COMO ORGANIZAR O CULTO MISSIONÁRIO



MOMENTO MISSIONÁRIO

Esse artigo foi postado para ajudar você a envolver sua igreja mais intensamente com a obra missionária. É comum ouvirmos dizer que uma igreja missionária é uma igreja que tem um pastor missionário. No entanto, acreditamos que qualquer igreja, mesmo sem ter um pastor missionário, pode ser uma igreja missionária.


Você pode ser um promotor de missões! Um instrumento para lembrar ao povo de Deus que Ele tem um plano para alcançar os povos  da terra  e que esta responsabilidade foi outorgada ao seu povo.


Se a sua igreja ainda não têm um trabalho missionário organizado, essa é uma boa oportunidade para começar a influenciá-la a orar, enviar e apoiar missões.

O momento missionário não precisa levar mais que 5 a 20 minutos dentro da programação do culto normal. Este espaço deve ser reservado para apresentar recentes notícias do campo missionário, informações sobre o trabalho missionário ocorrido em vários países, seguido de uma oração focada nos fatos apresentados.

Abaixo, apresentamos algumas idéias e dicas do que fazer no momento missionário:

1. TENHA UM FOCO ESPECÍFICO PARA O MOMENTO MISSIONÁRIO


Ao preparar o momento missionário, ore  e busque a direção de Deus para um tema que será apresentado. Se você tem pouco tempo para compartilhar com a igreja sobre missões é de suma importância que o momento tenha um foco específico.

Não dê à igreja muitas informações que ela vá se distrair. (dados estatísticos, por exemplo).  Escolha um tema específico para o culto: um povo, um país, uma necessidade, um projeto. Ao focar em um só ponto você ajuda a igreja a entender mais de perto aquela necessidade e a conectar-se com ela.

2. USE RECURSOS VISUAIS


Fotos, gráficos, mapas, vídeos, músicas típicas, bandeiras, roupas típicas são exemplos de como fazer o momento missionário mais interessante e memorável para a igreja, bem como poderá ser utilizados para a decoração do templo durante o Culto Missionário. Cuidado, não exagere  na utilização destes recursos.


Você poderá dirigir o momento missionário vestindo roupas típicas de um povo que será focalizado neste dia. Mostre algumas fotos e deixe a bandeira no púlpito, esses recursos visuais vão ajudar a igreja a entender o contexto que está apresentando.


3. COMPARTILHE ALGO QUE VÁ IMPACTAR A IGREJA


A sugestão de compartilhar algo que cause impacto não têm o objetivo de causar sensacionalismo, mas visa ajudar a igreja a entender a necessidade de orar pelo projeto apresentado, país ou povo focalizado. Você poderá usar fotos, vídeos, notícias recentes recebidas de missionários ou publicadas na mídia contemporânea.  Mas lembre-se, é importante ser objetivo.


Mesmo que exista muita informação para publicar, você não precisar ler um livro inteiro para a congregação. Dê um gostinho com os pontos mais importantes. Depois diga aonde a igreja pode encontrar mais informações. Existem dois sites muito bons com estatísticas e perfis de oração por país e povo: Projeto Joshua,  o Livro Intercessão Mundial.

Joshua Project

  

4. ESCOLHA TEMAS RELEVANTES


Neste Blog temos publicado diariamente notícias e informações que poderão ser úteis e te ajudar a organizar o momento missionário.  Confira algumas idéias:


5. SE A SUA IGREJA TÊM MISSIONÁRIOS NO CAMPO, MENCIONE-OS SEMPRE QUE POSSÍVEL O NOME DELES


Um momento missionário pode ser usado simplesmente para ler uma carta de oração e orar para um missionário ou família missionária específica da igreja. Contudo, mesmo se o momento é de oração por um povo ou país, sempre que possível conecte (WEB) os missionários ou pessoas que a igreja conhece aos dados informados.


6. APRESENTE PONTOS DE ORAÇÃO CLAROS

Depois de ouvir sobre o tema que apresentou, é hora de dar a oportunidade para a igreja de participar desse momento: orando! Apresente um slide ou leia alguns pontos de oração para que a igreja possa orar.

Certamente uma boa idéia é imprimir cartõezinhos com algumas informações e necessidades de oração e deixar disponível para quem quiser levar para casa no final do culto.



Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL