas matas e montanhas em busca de lugares onde podem se esconder apenas para adorar a Deus, ler e meditar algumas páginas da Bíblia sagrada e depois voltarem para suas casas sem serem perseguidos pela polícia.


E muitos crentes não sabem disso, não procuram nem saber como estão os missionários nesses países, lembram-se de missões quando tem um culto direcionado para missões em suas igrejas.


O Brasil ainda é um país livre, podemos louvar e pregar nas ruas, nas praças, andar com a Bíblia na mão, e o que estamos fazendo para aproveitar essa liberdade?

 

Podemos confrontar a nós mesmos pela nossa total falta de apego com a obra do Senhor, por não termos a mesma paixão que Cristo teve pela igreja. Mas até quando teremos liberdade para cultuarmos a Deus livremente em nosso país?


VISÃO MISSIONÁRIA DE JESUS

Jesus durante seu ministério terreno, sempre se preocupou com a situação espiritual das pessoas. O seu olhar era diferente, ele não via as pessoas pela sua posição social ou financeira, mas via o seu estado espiritual, ele as via como ovelhas sem pastor      (Mt: 9.35-38). Em outra passagem ele diz que as ovelhas ouvem a sua voz e o seguem, mas mesmo assim não se dá por satisfeito, pois reconhecia que havia outras ovelhas, a quem ele também deveria agregar (João 10.16).

 

Sabe qual é a diferença? É que Jesus olhava para a multidão e as via como ovelhas sem rumo, sem pastor; Ele chorava pela multidão; Ele se afligia por elas; Ele ia ao encontro delas.

 

 

A PROTEÇÃO PARA O MISSIONÁRIO


O missionário tem que estar disposto a morrer pela Obra Missionária; tem que estar disposto a dar a sua vida pela Obra Missionária a todo instante.

Afinal, é ele quem está na linha de frente com o inimigo; é ele quem tem enfrentado o inimigo diariamente e o inimigo não se cansa e luta 24 horas sem cessar.

 

Mas eu quero afirmar para você, ninguém mais do que os missionários sabem o que é depender única e exclusivamente da proteção do Senhor. E não é pra menos, o Senhor Jesus prometeu que certamente Ele estaria com aquele que cresce. Quem crê vai e quem vai tem a proteção do Senhor. Você pode pisar na serpente, ela não te fará mal algum; você pode passar pelo fogo, ele não te queimará; você pode passar pelos rios, eles não te submergirão. E quando você abrir a sua boca, é a palavra de Deus que dela sairá. Porque ele fará da sua boca uma espada aguda e debaixo de suas mãos te esconderá.

 

Certo dia alguém me disse: “Eu não entendo o que é que faz vocês saírem do Brasil para virem aqui, numa terra distante, sem conforto, passarem pelos mesmos sofrimentos que nós passamos. Por favor me diga porque vocês fazem tão grande sacrifício?

 

Esta pergunta no momento parece que não tem resposta. Mas na parede havia um cartaz e nele estava estampada uma cruz com a figura de Jesus nela crucificado.


A resposta mais convincente para aquela pessoa foi bastante apontar para a parede e dizer: ali está a motivação.


O sacrifício de Jesus na cruz é motivo para nos constranger a sair de nossa terra, deixar nossa casa, nossa família, nossos amigos, nossos negócios pessoais para levar o Evangelho da Salvação a um povo desconhecido, que nem sequer conhecemos o suficiente.

 

A paixão pelas almas é a coisa mais importante que você pode ter na vida, é mais importante que uma universidade, é mais importante do que um título de graduação, é mais importante que a posição social que eu possa ocupar na sociedade. Você respira, você vive, mas o amor pelas almas deve consumir você. A necessidade de ganhar almas é urgente!

 

Oh! Meus irmãos, quando você da a sua vida e o seu coração incondicionalmente para a obra de Deus, Deus pode usar poderosamente a sua vida.


Deus não usa cristãos normais para sua obra! Sabe por quê? Porque são normais. Deus só usa pessoas  ousadas, valentes, homens e mulheres que não se rendem por nada.

 
Jesus está voltando, é tempo de nos despertarmos para obedecer a sua ordem; Jesus disse: Ide e Pregai, e hoje já é passado mais de dois mil anos destas celebres palavras, elas ainda ecoam em nossos ouvidos. Jesus ainda está a nos dizer que ainda existem outras ovelhas que ele deseja agregar ao seu rebanho.

 

Para que essa tarefa fosse fielmente cumprida, em suas últimas instruções aos discípulos, antes de sua ascensão, Jesus deu a sua igreja representada ali, uma ordem, não foi uma simples opinião ou um mero palpite de Jesus, ele não disse para a igreja anunciar o evangelho a todos os povos quando achassem convenientes, ou quando alguém estivesse à toa, nada disso!


As palavras de Jesus proferiram uma ordem imperativa, clara e expressa para a igreja, a de evangelizar o mundo e fazer novos discípulos (Mt: 28. 19; Atos 1.8)


Esta ordem não foi somente para aquela época, mas ainda faz parte da missão imperativa da igreja de hoje.


Estamos esquecidos que Deus vai cobrar de cada um individualmente, pelo desafio missionário. “Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; não o avisando tu, não falando para avisar o ímpio acerca do seu caminho ímpio, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. (Ezequiel 3;18).

 
Por isso ou fazemos Missões, ou diante de Deus estaremos sendo desobedientes negligentes e omissos.

 

Se você não VAI, ORE, CONTRIBUA, é dever de cada cristão apoiar a obra missionária.

 

Por isso eu desafio você que foi tocado pelo Espírito Santo de Deus a fazer um propósito com o Senhor, de Orar, Interceder pelos missionários, diga pra Deus que você vai se importar mais com a sua obra a partir de hoje.


Deus quer levantar homens e mulheres cheios do seu Espírito para evangelizar os pobres, para curar os quebrantados do coração, apregoar liberdade aos cativos, a dar vistas aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL