O ESPÍRITO SANTO E MISSÕES
O
ESPÍRITO SANTO, MISSÕES E A IGREJA BRASILEIRA
O Espírito Santo é eminentemente missionário e a missão da
Igreja no mundo é participar da missão do Espírito.
Esta declaração nos deve conduzir a uma reflexão séria, principalmente porque hoje, mais do que nunca, a sociedade brasileira necessita de uma mensagem evangélica confrontadora.
Esta declaração nos deve conduzir a uma reflexão séria, principalmente porque hoje, mais do que nunca, a sociedade brasileira necessita de uma mensagem evangélica confrontadora.
O que não significa dizer que ela queira necessariamente ser
tocada em suas feridas; porém, à luz da Bíblia, não podemos oferecer às pessoas
um evangelho paliativo e barateado como temos visto hoje em dia.
O cristianismo puro e simples, precisa ser a mensagem pregada e
o estilo de vida de todo homem e de toda mulher salvos em Cristo.
É triste constatar o tipo de evangelho enganador que está sendo anunciado atualmente.
É triste constatar o tipo de evangelho enganador que está sendo anunciado atualmente.
Um evangelho descompromissado da ética cristã e da santidade de
vida. Um evangelho falsificado que propõe atalhos ao invés do verdadeiro
caminho. No meio artístico, por exemplo, ouve-se falar daquele e daquela como
os mais novos irmãos na fé; entretanto, aqui e ali ficamos sabendo dos
escândalos que esses "irmãos" cometem.
Não negamos que haja conversões autênticas entre os artistas,
porém, é preciso o quanto antes que o verdadeiro evangelho, com todas as suas
implicações para a igreja e a sociedade, seja resgatado em nosso meio.
É necessário que "o sal da terra" e "a luz do
mundo", a igreja de Jesus Cristo, ofereçam, mediante o evangelho da
verdade, a verdadeira vida para todo aquele que perece em seus próprios
pecados. E isto só acontecerá quando a igreja proclamar o evangelho de poder e
no poder do Espírito, visto que ela também precisa enxergar além de si mesma,
de sua institucionalização e de seus paradigmas obsoletos.
Além disso, em se tratando da apresentação do evangelho ao povo brasileiro, a igreja evangélica, não raramente, tem ido ou para o extremo da mensagem desencarnada, distante da realidade cotidiana do povo, mediante a apresentação de um evangelho transcendente que alcança as estrelas mas esquece da terra; ou tem, por outro lado, oferecido Jesus Cristo às pessoas como se Ele fosse um produto de consumo à disposição nas prateleiras do mercado eclesiástico.
Outras vezes apresenta-se Cristo no melhor dos estilos
"fada madrinha". Em nome dEle promete-se ao povo casa, carro,
dinheiro; enfim, toda sorte de prosperidade. Cremos sinceramente que Cristo
pode dar tudo e até mais do que é prometido ao povo em termos de prosperidade;
contudo, não podemos perder de vista as implicações e exigências do evangelho
autêntico.
As pessoas não devem ser confrontadas somente em termos de:
"Você não conseguiu? Venha para Jesus que você consegue", mas sim,
encaradas como pecadoras que precisam urgentemente da graça redentora.
E por que precisamos nos preocupar com isto? Justamente porque a sociedade brasileira carece do evangelho que esteja encarnado na vida dos crentes e na vida dela mesma. Um cristianismo integral, como expressão de vidas santificadas e consagradas ao Senhor, é o que realmente impactará nosso país e o mundo.
Cristianismo integral é a manifestação viva daquilo que dizemos
acreditar. Paulo é um exemplo fabuloso de compromisso com a verdade do
evangelho. Ele nunca a comprometia. Podia como poucos ser imitado como imitador
de Cristo.
Semelhantemente o povo brasileiro precisa ver na igreja de hoje
pessoas que vivam o que dizem crer. A prática é a expressão do que acreditamos.
Se não praticamos o que dizemos, então a nossa pregação não passará de retórica
evangélica desqualificada.
O livro de Atos é um exemplo fabuloso de prática cristã autêntica sob o comando do Espírito Santo. Eis que o Livro está aí, diante de nós, para ser conferido, lido e relido pelo povo evangélico ou não, sob uma nova (ou velha?) ótica: a ótica do Espírito missionário. Em Atos o Espírito Santo faz a diferença.
O livro de Atos se torna único no Novo Testamento porque nele o
Espírito Santo se revela como um Espírito missionário. Por isso, abordar o
segundo tratado de Lucas numa perspectiva missiológica é fazer verdadeira
justiça ao seu autor. Há teologia em Atos? É claro que sim. Mas apresentá-lo
missiologicamente é a maneira mais natural de fazê-lo.
Sendo o Espírito Santo missionário, o que segue é conseqüência natural, isto é, a igreja neotestamentária formada a partir do Pentecostes passa a ser naturalmente uma igreja missionária. A relação Espírito-igreja é a chave do sucesso em Atos.
No entanto, do começo ao fim de seu segundo livro, Lucas deixa
claro que o Espírito Santo é quem comanda a igreja em sua missão. Achamos
importante enfatizar este ponto, visto que atualmente existe uma concepção
equivocada acerca da pessoa e obra da terceira pessoa da Trindade em geral, e
de sua missão em particular.
O Espírito Santo é Deus, e Deus soberano. Ele conduziu em triunfo a Igreja Primitiva em sua missão evangelística, sendo o mesmo Espírito a conduzir nos dias de hoje a igreja brasileira em sua tarefa missionária.
Num estudo sistemático, podemos observar que o Espírito Santo é
quem vocaciona, capacita e dirige soberanamente seus obreiros e a igreja na
missão. Além disso, é Ele quem vai adiante, abrindo portas e preparando o
caminho para o sucesso da obra missionária.
E o mesmo Espírito que vocaciona, capacita e dirige os
missionários e a igreja na missão, além de preparar o campo, é quem transforma
este mesmo campo em base missionária.
A visão missionária é uma dádiva do Espírito para a igreja do Senhor Jesus. Praticar esta visão, como o fez a igreja de Antioquia, é entender o verdadeiro propósito para o qual a igreja de Jesus existe.
A visão missionária é uma dádiva do Espírito para a igreja do Senhor Jesus. Praticar esta visão, como o fez a igreja de Antioquia, é entender o verdadeiro propósito para o qual a igreja de Jesus existe.
Tudo que o Espírito Santo fez em Atos visava a ação missionária da igreja. O Pentecostes, por exemplo, não aconteceu para que a igreja vivesse em torno de si mesma, comodamente, degustando tão somente aquela experiência sobrenatural. No Pentecostes o Espírito Santo capacitou a igreja e continuaria capacitando-a para ser testemunha de Jesus em todo o mundo. Concedeu o que a igreja esperava e o que ela buscava: poder para testemunhar. Poder para proclamar as boas novas de Deus em Cristo Jesus, mas também poder para vencer o medo, a covardia e a timidez por Cristo Jesus.
Os dons ou manifestações do Espírito (línguas, curas, profecias,
etc.) foram dados pelo Espírito Santo com o objetivo de que a igreja
testemunhasse de Jesus ao redor do mundo. Nada do que a igreja recebe do
Espírito tem nela um fim em si mesmo.
No passado o Espírito Santo e a Igreja Primitiva deram continuidade ao que Jesus começou a fazer e a ensinar. Hoje, é possível que nosso maior desafio seja o de jamais esquecer que a missão do Espírito e da igreja cristã não terminou com Atos 28.
No passado o Espírito Santo e a Igreja Primitiva deram continuidade ao que Jesus começou a fazer e a ensinar. Hoje, é possível que nosso maior desafio seja o de jamais esquecer que a missão do Espírito e da igreja cristã não terminou com Atos 28.
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Extraído com permissão do livro ATOS DO ESPÍRITO SANTO (Ed. Descoberta, 2002) de minha autoria.
Extraído com permissão do livro ATOS DO ESPÍRITO SANTO (Ed. Descoberta, 2002) de minha autoria.
SOBRE O AUTOR
Josivaldo de França Pereira é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil
em Santo André-SP. Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano
Rev. José Manoel da Conceição - SP. Licenciado em Filosofia pela Faculdade
Associada do Ipiranga - SP. Mestre em Missiologia pela Faculdade Teológica Sul
Americana de Londrina-PR e Doutorando em Ministério pelo Centro Presbiteriano
de Pós-Graduação Andrew Jumper/Mackenzie - SP. É secretário de missões do
Presbitério Santo André (PRSA) e autor de vários ensaios e artigos bíblicos
disponíveis na Internet.
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