VIAGEM MISSIONÁRIA DE CURTO PRAZO




APROVEITE SUAS VIAGENS DE MISSÕES DE CURTO PRAZO PARA ALCANÇAR METAS DE LONGO PRAZO

Por Jon Deedrick

 

Com frequência me pergunto como o apóstolo Paulo usaria a tecnologia moderna no trabalho missionário. Promoveria com entusiasmo o aumento do trabalho missionário de curto prazo (MCP) nas nações? Embora confie que iria tirar proveito das viagens e da comunicação global pelo bem do evangelho, assim como fez em sua época, eu me pergunto se ele incentivaria a maioria dos trabalhos de MCP entre os evangélicos do Ocidente.

De acordo com os dados e minhas observações, a grande maioria de MCP é projetada para o ministério social e alívio da pobreza, com equipes compostas principalmente por adolescentes e jovens. Se cremos que o livro de Atos nos proporciona um modelo para o ministério da Grande Comissão e que Paulo e os Apóstolos nos ensinam como obedecer a Jesus em relação ao trabalho missionário, talvez seja o momento de reavaliar nossas estratégias de MCP à luz do Novo Testamento.

MISSÕES DE CURTO PRAZO E MISSÃO DA IGREJA

Jesus disse: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mateus 28:19-20). Como Paulo e os apóstolos cumpriram essa missão? Em resumo, pregaram o evangelho e estabeleceram igrejas. (1) Evangelizavam, e quando as pessoas chegavam à fé, se reuniam em uma igreja onde se pregava corretamente a Palavra e se administrava corretamente as ordenanças. A igreja local se converteu no contexto onde se ensinava o povo de Deus a obedecer a tudo o que ele havia ordenado.

Paulo e os apóstolos colocaram bandeiras do Rei Jesus em lugares não alcançados, ao estabelecer igrejas para glorificar a Deus. Estas igrejas, por sua vez, continuaram a promover o evangelho ao redor do mundo.

Mas não nos esqueçamos: Paulo permaneceu comprometido com a saúde espiritual e a fidelidade de doutrina das igrejas que estabeleceu (e inclusive com as que não estabeleceu; por exemplo, a igreja em Roma). Cada uma das três principais viagens missionárias de Paulo incluía visitas de regresso. Ele trabalhou para fortalecer tanto as igrejas como os irmãos que pastoreava (Atos 14:22, 15:41, 16:5, 18:23).

A igreja primitiva entendeu a tarefa central do trabalho missionário, o que significa que buscou avançar no evangelho através da formação de igrejas comprometidas com a Grande Comissão, que pregam o evangelho e que glorificam a Deus.

Tragicamente, a maioria das MCP hoje me leva a acreditar que não entendemos nossa missão da mesma forma que os apóstolos. Como mencionado anteriormente, a maioria do trabalho de MCP na atualidade está orientado para o ministério social e o alívio da pobreza. Por que isso? Duas razões imediatamente me vêm à mente:

1) Os trabalhadores de MCP enfrentam um obstáculo óbvio para um ministério intercultural eficaz: não conhecem a língua nem a cultura. Então, igrejas e agências missionárias projetam viagens nas quais os voluntários podem participar de um trabalho existente.

2) A pobreza e a necessidade social do mundo são enormes. Se você fez algum tipo de viagem, certamente viu isso em primeira mão. Talvez tenha caminhado pelas periferias dos centros urbanos e visto crianças brincando em lagos cheios de lixo ou procurando no lixo sua próxima refeição. Talvez você tenha visto cidadezinhas com recursos limitados, sem acesso a atendimento médico profissional ou água potável.

O fato de os cristãos no Ocidente quererem ajudar é um instinto piedoso. Louvemos a Deus porque aqueles de nós que têm recursos abundantes podem mobilizar o alívio da crise, literalmente da noite para o dia, para ajudar nossos irmãos e irmãs que sofrem! Nossas melhores intenções para este trabalho de MCP socialmente orientado, contudo, têm obtido resultados pouco aconselháveis. Para usar a terminologia de um livro, nossa “ajuda tem doído”. [2]

Temos criado, involuntariamente, a dependência de nossos recursos e dinheiro. Temos enviado grupos de igrejas para pintar igrejas, misturar cimento e ensinar. E, no entanto, na maioria dos casos, os crentes nacionais podem fazer essas mesmas coisas por si mesmos, de maneira muito mais fácil e talvez até melhor do que nós. Sem querer, temos aprisionado nossos irmãos e irmãs em padrões de dependência e de recebimento de recursos que são difíceis de romper.

Com corações sinceros e boas intenções, temos ensinado implicitamente à igreja nesses países uma missiologia antibíblica: que para realizar o trabalho missionário deve-se ajudar financeiramente aqueles a quem se ministra. Não se leva muito tempo para refletir sobre o quão errado é esse enfoque.

Embora a interdependência entre a igreja global seja um objetivo valioso, os esforços de MCP, com frequência, têm criado relações de dependência. Devemos procurar acompanhar e ajudar com recursos. Mas, ao mesmo tempo, devemos edificar e valorizar nossos irmãos e irmãs ao redor do mundo. No entanto, nunca devemos nos prender a uma situação em que eles precisem de nossos recursos para realizar o ministério.

Os cristãos podem e devem participar da ação social e do ministério da misericórdia. Nós devemos ser zelosos para fazer o bem a todas as pessoas. Mas essas coisas devem ser o fluxo da missão da igreja local, não a missão em si [3].

Nosso Rei nos mandou fazer discípulos ao estabelecer igrejas locais que glorifiquem a Deus entre os povos do mundo. Portanto, as viagens de curta duração de nossas igrejas devem refletir essa prioridade, e a maior parte de nossos recursos deve ser direcionada para esse fim. Nossas igrejas devem afirmar que há algo infinitamente pior que o sofrimento humano e a morte, e algo infinitamente melhor que a prosperidade humana.

COMO USAR AS VIAGENS DE CURTO PRAZO

Talvez o uso mais estratégico do orçamento missionário de sua igreja seja apoiar um missionário que estabelece uma igreja e cria discípulos durante sua carreira. Como regra geral, e não descontando a obra do Espírito Santo, os esforços de longo prazo produzem resultados de prazo mais longo que os de MCP. Queremos alimentar um trabalho de longo prazo, nunca assumindo que podemos obter em uma semana o que um pastor missionário ou nacional espera alcançar em uma carreira.

Essa estratégia em relação ao trabalho de longo prazo é radicalmente contracultural dentro de grande parte da nossa subcultura cristã. E se sacrificar-se pelo bem do evangelho significar não ir a uma viagem de MCP e sim apoiar fielmente o trabalho de longo prazo?

Mas também poderia significar que intencionalmente se estruture MCP em torno do trabalho de longo prazo. Em vez de pedir a seus parceiros de longo prazo que se acomodem aos desejos da MCP de sua igreja, poderiam integrar estrategicamente a MCP entre os objetivos de longo prazo da igreja, em colaboração com seus missionários ou com parceiros de confiança e com objetivos semelhantes.

As melhores viagens de MCP encorajarão trabalhadores de longo prazo e estenderão seu trabalho. Aqui estão alguns exemplos:

§  Use MCP simplesmente para abençoar e fortalecer os obreiros de longo prazo de sua igreja. O ministério de apoio da igreja é, muitas vezes, um bálsamo para as almas dos missionários.

§  Talvez envie uma equipe para fazer evangelismo e entregar os contatos que você fez para os obreiros de longo prazo.

§  O que acontece se você enviar presbíteros e irmãos qualificados para capacitar pastores nacionais e indígenas que têm pouco ou nenhum acesso à capacitação teológica? A necessidade global de fortalecer a igreja por meio da formação teológica é urgente e massiva.

O apóstolo Paulo se uniria à sua viagem missionária de curto prazo? Se você a projetar em torno da tarefa de formar igrejas e discípulos de Jesus, então suponho que Paulo se agradaria disso.

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NOTAS:

(1) Mark Dever, “Pregue o Evangelho, reúna uma igreja”, em Entender a Grande Comissão (Nashville: B&H, 2016).

(2) Steve Corbett e Brian Fikkert em Ao ajudar os feridos: como aliviar a pobreza sem ferir os pobres (Chicago: Moody, 2012).

(3) Kevin DeYoung e Greg Gilbert, Qual é a missão da igreja: dar sentido à justiça social, Shalom e a Grande Comissão (Wheaton: Crossway, 2011).

Jon Deedrick é presidente interino da Reaching & Teaching. Mora em Louisville, Kentucky, onde é presbítero na Igreja Batista Third Avenue.

Fonte: 9Marks

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