O PROPÓSITO DIVINO REVELADO ATRAVÉS DOS SÉCULOS

 

O DESAFIO MISSIONÁRIO ATRAVÉS DO SÉCULO


 
Desejo mostrar neste texto que Missões não são matéria somente do Novo Testamento, mas que desde o livro de Gênesis já encontramos tal ensino que se estende por toda a Bíblia, o que confira ser Deus, o Deus de todas as nações e que a sua mensagem é universal.


A promessa de salvação encontra-se em Gênesis 3.15 e 12.1,3. A Obra Missionária está no coração de Deus desde o início do mundo. Ele também foi um missionário, porque se fez homem e veio até nós, para mostrar-nos o Caminho da salvação.


O PROPÓSITO DIVINO REVELADO A ABRAÃO (Gn: 12. 1,3)


Deus chamou Abraão determinando que ele saísse de sua terra, de sua parentela e da casa de seu pai, e fosse à terra que o Senhor haveria de mostrar-lhe. A seguir, Ele prometeu abençoá-lo. O alcance dessas bênçãos era o seguinte: a sua semente, a terra e as nações. (Aos descendentes de Abraão, Deus também revelou o seu propósito: a Isaque Gênesis 26.1,6); a Jacó (Gênesis 28. 12,17).


A CHAMADA DE ISRAEL


Durante o ministério de Moisés, quando da formação de Israel, Deus manifestou-lhe o propósito de redimir a humanidade e disse-lhe que toda a terra pertence a Ele. O propósito divino da constituição da nação de Israel é que ela fosse uma bênção para as outras (Ex 19.1,6), mas Israel falhou. Deus então escolheu outro povo, para proclamar as suas boas novas.


A PESSOA DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO


Conforme os diversos textos Ele é o Rei da nações, portanto deseja ser conhecido de todas elas:


a)   O Reino do Ungido do Senhor (Salmo 2);
b)   O Seu Reino sobre todas as nações (Salmo 72.8,12);
c)   Todas as nações se voltarão para o Senhor (Salmo 22.27,29);
d)   Todas as nações o adorarão (Salmo 86.9,10; 98.2,3; 45.18,21);
e)   Todas as nações vão orar ao Senhor (Salmo 65.2; 145.18,21);
f)    As necessidades das nações exigem um Deus universal (Isaias 43.8,13; 44.9,23).


TRABALHOS MISSIONÁRIOS REALIZADOS NO ANTIGO TESTAMENTO


Podemos classificar como missionários os seguintes:


a)   ABRAÃO – obedecendo a chamada divina (Gn: 2.1,6) e intercedendo por Sodoma (Gn: 1822,23);
b)   MOISÉS – no livro de Deuteronômio, dá uma só lei para os da terra e para o estrangeiro ordenou que este fosse amado pelo povo (Dt: 10.12,22). Também conseguiu que Hobabe fosse com o povo de Israel. (Nm: 10,29; e Jz: 4.11) /
c)   ISAIAS – ao escrever o seu livro, fez referência a outros povos e tornou sua mensagem universal em todos os aspectos. Ele compreendeu que Jeová era o Deus de todas as nações (Is: 9.2,7). Uma só passagem é suficiente para mostrar o serviço que Isaias desejou prestar às nações que é o de Isaias 11.1,10.
d)   EZEQUIEL – em muitas passagens do seu livro encontramos a universalidade da mensagem de Deus, principalmente em Ezequiel 37.28.
e)   JEREMIAS – “era o profeta das nações” (Jr: 1.15). Ele dirigiu a palavra a Judá, ao Egito, a Filistia, a Moab, a Amós e às outras nações mencionadas em seu livro.
f)    JONAS – o seu livro é uma pequena história de uma viagem missionária que ele fez ao estrangeiro, cidade de Nínive, em que mostra a compaixão divina.
g)   DANIEL – foi levado cativo na sua mocidade. Foi tão leal no seu trabalho que quatro reinados reconheceram Jeová como o Deus Supremo (Dn: 25. 27);
Existem ainda outros muitos relatos no Antigo Testamento relacionados com a Obra Missionária, tais como:
a)   ELIAS e ELIZEU – exerceram serviços a favor dos gentios (Lc: 4.25-27);
b)   NAAMÃ – sírio, foi ajudado pela mocinha israelita (IIRs: 5);
c)   SALOMÃO – em sua oração dedicatória (IRs: 8.41,42; 9.1) /
d)   O LIVRO DE ESTER apresenta a rainha judia que, por sua coragem e abnegação, salvou o povo israelita; e
e)   No livro de Salmos, temos vários cânticos sobre a chegada do rei que dominará não somente em Israel, mas em todas as nações do mundo (Salmo 2.22,47, 67, 96, 110, 117 e 150).


CONCLUSÃO


Deus é mesmo o Senhor de todas as nações na terra, e assim o seu propósito é que a sua mensagem seja ouvida pó todas as pessoas e Ele tem desenvolvido a revelação dessa vontade em toda a Bíblia, mostrando o seu amo pó nós.





 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL