A GRANDE COMISSÃO - UMA TAREFA INACABADA - PRIMEIRA PARTE

 


CHAMADO MISSIONÁRIO

 

 

Marcos 3.13-19 relata a escolha dos doze de forma singela, mas profundamente significativa. Dentre o grupo de discípulos, Jesus escolhe doze para constituir apóstolos, o que nos mostra que mesmo havendo um chamado geral para todo cristão existe também um chamado específico para alguns.                     

Todos são chamados ao testemunho da fé, ao exercício de algum ministério, à evangelização dos perdidos e à edificação da igreja, mas nem todos são chamados ao pastorado, a ministérios pioneiros de plantio de igrejas, nem todos são direcionados a cruzarem mares, embrenhar florestas ou desafiar desertos. Existem chamados e direcionamentos específicos.

CHAMADOS SEGUNDO A VONTADE DE DEUS

Os doze não se voluntariaram nem foram democraticamente nomeados pelos demais. Foram chamados ao apostolado “os que ele mesmo quis” e o resultado foi surpreendente, pois o que vemos não é a lista dos doze melhores homens da terra.

Dos Seus doze, quis Jesus que onze fossem da menosprezada Galileia, zona norte de Israel, terra dos pequenos vilarejos, de economia doméstica, região de gente simples, pescadores, muitos iletrados, de onde se dizia não surgir profeta e não se esperava qualquer coisa boa de lá (Jo 1.52; 7.52).

O único da prestigiada Judeia, da badalada zona sul, era Judas, cujo sobrenome “Iscariotes” significa “homem de Keriote”, uma pequena cidade ao sul de Hebrom.

A opção pelos galileus evidencia que o chamado não se baseia na sabedoria humana, na influência política nem no sobrenome da família. Não raramente Deus nos surpreende ao escolher as coisas loucas e fracas do mundo, humildes, desprezadas e as que não são, evitando assim a glória humana, mostrando que somos nada mais que vasos de barro conduzindo um tesouro, pessoas marcadas por fragilidades e por isso alvejadas pelo poder que se aperfeiçoa na fraqueza (1 Co 1.26-29; 2 Co 4.7; 12.9).

O chamado é baseado unicamente na vontade de Deus. Jesus chama gente simples e por isso o campo missionário está repleto daqueles que não são.

OS TIPOS DE CHAMAMENTOS

Quando escutamos acerca do chamado,  pensamos logo em fazer algo. Mas olhando a vida de Jesus descobrimos  o seguinte:

 

1))SOMOS CHAMADOS PARA ESTAR COM ELE.

           

Isto foi o que Jesus fez com sus discípulos (Mc 1.17; Mc 3.13,14) . Depois os enviou.

O Senhor busca adoradores que o adorem em espírito e  em verdade,  sempre: na igreja e no campo missionário. Se quisermos ser seus embaixadores devemos estar com Ele.

Somos chamados a ser de Jesus Cristo. O mundo está cansados de religião, ele está necessitado  de vida. Necessitando de pessoas que, ainda que sejam simples como Pedro e João, os façam reconhecer que tinham estado com Jesus.

           

2)SOMOS CHAMADOS A FAZER DISCÍPULOS EM OUTRAS. (MT 20.18-20; ATOS 1.8).

 

Saíram com Jesus quando Ele foi pregar. Depois Ele os enviou. Para anima-los, já que saíam pela primeira vez, e mandou ao seu próprio país, com o mesmo idioma, raça e costumes deles ( a mesma cultura).

Quem quer sair para pregar tem que pregar para sair. Quem não é capaz de servir aqui não pode sair para servir lá fora.

 

Quando enviou os setenta  os enviou “a toda as cidades”(Lc 10.1-24). Os discípulos, sua igreja, falaram do Senhor em Jerusalém. Mas ficaram ali e das cidades vizinhas vinham pessoas para Jerusalém (Atos  5.14-16).

 

Agora, a ordem era fazer discípulos até o último da terra, vindo a perseguição e a igreja foi espalhada pelas terras da Judéia e Sumária (Atos 8.1-4). Atos 11.19-20 menciona que os perseguidos falaram só aos judeus, mas que alguns falaram aos gregos quando entraram em Antioquia. Finalmente desde Antioquia, Barnabé e Paulo, foram enviados aos gentios.

 

O plano de Deus não mudou. Somos enviados a ser discípulos também fora de nossa cultura. Se como igreja não fizermos, estamos pecando.

                       ]

COMO DISCERNIR O CHAMADO?

                     

 “Estamos preparados com  o “Onde” nos quer Deus e não podemos estar no lugar correto de Deus e não na sua vontade”.  É importante estar bem com o Senhor para poder ouvir sua voz (Salmo 32.8).

                          

Deus nos chama de uma maneira que o possamos entender, pois Ele não é um Deus de confusão. E não nos chama igualmente. A alguns Ele fala ante a necessidade; a outros através de visões ou  sonhos; a outros, Deus lhe fecha alguma porta.

                           

Deus tem me falado de maneiras distintas:

 

·       Através de sua Palavra.

·       Através de outras pessoas.

 

Desde criança tinha vontade de ir a algum lugar onde Jesus ainda não  era conhecido, para falar dEle. Já estava no ministério, quando um grupo da OM veio a nossa igreja. O líder falou sobre a necessidade de milhões sem Cristo, e desafiou a igreja.

                            

Teriam que deixa-lo ir. Muitas vezes Deus chama os líderes”. Ultimamente estava pensando que talvez o Senhor necessitasse de pessoas como o apóstolo Paulo, para ser efetivos na obra missionária; Eu, sem dúvida, me  identificava mais com  o ministério de Barnabé.

 

Digo isto porque quando comecei a orar, depois de ter escutado este desafio, Deus me falou através de Atos 13. “Separai-me a Barnabé e a Saulo para uma obra que os tenho chamado”. Sabia que Deus me estava chamando alguém, mas não sabia quem nem  conhecia o lugar.

 

ATRAVÉS DE UM DESEJO PERMANENTE.

 

É um sentimento profundo em nosso coração e que não podemos ignorar nem tirá-lo de nós (Salmo 33.11).      

Não sei qual será a forma que Deus te chamará, mas é muito importante que tenhas muito claro que é Deus que te fala. Isto te sustentará firme no  Senhor nos momentos difíceis e obscuros, quando te sentires totalmente só.

              I             

O  TEMPO DO CHAMADO

                            

Uma vez que temos a certeza que sou chamado. Que faremos? Iremos imediatamente? É melhor alguém já estar pronto para sair, mas em geral Deus leva tempo com a vida de uma pessoa antes de envia-la.

 

1.   Tempo para preparar-se.

 

2.   Davi não foi buscar a coroa tão logo fora ungido.

 

Na realidade voltou a cuidar das ovelhas. Somente depois de vários acontecimento em sua vida foi que Deus o colocou no   trono como rei. Mas passaram anos!

 

Por que? Deus tinha que prepará-lo para esta tarefa. Quando ele  fugia de Saul, foi chefe de quatrocentos homens aflitos, cheios de duvidas, amargurados do espirito. Mas isto lhe serviu para aprender a governar bem. O mesmo principio se vê na vida de outros  homens. Moisés, Paulo, etc.

 

TEMPO PARA ENVOLVER OUTRAS PESSOAS.

        

Não te   apresses a sair a menos que Deus te apresse. Sair   sem o apoio da igreja. Não estou te incentivando a ficar, senão que não  saias  antes do tempo de Deus. Quem vai orar por ti com mais vontade que os que te conhecem e te amam?

 

Me lembro que um rapaz, enviado por sua igreja que me disse: “Quando a Igreja me enviou eu senti amado por minha igreja”. Isto te dá  forças para seguir. Enquanto, Deus te prepara, sirva em sua igreja e ore a Deus, envolva seus irmãos para que notem o chamado, porá não sentir-se- muito só no campo missionário. Quando receber uma carta ou um  email que diga: “Te amamos e oramos por ti”, te darás conta da importância de pertencer a um grupo.

 

A CHEGADA AO CAMPO

A descrição de Paulo em Efésios 6:12, é uma realidade na vida do missionário.

 

1.   Está na linha de frente

2.   O inimigo não dá trégua

3.   Agi com todos os seus ardis diabólicos para retirar o missionário de combate.

 

O  primeiro ano de chegada ao campo pode ser dividido em três fases distintas:

1º - Lua de Mel

2º - Choque Cultural

3º - Adaptação e Recuperação

 

LUA DE MEL OU FASCINAÇÃO:

Onde tudo é bom e bonito. A emoção toma conta dele por estar na nova terra que o Senhor o chamou. Chegou como missionário, está cheio de entusiasmo, ideias, planos, etc. Quer por tudo em pratica, olha em volta e vê tudo novo, fica fascinado, admirado. Olha tudo com muito interesse, é um bom observador, tira foto de tudo, está alegre, feliz. Tudo é diferente da sua própria cultura, mas quer experimentar de tudo, tudo é novidade, comidas diferentes, roupas, costumes do povo. “Oh, como é engraçado!”.


CONTINUA NA PRÓXIMA POSTAGEM...



Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL