NÃO FUJA DA CRISE

 


O QUE NÃO FAZER DIANTE DA CRISE

 

 

Rute 1.1 – 4.22

O livro de Rute é conhecido por muitos como um belo romance, porque nos conta uma linda historia de amor. O livro está cheio de escolhas e decisões amorosas que vão afetar pra sempre a vida dos seus personagens. Por exemplo, temos o amor e a amizade que Rute tem por sua sogra Noemi, o que a leva escolher não só seguir a sua sogra como também a seguir ao Deus dela. Quem não se lembra da linda declaração que Rute fez quando sua sogra insiste para que ela a deixe e vá viver a sua vida? E o que dizer de como ela e Boaz se aproximam e chegam ao casamento?

Na verdade o livro pretende nos mostrar uma incrível historia do amor de Deus por sua noiva, a igreja. Deus nos ama independente do que somos ou do que fazemos. Deus nos ama independente da cor ou raça e foi assim no livro de Rute. Ele ama não só a Noemi que é judia, mas também ama Rute que era estrangeira, Moabita, que para o povo de Israel ela não merecia salvação. “ESTÁ AI UMA DICA: DEUS SALVA QUEM ELE QUER”.

Contudo, há uma grande tragédia nessa história de amor. A Bíblia nos fala que houve fome em Belém, onde morava Noemi, seu esposo Elimeleque e seus dois filhos Malom e Quilom. O nome Belém significa “casa de pão” e parece que derrepente faltou trigo para fazer o pão, e a fome veio. Existe uma especulação de que essa fome tenha sido resultado do saqueamento que Israel sofreu dos Midianitas, porém é verdade que ela chegou numa época em que não havia Rei em Israel, só juízes, o que mostra uma instabilidade política e econômica da época, e sem líder cada um fazia o que queria. Com a fome a crise era ainda maior e atingiu ricos e pobres.

A família de Elimeleque era rica e fazia parte da aristocracia da cidade, porém a crise também os afetou. Então essa família começa a enfrentar um drama que nos é contado nos quatros capítulos desse lindo romance. Eles sofrem com essa crise financeira e perdem tudo o que tinham, migrando para outro país por causa da pobreza e da fome. Na família há problemas de saúde que leva a morte de três pessoas deixando três viúvas e o pior de tudo é que a amargura que brota no coração de Noemi é contra Deus, o Criador e Provedor de todas as coisas.

O que fazer em meio à crise? E o que não fazer? É disso que pretendo falar nessa mensagem. Quando a crise chegar tenha muito cuidado com as sua decisões ou com a maneira que você vai reagir a ela.

1. NÃO FUJA, ESSA ESCOLHA PODE SER PERIGOSA.

Quando estamos em meio a uma crise somos empurrados, ou obrigados a tomar uma decisão. Alguém um dia disse que em meio a crise e aos problemas da vida temos três opções: ou escolhemos o caminho mais fácil que é a fuga, ou escolhemos suportar a crise e todos os seus males, ou escolhemos enfrentá-la.

 

Elimelique escolheu o caminho mais fácil, ele preferiu fugir para Moabe quando a fome atingiu a sua casa (Rt 1.1). Essa é infelizmente a atitude de muitas pessoas no século XXI. Quando a crise chega muitos colocam os pés na estrada e fogem para não ter que enfrentar a crise.

Moabe era uma terra habitada por um povo idólatra, que até sacrifícios humanos faziam. O que mais acontece nas nossas igrejas são decisões semelhantes a essa.

Muitos membros quando passam por uma situação problemática decidem sair da igreja, é o tipo de crente que sente dor por qualquer coisa, escolhendo até andar por caminhos tortuosos e sem Deus. Tem pessoas que se desviam da fé só porque discordam do Pastor, do irmão, do grupo de dança, do grupo de louvor e acabam se envolvendo em coisas ainda piores.

Eu ainda vou longe para falar de casais que decidem divorciar-se só por não ter coragem de enfrentar a crise no casamento e por conta disso, famílias e lares são destruídos. Infelizmente, se dá ênfase ao divórcio do que ao casamento, que é algo sagrado e instituído por Deus. Pessoas esperam a primeira tempestade na sua família para usá-la como pretexto para cair fora.

Quantos pais são ausentes, por não suportar ver os seus filhos envolvidos com drogas ou com outros males. Maridos ausentes por não conseguir olhar no rosto de suas esposas e sem que sintam covardes.

Querido irmão, a fuga nem sempre é o melhor caminho, muito menos o dinheiro, a fama, o sucesso profissional, ou até mesmo o sucesso ministerial podem ser escape ou meio para a solução dos teus conflitos.

Elimeleque e Noemi decidiram fugir para Moabe, e lá se depararem com a doença, morte, viuvez, pobreza e amargura. Chegando lá Elimeleque adoeceu e morreu pouco tempo depois os seus filhos que já eram casados com Rute e Orfa, também morreram deixando três mulheres viúvas, sem eira nem beira e sem um tostão no bolso. Que tragédia!

Foram em busca de segurança e alivio, e a crise só aumentou (Rt 1.2-5). Amados, enfrentar a crise é melhor do que fugir. Quando os problemas e as dificuldades surgirem, enfrente-as acreditando em um Deus que chama a existência as coisas que não existem.

Queria aproveitar esse momento para trazer a memória, outra história que é incrível nas sagradas escrituras. A bíblia nos fala de um homem que começou a reinar quando tinha apenas 25 anos (2Cr 29.1), era jovem, mais novo do que eu, rsrsrs! Quando esse jovem assumiu o reinado, Jerusalém estava quase que devastada pelo pecado, pois os antecessores, os seus pais haviam feito tudo que desagradava ao Senhor levando o povo para longe do seu Deus, chegando até a profanar o templo, (2Cr 28 e 29).

Ezequias assumiu o poder numa época crítica, mas ele não escolheu ser como seu pai e nem a fugir da crise, e sim enfrenta-la, a sua primeira atitude foi abrir as portas da casa do Senhor e as reparar. Não só, ele também restaurou o ministério levítico, o sacerdócio (2Cr 29.3-5) e também restaurou o culto ao Deus vivo (2Cr 29.25-30). Ainda restaurou a páscoa e combateu de frente a idolatria. Você consegue ver? Este home escolheu enfrentar a crise fazendo tudo diferente do seu pai e voltando para Deus. Ele não olhou para as circunstâncias ou para as crises, ele olhou para Deus e decidiu lutar pelo seu reino. Essa tem que ser a sua atitude.

Quero ainda deixar mais um conselho para você…

2. NÃO DEIXE QUE O DESEPERO TIRE SUA VISÃO, VEJA O QUE DEUS ESTÁ FAZENDO.

Quando estamos em meio à crise, temos dificuldades de olhar as coisas com clareza. Nesses momentos não enxergamos o agir de Deus a nosso favor. Não conseguimos ver que em meio as nossas atribulações, Deus não desistiu de nós e que Ele está trabalhando mesmo que não mereçamos.

No versículo 6 do capítulo 1 de Rute, vemos que Noemi ouviu dizer que Deus havia visitado o seu povo, e então decide voltar, nesse momento ela se despede de suas noras dando-lhes liberdade. A princípio as duas decidem acompanhá-la, só que Noemi ignorou as suas devoções e amizades, começando a reclamar de Deus, mostrando a sua profunda amargura usando como argumento para convencê-las a partir. Nesse momento a Orfa vai embora, porém Rute apegou-se a ela e decide ficar e fazer uma linda declaração de amor (Rt 1.16,17).

Abrindo um parêntese para dizer que está difícil nos nossos dias ver uma declaração sincera e verdadeira, pois não foram apenas palavras, Rute cumpriu tudo que prometeu em palavras para a sua sogra. Ela mudou de país e foi morar numa terra estranha. Naquela terra ela adotou os costumes, práticas do povo e se tornou serva do Altíssimo, chegando a fazer parte da genealogia do rei Davi e posteriormente do Rei dos reis. Ela nunca deixou a sua sogra mesmo depois que se casou com outro homem. Que devoção!

Isso tudo foi ação benevolente de Deus a favor da Noemi.

Quando estamos em meio à crise Deus sempre coloca pessoas do nosso lado para nos ajudar a lutar e vencer a crise. Homens e mulheres que intercedem por nós e que às vezes em pequenos atos vão se tornar instrumentos de Deus para mudar a nossa história. Mas Noemi não estava enxergando a devoção, o amor e a amizade como obra de Deus, tanto que pouco tempo depois ela chega a pedir que trocassem o nome dela.

Rute estava voltando para casa cheia de dor e de amargura. Essa mágoa tornou-lhe pessimista tanto que fecha os olhos a ponto de não perceber que Deus estava começando a escrever uma nova e linda história na sua vida. Nos versículos 20 e 21 ela expressa a sua amargura e ressentimento ao ponto de não querer ser chamada de Noemi que significa agradável, doce, querendo ser chamada de Mara, que quer dizer amarga e nesse mesmo momento ela culpa a Deus por todo seu desgosto.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL