A IMPORTÂNCIA DO DISCIPULADO NA TAREFA MISSIONÁRIA

 


O QUE É SER DISCÍPULO DE JESUS?

 

Quando Jesus esteve aqui na terra, além de seu trabalho redentivo, o que ele fez de importante? Será que escreveu algum livro? Estabeleceu alguma organização? Verifica-se, como resposta a essas perguntas, que a segunda coisa mais importante que Jesus realizou, quando de seu ministério terreno, foi o estabelecimento de um processo de discipulado. 

Através de seus discípulos Jesus conseguiu que sua mensagem fosse espalhada pelo mundo conhecido, e chegasse até nós hoje. Discipulado não era coisa inédita naquele tempo e nem era exclusividade de Jesus. 

João Batista, por exemplo, possuía discípulos e vários dos mestres judeus, também, o que nos leva a concluir que era provável que haviam tipos diferentes de discípulos e de discipulados.  

CARACTERÍSTICA DO DISCÍPULO DE JESUS 

Jesus escolheu seus discípulos (João 15:15) e não o contrário, como era comum na época. O relacionamento de Jesus com seus discípulos era mais do que pedagógico, isto é, mais do que o relacionamento entre aluno e professor. Ali havia uma profunda amizade e amor fraternal. 

Os planos dos discípulos de Jesus era buscar o serviço e o auto-sacrifício, ao contrário dos discípulos de muitos dos demais mestres, que almejavam ser  grandes líderes maiores até do que seus professores e mestres. 

QUEM DEUS ESCOLHE PARA DISCÍPULO? 

Algumas vezes temos a tendência de imaginarmos pessoas famosas e importantes como discípulos de Jesus. Dizemos: "imagine se fulano fosse crente... como Deus poderia usá-lo com todos aqueles talentos, habilidades, contas bancárias. Ninguém o seguraria", diríamos nós! O interessante é que Deus nem sempre escolhe esse tipo de pessoa. (Ele não escolheu o jovem rico, conforme nos relata Mateus 19:22). Por que? Deus não gosta de pessoas bem sucedidas? O ponto aqui é que Deus não escolhe pessoas por causa do potencial delas ou pelo que elas podem fazer por Ele, mas pelo que Ele (Deus) pode fazer através das pessoas. 

Ou seja, Deus não escolhe você como discípulo pelo que você é ou pelo que você pode fazer por Deus, mas pelo que Deus pode fazer através de você. 

LGUMAS IMPLICAÇÕES HOJE 

É importante assinalarmos que Deus não deixa de escolher pessoas inteligentes, especiais, nobres, prósperas, mas raramente o faz. Ele escolhe mais frequentemente os simples, os comuns e fracos. Por quê? Examinando o texto sagrado, verificamos que: 

A glória é de Deus e não da pessoa. Quando você se coloca nas mãos de Deus, independentemente de suas capacitações ou posição social, Deus realiza alguma coisa através de você. 

Os fracos tendem a depender mais de Deus (2 Cor 12:9b) I Pedro 5:6,7 exorta-nos a nos humilharmos diante de Deus para que ele possa nos utilizar em seus propósitos. Quando isso ocorre, tornamo-nos seus discípulos de verdade, com grande satisfação e alegria para nós. 

Há crentes que passam uma boa parte de suas vidas recebendo alguma coisa mas,  pouco ou nenhuma coisa dão para os outros. São como o Mar Morto, lá em Israel. O Mar Morto recebe água do Rio Jordão, mas não escoa água para nenhum outro lugar. Esse é um dos motivos pelos quais suas águas são extremamente salgadas a ponto de não haver um peixe sequer. 

Da mesma forma, há os "Crentes Mar Morto". São aqueles que não se desenvolvem como discípulos, ficam fechados em si mesmos, não contribuem financeiramente com suas igrejas, não ajudam, não se engajam. São crentes, estão salvos, mas têm uma vida cristã opaca, nublada, sem brilho e sem frutos. São os crentes tipo "Mar Morto". 

PARA CONCLUIR, É IMPORTANTE RECORDAR QUE: 

Para ser discípulo de Jesus é fundamental frequentar uma igreja. A salvação é individual, mas a vida cristã é comunitária. Como se desenvolver como discípulos de Jesus sem estar também com outros crentes? 

Será que discipulado é coisa opcional? 1João 2:3-6 nos diz claramente que "Nisto sabemos que estamos Nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve andar como ele andou". Quem se diz crente de verdade não tem como não ser discípulo de Jesus. Como mencionado anteriormente, é compromisso para toda a vida. O interessante é que, quem mais se beneficia num processo de discipulado é, ninguém mais, do que o discípulo. Por que, então, não sê-lo ? 

Que Deus nos ajude a sermos a cada dia, discípulos mais fiéis ao Mestre Jesus e que possamos influenciar o ambiente onde vivemos, trabalhamos ou estudamos, sendo discípulos ou discipulando outros para honra e glória de Deus e para o crescimento do seu Reino aqui na terra. 



https://resources.blogblog.com/img/icon18_wrench_allbkg.png

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL