EM TEMPOS DE CRISE NÃO FUJA - ISTO É MISSÕES


A IGREJA ADORMECIDA
Jonas 1. 4-5
 

 

Como sabemos, Deus estava interessado em mudar a história de Nínive e chamou Jonas para a tão nobre tarefa de pregar arrependimento, mas Jonas se dispôs a viajar mas para fugir da presença de Deus. 

Pegou um barco para Társis e no meio da viagem Deus mandou uma grande tempestade no mar e vendo Jonas o que acontecia, ele desceu ao porão e foi dormir, ignorando o que se estava acontecendo. Como pode ter sono numa situação dessas? Não sei, mas sei que diante da tempestade que o mundo vive hoje e Igreja do Senhor age do mesmo jeito que Jonas. Ela dorme um profundo sono e é disso que pretendo falar nesse texto, sobre a Igreja adormecida. 

A IGREJA DORME E IGNORA A TEMPESTADE (JN 1.4 E 5)

O texto nos mostra que quando Jonas se apercebeu da tempestade ele foi para o porão e dormiu um profundo sono, como quem diz que o vento e a tempestade lá fora não é problema meu, não é assunto meu. Essa sua atitude reflete exatamente a atitude e a posição de Israel naquela época, que se via como um povo exclusivo de Deus, pois havia sido escolhida por Deus e separada para ser seu povo. Nessa sua prepotência Israel esqueceu-se da razão ou do para quê Deus os havia escolhido.

Israel ignorou o fato de as nações ao seu redor serem pagãs e estarem totalmente sem Deus. Não perceberam que o fato de terem sido escolhidos por Deus eles também tinha recebido, ao mesmo tempo uma responsabilidade. 

Vemos essa responsabilidade quando Deus mandou que Abraão se tornasse uma bênção, e Deus vai longe ao dizer: “em ti serão benditas todas as nações da terra” – Do mesmo jeito Jonas fora dado a oportunidade e responsabilidade de anuncia o juízo de Deus com fim último de ser uma bênção para Nínive e ele fugiu da presença do Senhor e quando Deus respondeu à sua atitude ele foi ao porão e dormiu um profundo sono. 

Agora me diga se não é o mesmo que a igreja hoje está fazendo! As pessoas se perdem nas tempestades da vida e nós dormimos. Os governos se corrompem e dizemos que não temos nada a ver. As pessoas morrem da AIDS e dizemos que é castigo de Deus ao mundo pelos seus pecados e nós não devemos nos meter. Não temos compaixão quando um adolescente desequilibrado mata muitas outras crianças numa escola e achamos que é responsabilidade dos outros e ficamos confinado no nosso mundinho e dizemos com arrogância: “não devemos nos contaminar”.  

Amados o mundo está em guerra e Deus nos chama a responsabilidade. Pense nisso querido, não ignore o que o mundo está enfrentando hoje. Tem tudo a ver com a missão que a igreja recebeu de Deus. 

Algo interessante no v 5 é o  que o sentimento de medo levou os marinheiros a fazer. Diz a Bíblia que eles clamavam cada um a seu deus e é disso que eu gostaria de falar agora. 

A IGREJA DORME E MUNDO CLAMA POR SOCORRO (JN 1.5)

Os marinheiros diante da tempestade ficaram com medo e começaram a clamar a seus deuses. Essa é a condição do mundo em que vivemos hoje. É comum depois de um terremoto ouvir pessoas perguntando onde estava Deus quando isso aconteceu, quando tantas pessoas morreram no Japão, nos EUA ou no Haiti. 

Por outro lado vemos também nações se voltando para Deus depois de situações catastróficas e crises como aconteceu no Zimbábue um país lá da África, bem do lado de Moçambique. Hoje o Zimbábue é um dos países mais evangélico depois que experimentou uma das maiores crises econômicas que um país já enfrentou. E onde está a igreja nesse momento? Ela até vê o que está acontecendo, mas ela desce ao porão e dorme um profundo sono. 

Mas o que nós faremos em tal situação? Pergunta o crente. É bem verdade que muitas vezes as crises que vemos no mundo são causadas pela falta de Deus no mundo, nos governos e pela forma como os povos rejeitam a Deus e negam a pregação do evangelho, porém Jesus já nos advertiu que não seria fácil, mas nada deve nos fazer parar e nem nos desanimar. 

Talvez não nos ouçam e pelejem contra ti como foi no caso de Jeremias (Jr 1.19), talvez encontremos povo de duro coração no caso de Ezequiel (Ez 2.3-7) e talvez passemos por aflições, porém não desfaleça porque Jesus é conosco todos os dias nessa tarefa e a obra é dEle. 

O mundo clama e a igreja dorme ao invés de dar ao mundo a resposta que o mundo precisa. Quando teve fome no Egito, foi um servo de Deus (José) que se levantou para resolver essa questão que aparentemente não tinha nada a ver com o povo de Deus – Israel.  

Talvez o teu vizinho esteja clamando por socorro, não desça ao porão, atenda a ele. Talvez os seus colegas de trabalho, ou tua família, comece a fazer missões dentro de casa e dê uma resposta a esse clamor. 

Nós temos a resposta, mas porque nós não apresentamos a resposta outras entidades se levantam para dar respostas. Alguns que se julgam especialistas em problemas conjugais se levantam para responder aos casais, tarefa que cabe a Igreja. Eu queria nos próximos minutos falar sobre isto:

3. A IGREJA DORME E MUNDO SE LEVANTA.

Na segunda parte do v 5, diz que “os marinheiros lançavam no mar as fazendas que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso”. Ou seja eles precisam de uma resposta e uma solução para o que estava acontecendo, tanto que depois e o mestre, o capitão do navio foi até Jonas que estava dormindo e disse-lhe:
“Que tens, dormente? Levanta-te, invoca o teu Deus; talvez assim Deus se lembre de nós para que não pereçamos”. Que vergonha? O próprio necessitado chamou a Jonas a sua responsabilidade.

Querido enquanto nós dormimos os políticos procuram soluções e muitas vezes essas soluções consistem em mortes e mais mortes e Deus não se agrada com morte de um ímpio. Enquanto dormimos, morrem homens que nunca tiveram oportunidades de ouvirem falar do amor de Deus. Enquanto dormimos Agências Humanitárias que nem sequer crêem em Deus se levantam para ir aos povos e aos confins da terra e trazer soluções.
Enquanto eu e você dormimos pregadores hereges se levantam pregando um evangelho de facilidades, um evangelho vazio e sem vida. Pregam um Deus que está a serviço da Igreja como se Ele fosse o servo e nós senhores. Enquanto dormimos a ciência coloca o homem no lugar de Deus. 

Eu creio em um evangelho que é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e depois do grego. Eu creio em um evangelho que é poder para mudar nações, um evangelho que é poder para saciar a fome física e espiritual dos pobres. Eu creio em um evangelho de renúncia. Eu creio no evangelho da cruz de Cristo. E sei que você também crê, então levantemo-nos. Desperta tu que dormes. “Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti. As nações caminharão sobre a tua luz e os reis, ao resplendor que te nasceu.” (Is 601 e 3).

Levanta-te Igreja e invoque. Mas não só invoque, sai da tua terra, da tua parentela e vai para uma terra que o Senhor te mostrará. Aceite o desafio de ir e fazer discípulos de todas as nações.   

Deus está se movendo enquanto a igreja dorme. Deus está mudando a história das nações. Deus deseja ainda cumprir o plano que Ele traçou desde o princípio, SALVAR TODA A HUMANIDADE – “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna”. E Deus conta com você e eu. 
Por isso acorde e levanta-te o seu Deus tem a resposta para a tempestade e o vento. Ele deu a você essa missão de ser uma bênção – “É me dado todo poder no céu e na terra, portanto IDE E FAZEI DISCÍPULOS…” (Mt 28.18.19a). Não fuja, não durma, pregue! Anuncie!
 

Lembre-se meu amado, há uma tempestade lá fora. O mundo está enfrentando a maior catástrofe de todas – a falta de Deus. Por muitos anos se tem propagado que as pessoas não precisam de Deus. A verdade hoje se tornou relativa. Não se pode pregar certos assuntos do evangelho porque ferem algumas pessoas ou podem ser considerados descriminação ou algo semelhante.

Aumentam mortes sem explicações. São guerras e rumores de guerras. O terror impede as pessoas de saírem de casa. Os pais perderam controle pelos filhos adolescentes e rebeldes que seguem a cultura moderna, e ouve-se um grito de socorro. Os políticos e lideres religiosos na tentativa de responder a esse grito muitas vezes tem falhado, porque apresentam uma solução diferente do evangelho da graça de Deus.
Só o poder de Deus pode mudar o mundo e pode responder a esse grito de socorro e Deus chama a sua Igreja – “Assim como o Pai me enviou, eu vos envio a vós”. Levanta-te e resplandece e seja luz nessa terra, seja uma bênção porque o Senhor já e é chegado o Reino de Deus.

Querido, abra os olhos, Deus está no controle da história e sabe o que faz.  Eu sei que é difícil compreender os caminhos que Deus usa para operar em nossas vidas, mas Ele sempre trabalha em nosso favor.

Quando você estiver no meio de uma tempestade, ou no ventre de um grande peixe, faça como Jonas – “As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça. Eu desci até aos fundamentos dos montes; os ferrolhos da terra correram-se sobre mim para sempre; mas tu livraste a minha vida da perdição. Ó Senhor, meu Deus. Quando desfalecia em mim a minha alma, eu me lembrei do Senhor, e entrou a ti a minha oração, no templo da tua santidade.” (Jn 2.5-7). 
Jeremias em suas lamentações, começa o capítulo 3 falando dos pecados e desolações que atingiram o seu povo. Ele viu jovens e crianças destruídos, família acabadas e a sua alma estava abatida por aquela situação tenebrosa que ele chega a chamar de trevas. Mas sabe o que o profeta diz? “Eu quero trazer a memória aquilo que me traz esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. E elas se renovam a cada manhã. Grande é a sua fidelidade”.
Essa tem que ser a nossa atitude. Temos que ser otimistas e ver o que Deus está fazendo com a nossa história.
E por fim, eu preciso te dizer…

3. NÃO PERCA ESPERANÇA, A CRISE CHEGOU AO FIM!

Há um texto que eu amo. Ele está em Provérbios 23.18, que diz: “Porque deveras há um fim bom; não será malograda a tua esperança”. Não se desespere, a tua crise está chegando ao fim. O teu milagre está chegando. A tua vitória é garantia do Senhor para você.

No versículo 22 do primeiro capítulo do livro de Rute somos contados que as duas chegaram a Belém no princípio da colheita. Ao chegarem na cidade ficou claro no povo o sentimento de pena e comoção pela pobreza das duas, mas Deus estava começando um novo capítulo nas suas vidas.

A crise estava prestes a acabar e o milagre da provisão acontecer, a sua chegada ocorre quando os campos estavam dando frutos, era como se Deus estivesse sorrindo para elas e dizendo, amanha vai ser melhor! Ele estava deixando claro que “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”.
A noite pode ser terrível, a crise pode ser dura, te levando para o abismo. Ela pode acabar com o teu casamento, com a tua saúde, afastar os amigos e as pessoas que você mais ama, podendo te levar a uma profunda depressão. Seja como for, tenha bom ânimo, quando o sol nascer, junto com seus raios o Pai das luzes vai trazer a tua alegria, ele vai brilhar sobre ti e vai mudar a tua situação e tamanha será a tua vitória.

Acredite isso não é um romance fictício, é vida real.
Em um único dia, Deus resolveu o problema dessas duas mulheres, no dia em que Rute conheceu Boaz – o Remidor. Em apenas um dia uma história de dor foi transformada em uma historia de amor. Que coisa! Noemi saiu para colher espigas no campo e algo novo aconteceu. Ela conheceu o aquele que seria o seu marido.

Em meio à crise precisamos aprender com Rute a ser pessoas com iniciativas e não ficar parado e choramingando pelos cantos. Alguém disse que a iniciativa pode fazer da fé um verbo e não um substantivo. Não tenha medo de correr riscos e muito menos de lutar, levante-se do chão e trabalhe.

Rute só entendeu o que estava acontecendo quando contou a sua sogra sobre o encontro que ela teve com Boaz e nesse momento Noemi volta a bendizer o nome do Senhor porque percebeu que aquele encontro, não era uma mera coincidência, mas a mão do Senhor mudando o seu futuro (2.20). Eu quero que entenda meu irmão, Deus está mudando a tua história e Ele está no controle de todas as coisas.

Boaz era parente de Noemi e por lei ele devia ser o seu remidor e se casar com a Rute para dar continuidade ao nome da família. Rute segue o conselho da sua sogra e se deita aos pés de Boaz. (Deus deseja que os relacionamentos familiares sejam saudáveis, até mesmo entre as noras e as sogras). Essa deve ser a nossa atitude. Como eu disse anteriormente esse romance representa uma história ainda maior, do amor de Deus por sua igreja.

Jesus é nosso remidor e quando a crise chegar ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve.” (Mt 11:28-30).

A história de Rute e Noemi mudou de uma vez por todas. Ela se casou com Boaz, e as mulheres chegaram a afirmar para Noemi que Rute valia para ela mais do que sete filhos. O livro de Rute termina com a genealogia de Davi. E porque será? Porque a Rute se tornou avó de Davi e dessa descendência, nasceu o Rei dos reis. Ela entrou na linhagem real e depois na linhagem do Messias. Quer benção maior do que esta?

Creia que Deus pode mudar a tua crise. Não desanime! Deus ama você e Ele te quer bem. Não importa de onde você vem se é rico ou pobre, negro ou branco. Você não foi um acidente, foi plano de Deus. Portanto, deixe a vontade de Deus prevalecer na tua vida, entregue tudo a Ele. Seu casamento, seu trabalho, seu ministério, sua família, tudo Ele satisfará o que deseja o teu coração. Aquelas mulheres não sabiam, mas o melhor de Deus ainda estava por vir, o Messias chegaria através delas. Deus tem o melhor para você. TEMPOS MELHORES ESTÃO POR VIR. AMÉM!!!
 

 


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL